• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Unimog Urgente!

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Pessoal, preciso daqui de uma ajuda, um vizinho meu tem para venda um Unimog (igualzinho a este a cor e tudo!: http://www.captainjakes.com/abcd2004/Unimog01.jpg ) mas tem o problema de não ter documentos. Segundo o dono era um ex-bombeiros, que supostamente já deveria ter sido abatido... Há possibilidade de obter a matricula de novo, para ter os documentos? Já vi algures na internet um UMM Cournil dos bombeiros com uma matricula das novas com as letras no meio, por isso... Alguém me pode dar uma ajuda que estou completamente fora deste assunto?

Aquele abraço

Gonçalo Marques

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mas para teres matricula civil é necessário teres a matricula original e troca-se.
Assim sem documentos é mais complicado... mas... mais alguem que dê o seu parecer.

Registo
17 Nov 2007
Boas
Acho muito difícil ele conseguir, pelo menos de forma legal.
Pelo pouco que sei sobre o assunto, uma vez abatido já não dá para recuperar.
O caso do Cornil que falas é diferente, O meu originalmente tambem era GNR, tem isso mencionado no livrete que teve matricula GNR-Jxxx... até uma certa data, ou seja foi um veículo Militar (da gnr) que passou a ter uma matricula civil, normalmente foram carros cedidos para Juntas de freguesias, bombeiros etc (no meu caso foi para os escuteiros).
Mas o carro nunca foi dado como abate apenas alterou a matricula como se fosse importado de outro país.
Um carro militar (pelo que sei) ou está no activo ou foi "Cilivizado" ou é abatido.

Um Abraço

Nuno Abreu

(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
É que pelos dados que tenho só vejo duas hipóteses para obter os documentos, ou se recuperava a matrícula (que é uma JS- qlq coisa - qlq coisa já n me lembro) ou então arranjava-se uma nova matrícula com uns novos documentos. O Gil é um modelo que nunca foi produzido em série e tem matrícula, tal como os ProtoDesign ZF98 (carro português que só se fizeram umas poucas unidades)... Outro exemplo é o das motas. Tenho um amigo meu que comprou uma mota de cross KTM nova, claro que a mota não trazia matrícula e, creio eu, muito menos documentos, mas ele andava a ver se a legalizava e metia uma matricula, neste caso não é semelhante tirando o facto de que se tratava de uma mota e neste de um pesado?

Obrigado pelas dicas pessoal

Gonçalo Marques

Nien

UMM
Registo
2 Fev 2007
Atenção que o GIL tem matricula porque foi o proto que serviu para a aprovação da homologação.
Ou seja na época se a umm voltasse à produção em série daquele modelo usaria a homologação que obteve com o gil.

Aconselho-te a ler alguns documentos dop site da dgv, ficarás esclarecido em relação ao exemplo que dei. Mas em relação ao teu caso acho melhor falares directamente com eles (antiga dgv.)

espero ter ajudado.

Daniel Suzano

Sou louco, por UMM's!!!

Orlando Sousa

Iniciado
Registo
15 Jan 2008
Quanto à possibilidade de legalizares um carro abatido penso que existe, mas também acho que não deve ser muito fácil e é por isso que a generalidade opta por arranjar uns documentos e aldrabar.
Muita atenção a isso (que eu não recomendo)porque é crime e podes ter sérios problemas, tu e todos os intervenientes.
Penso que para legalizar um veículo desses os parâmetros de exigência (luzes, segurança, emissões atmosféricas, ruído, etc) seriam os actuais e por isso dificilmente (eu arriscaria dizer - NUNCA) seria aprovado.
OU seja era como propores um caro novo para aprovação.
Mas o melhor é mesmo contactares a antiga DGV.
Quanto ao que foi escrito acerca das matrículas GNR, as viaturas militares GNR (todas elas) têm uma matrícula civil atribuida (que é a que consta nos documentos da viatura), depois para além dessa têm a matriculação GNR, que é a que anda aposta e visível nos veículos.
Para exemplo reparemos nas viaturas GNR novas que habitualmente circulam durante uns tempos com a matrícula civil, isto até lhes ser atribuída a militar que passa depois a estar à vista.
Viaturas GNR vendidas para civis (após abate ao activo) são vendidas para legalização com a matrícula que já tinham e não precisam de atribuição de matrícula nova.

Top Inferior