• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

UMM vs apagão

Registo
17 Mar 2017
bem agora como está na moda comprar geradores á força toda á espera do próximo apagão...

vou deixar algumas dicas de com alimentar eletricamente a vossa casa, com o vosso UMM, ou outro carro, embora que o UMM é uma excelente fonte, devido á pouca eletrónica e potencia de alternador disponível...

é preciso:

-um UMM
-um inversor 12v- 220v onda pura!
-uma extensão elétrica macho macho.

então paço a paço:

-desligar o geral do vosso quadro elétrico!
este paço é o mais importante de todos, pois se a eletricidade for restabelecida pela rede, com o vosso inversor ligado, é estoiro certo, e prejuízo garantido.

-desligar os grandes consumíveis da casa:
cilindros de agua quente
bombas de furo
Ar condicionados
etc

-ligar o positivo do inversor ao positivo da bateria do UMM
-ligar o negativo do inversor ao negativo da bateria do UMM

-ligar a extensão macho macho ao inversor e a outra ponta a uma tomada da casa

-ligar o UMM ao relantin

-ligar o inversor

e pronto, já esta!

O UMM tem um alternador de 70A, que vos dá +\- 600W de energia constante, com ajuda da bateria ai no meio, conseguimos usar um inversor que tenha por exemplo 1000w reais de 2000w de pico, dá perfeitamente para a iluminação da casa toda, frigorífico, Tv, pc, carregadores, etc.
Na loucura até dá para tirar um cafezinho ;)

dicas a ter em conta:
-os grandes consumidores (arcas, frigoríficos, etc) normalmente não estão sempre a trabalhar, pelo que conseguimos com ajuda da bateria usar um inversor um bocadinho superior á potencia elétrica do UMM
-o inversor, tenham o cuidado de comprar um que diga onda pura, pois os mais baratos (onda modificada) podem torrar os vossos aparelhos eletrónicos de casa.
-o aliexpress é uma excelente fonte para comprar um inversor de confiança, +/- 60€ pro que precisam.
-nunca, mas nunca! se esqueçam do primeiro passo, desligar o geral da casa!
-não me responsabilizo por estragos causados por ignorar as dicas aqui dadas.
;)

xOW7p-fu.jpg

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Foi no OLX

Tens aqui um exemplo. Existe muito disso à venda.

Compra de onda pura, dá para tudo. Os de onda quadrada são muito mais baratos, mas muito mais limitados.

Eu comprei apenas para garantir o funcionamento das arcas, foi a única preocupação que tive no apagão.

Para o resto usei esta Bluetti

A minha comprei nova, mas custou 300 euros na altura. Dá para ter a arca congeladora de 12v umas 7/8 horas a funcionar por exemplo

Agora existem uns kits porreiros por pouco mais de 1000 paus com o triplo da potência da minha e painel solar. Com essas já consegues gerir bem o dia todo.
Só mais uma nota sobre o que o Casaleiro disse. No meu caso, o frigorifico não funcionava com esse sistema, nem com um gerador que obtive mais tarde. Sei que existem equipamentos que não funcionam se não tiverem uma tomada de terra, por isso é possível que tenham que fazer uma ligação à terra (assim meio manhosa) para que tudo funcione direitinho.

Registo
17 Mar 2017
Foi no OLX

Tens aqui um exemplo. Existe muito disso à venda.

Compra de onda pura, dá para tudo. Os de onda quadrada são muito mais baratos, mas muito mais limitados.

Eu comprei apenas para garantir o funcionamento das arcas, foi a única preocupação que tive no apagão.

Para o resto usei esta Bluetti

A minha comprei nova, mas custou 300 euros na altura. Dá para ter a arca congeladora de 12v umas 7/8 horas a funcionar por exemplo

Agora existem uns kits porreiros por pouco mais de 1000 paus com o triplo da potência da minha e painel solar. Com essas já consegues gerir bem o dia todo.
Só mais uma nota sobre o que o Casaleiro disse. No meu caso, o frigorifico não funcionava com esse sistema, nem com um gerador que obtive mais tarde. Sei que existem equipamentos que não funcionam se não tiverem uma tomada de terra, por isso é possível que tenham que fazer uma ligação à terra (assim meio manhosa) para que tudo funcione direitinho.

Se fizerem como expliquei, ou seja injetar numa tomada na instalação da casa, em vez de ligar o frigorífico sozinho, utilizam o aterramento da casa, e não há razão para que tudo nao funcione normalmente.

Contratempo

Iniciado
Registo
1 Nov 2023
Quem tiver espaço no quadro, coloque um ATS ( automatic transfer switch, não são caros na amazon e garantem maior segurança na instalação) e uma tomada dedicada ligada ao ATS, seja no quadro ou num local perto do veículo e desta forma não precisam de desligar o quadro e este mantém-se sempre em segurança para qualquer utilizador

Quem tiver powerbanks pode deixar um em modo UPS ligado a essa tomada que mantém assim o sistema a funcionar de imediato após o corte.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Quem tiver espaço no quadro, coloque um ATS ( automatic transfer switch, não são caros na amazon e garantem maior segurança na instalação) e uma tomada dedicada ligada ao ATS, seja no quadro ou num local perto do veículo e desta forma não precisam de desligar o quadro e este mantém-se sempre em segurança para qualquer utilizador

Quem tiver powerbanks pode deixar um em modo UPS ligado a essa tomada que mantém assim o sistema a funcionar de imediato após o corte.

Boa dica Fernando.
Se tiveres por aí algum link de um anúncio de venda ou fotos do que falas posta aqui para ajudar a malta.
Abraço.

Contratempo

Iniciado
Registo
1 Nov 2023
Viva. Se não estiverem à vontade com a electricidade, contratem um electricista para alterar o quadro. Se o quadro permitir, podem alterar o sistema de modo a que a alimentação feita pelo ATS seja unicamente para os locais principais a alimentar de modo a que não haja desperdício no consumo de emergência (e.g. ter uma fila no quadro específica para quebras de energia onde apenas luzes e tomada da TV e frigo sejam alimentadas por exemplo).

Anexos

• maxresdefault.jpg
    maxresdefault.jpg
    55,3 KB · Visualizações: 7
  • 3 Phase ATS or Automatic Transfer Switch Wiring Diagram and Connection.png
    3 Phase ATS or Automatic Transfer Switch Wiring Diagram and Connection.png
    154 KB · Visualizações: 5

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
O mais importante de tudo, seja com aquilo que usem, nunca usem o neutro da companhia para o backup. O sistema off-grid deve ser totalmente isolado da rede da companhia.

Top Inferior