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UMM não é carro de tesos! Respeito à marca!!!

Registo
29 Abr 2010
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Muito se tem escrito sobre a fiabilidade e qualidade das nossas míticas viaturas. O que vou expor a seguir é apenas a minha opinião pessoal sobre este assunto e assumo toda a responsabilidade sobre a discussão que estas palavaras possam causar.
Sou condutor e proprietário de UMMs há 22 anos. Já me passaram pelas mãos dezenas largas de viaturas desta e de outras marcas mas o bicho e a paixão dos UMMs continua bem vivo. Nenhuma destas viaturas foi herdada ou doada. Todas elas foram adquiridas com o suor do meu trabalho e comprando umas e vendendo outras.
Custa-me por tudo isto ouvir não raras vezes, criticas à durabilidade e fiabilidade das nossas máquinas, não só dentro da nossa comunidade, como principalmente fora dela. Cada UMM é aquilo que cada pessoa faz ou fez dele. Se tivermos a sorte de nos calhar um carro que tenha sido cuidado uma vida inteira, tanto a nível de utilização como de manutenção, então temos a garantia que temos um carro que irá durar muitos mais anos sem nos dar problemas de maior, desde que mantenhamos o mesmo nível de cuidado com o mesmo. Ter um UMM não é ter um carro barato ou jeep de pobres como muitas vezes oiço. Ter um UMM é ter um veículo todo-o-terreno com características únicas e um pedaço importante de história do nosso País, que requer alguma despesa e cuidado para se manter em bom estado. Ter um UMM é ter um clássico. Ter um clássico é dispendioso e mantê-lo impecável não está à altura de todos. O material dos clássicos é caro…Deixemos portanto de ver o UMM como um todo-o-terreno “baratucho”, ao alcance de qualquer um. Há que desmistificar a teoria do UMM = jeep dos pobres. Não o é. Ter um UMM e gostar do que se tem é um estilo muito próprio de vida. Deverá ser um orgulho. Ter um UMM é ter um clássico. Quando se compra um, há que ter a noção que se está a comprar algo que traz despesas associadas. Há que ter a noção que poderá ser um projecto de recuperação que irá durar anos e levar-nos centenas largas de euros. Desmistifiquemos por favor a máxima de que vou comprar um UMM porque não tenho dinheiro para mais e é a única possibilidade que tenho de ter um todo-o-terreno. O barato agora, mais tarde ou mais cedo vai sair bem mais caro….Ter um UMM é um hobbie ou um estilo de vida com custos associados. Ter um UMM como deve ser é caro!
Olhemos para o UMM como o único clássico de todo-o-terreno português e não como um “charuto” barato que serve para ao fim-de-semana se atirar encosta abaixo ou fazer dele anfíbio. Respeite-se por favor a marca e a mítica viatura!!!

Cumprimentos,
Pedro Santa Bárbara
 

Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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Pedro,

concordo em pleno com tudo o que escreves, excepto em um ponto, não considero que o UMM seja um todo o terreno barato.

se tivermos em conta o seu melhor produto, talvez um Alter turbo de 1994, dificilmente encontrarás um á venda por menos de 5000e

Se nos abstrairmos do gosto/paixão por esta marca e que é transversal a toda esta comunidade, e se compararmos o UMM com outras soluções 4x4 no mercado da mesma idade, vemos que o UMM tem um valor muito acima daquele que é praticado nesses outros 4x4.

vou-te dar o exemplo do Opel Monterey, um 4x4 que conheço muito bem. é um 4x4 que trás de origem a/c, ABS, vidros electricos, fecho central, espelhos electricos recolhiveis automaticamente, (entre muitos outros equipamentos) tem um motor que é um poço de força sem fim e extremamente fiavel... e encontras este carro nos classificados na casa dos 2000e, da mesma idade do UMM ou até mais novos.

se tiveres por comparação o discovery, o pagero e até mesmo o patrol chegas á mesma conclusão. e são carros que têm muito mais para oferecer do que o UMM, mas felizmente essa valorização que os UMM's possam estar a ter pode advir da sensibilidade que algumas pessoas já começam a ter relativamente á mistica da marca que tão bem referes na tua publicação.

 

Benjamim

UMM
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28 Ago 2006
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quote:Originally posted by Passarinho

(...)
concordo em pleno com tudo o que escreves, excepto em um ponto, não considero que o UMM seja um todo o terreno barato.
(...)

Pelo contrário, creio que o Pedro também defende a tua opinião, UMM não é um todo-terreno barato.


Quanto à opinião do Pedro, eventualmente sabe o quão barato os UMM são quem não os tem! Ou quem os tem mas a sua manutenção é feita a "low cost", o que depois se reflete nalguns maus tratos.

