O que faz de um UMM um verdadeiro Troféu?
Decidi criar este tópico por causa de uma situação que me aconteceu há algum tempo.
Numa conversa, um rapaz disse-me que tinha tido um UMM Troféu. Fiquei curioso e fui tentar perceber melhor qual era o carro. Quando consegui identificar a matrícula, percebi que se tratava de um UMM de 1994. Ora, tanto quanto sei, em 1994 já não existia Campeonato Troféu UMM, no maximo seria Taça UMM (obrigado @PETERTUMBLE). Isso levou-me a pensar que muitas vezes estamos a utilizar a palavra "Troféu" para descrever realidades diferentes.
Antes de mais, convém esclarecer que a própria UMM comercializou versões com a designação Troféu, pelo que a utilização do nome é perfeitamente legítima. No entanto, na minha opinião, existe uma diferença entre um UMM Troféu enquanto modelo e um UMM que participou efetivamente no Campeonato Troféu UMM.
Também é importante lembrar o que era realmente o Troféu UMM. Não era apenas uma versão do veículo nem um conjunto de especificações técnicas. Era um campeonato composto por várias provas ao longo da época, onde diferentes pilotos competiam entre si e acumulavam pontos. No final, a classificação era determinada pela soma dos resultados obtidos em cada prova.
Por exemplo, numa classificação do Troféu de 1991 aparecem provas como a Trans Algarve, Trans Portugal, Philips 1000, Esporão, Raide à Neve e Sagres 500. Cada piloto somava pontos ao longo da época e, no final, era apurado o vencedor do Troféu. Ou seja, o Troféu não era apenas o carro, era toda uma competição organizada em torno desses carros.
Talvez o melhor exemplo seja o dos Land Rover Camel Trophy. Existem os veículos que participaram efetivamente no Camel Trophy e existem as edições especiais Camel Trophy comercializadas pela Land Rover. Ambos têm o seu valor e ambos podem usar a designação Camel Trophy, mas não são a mesma coisa. Um veículo que participou na prova possui um historial e uma proveniência que nenhuma edição especial consegue replicar.
Com os UMM acontece algo semelhante. Um UMM Troféu de fábrica é um UMM Troféu. Mas um UMM que correu efetivamente no Campeonato Troféu UMM tem uma história adicional que o distingue dos restantes.
Numa das classificações do Troféu de 1991 aparecem apenas 15 pilotos classificados (6 provas). Assumindo um piloto por veículo, estamos a falar de apenas 15 UMM que participaram nessa edição do campeonato. São esses veículos, associados aos seus pilotos, números de competição, classificações, fotografias e resultados, que carregam a verdadeira história desportiva do Troféu.
Se extrapolarmos este número para as várias edições do campeonato, continuamos a falar apenas de algumas dezenas de veículos (vamos pressupor 4 campeonatos, 15x4 = 60). Ou seja, os UMM que efetivamente competiram no Troféu serão sempre muito mais raros do que os UMM Troféu de fábrica ou os UMM preparados segundo as especificações do Troféu.
Por isso, considero que é importante distinguir as coisas. Um UMM Troféu de fábrica continua a ser um Troféu. Um UMM preparado com as especificações da competição continua a ser um veículo muito interessante. Mas um UMM que participou efetivamente no Campeonato Troféu UMM tem um valor histórico diferente, porque fez parte da competição e da história da própria marca.
No final, as peças podem ser substituídas, a preparação pode ser replicada e a decoração pode ser reproduzida. O que não se consegue reproduzir é o historial desportivo de um veículo.
Qual é a vossa opinião?