Também é certo que existem dois tipos de uso/objetvo dos UMM (e qualquer outro todo-terreno):
se for para uso bruto e de trabalho/força (ou andar a cabrar), geralmente a aquisição é a de um exemplar barato, a sua manutenção é feita gastando o minimo e desde que ande e faça o trabalho, cumpre com os objetivos esperados!
se for para estimar, ter como carro do dia-a-dia ou ter como clássico/original, nem o UMM nem nenhum carro antigo é barato! Não só porque a devida e correta manutenção é cara, como as próprias peças novas são raras de encontrar ou inexistentes, obrigando muitas vezes ao fabrico das mesmas, levando a custos superiores à compra da peça em si. A escassez das peças só por si, também inflaciona os preços! Manter o carro com peças de sucata, muitas vezes é varrer o pó para debaixo do tapete...sai barato na altura, mas por quanto tempo pode durar e quantas vezes mais terá de se voltar a reparar?!
Por último, e considero que até temos sorte neste sentido, os poucos "especialistas" aos quais confiamos as nossas máquinas até praticam preços acessiveis! Mecanicos de clássicos, hoje em dia, são escassos e tipicamente caros! O mesmo se aplica a "bate-chapas" que ainda trabalhem a chapa com a devida arte.

Há dois fatores importantes nas regras de mercado que definem o preço: exclusividade e escassez! O UMM sofre das duas, logo, ter/manter UMM não é barato de todo!

Isto é como os nossos velhotes...lá chegando, a reforma mal chega para os medicamentos!! O UMM já leva uns valentes anos no corpo...precisa de medicamentos constantemente!! ;)

cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com
 

scalbis

UMM
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3 Nov 2010
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E ainda há aqueles que a tudo o custo lhe acham defeitos , mas estão roidinhos de inveja para ter um UMM :p:p.

Um verdadeiro Ummanista é aquele que quer ter um UMM, não aquele que acha que pode ter um.

 

tilt

UMMzito
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24 Abr 2013
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Amigos, na minha modesta opinião os UMM´s são baratos e caros. :D
Caros quando pretendemos comprar um exemplar.
Baratos quando pretendemos vender.
Um classico é de todo um carro com um custo de manutenção elevado, seja ele um UMM, um Renault 4L, um mini, um Citroen 2CV, um VW Carocha, entre muitos outros.
Associado a este tipo de carro, a falta de peças ou sua escassez são a janela de oportunidade para aqueles que se dedicam ao abate e comercialização de peças usadas, muitas vezes pagas a preço de ouro como sabemos.
Apelidar de Charuto um UMM, é conversa fiada e tipica de quem não esta preparado para têr e usufruir de um classico.
Têr um UMM ou qualquer outro classico, é um estado de espirito, uma paixão muitas vezes dificil de explicar aqueles que um automovel não é mais que uma forma de se deslocarem.
Charuto é um determinado automovel com construção posterior aos nossos UMM´s e que desapareceram completamente de circulação não existindo muitas unidades no activo ou sem qualquer valor, isso sim são charutos.
E na classe 4x4 existem alguns :D
Quando os Freelanders, Cherokee´s, Grand Cherokee´s, Vitaras e muitos outros tiverem 25 Anos ou mais, cá estaremos para vêr o que são verdadeiros Charutos.

Cumprimentos,

Joao Costa
 

evideira

Iniciado
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28 Nov 2013
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Olá amigos,
Não tendo embora grande experiência no mundo dos 4x4,estou basicamente de acordo com tudo o que foi dito neste tópico.
"Charuto"? essa questão nem sequer deve ser colocada. Como se pode chamar charuto a um carro de época, com um historial e um estilo inconfundíveis como o UMM? E não nos esqueçamos nunca:
"o UMM é nosso, carago!..."
cUMMpts,
E.Videira



 

Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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quote:Originally posted by evideira

Olá amigos,
Não tendo embora grande experiência no mundo dos 4x4,estou basicamente de acordo com tudo o que foi dito neste tópico.
"Charuto"? essa questão nem sequer deve ser colocada. Como se pode chamar charuto a um carro de época, com um historial e um estilo inconfundíveis como o UMM? E não nos esqueçamos nunca:
"o UMM é nosso, carago!..."
cUMMpts,
E.Videira





Amigo Videira,

infelizmente é esse o rotulo que muitas vezes está associado ao UMM, mas o tempo e as provas dadas lá se encarregam de provar que quem assim pensa está errado.

 
Registo
8 Out 2009
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Cá na minha ideia, não há coisa mais cool que conduzir um União!
Só não conduzo nos dias em que tenho de fazer mais kms que o habitual

Marco Franco

Trovão Vermelho AlterII Turbo 94
Fera Troféu 89
Laranjinha Longo 93
 
Registo
30 Mar 2006
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È verdade, quando passamos com o UMM toda gente repara, e até os alarmes dos carros estacionados disparam...:D:D
Cada vez mais, quando se fala em UMM's com as pessoas, nota-se um certo carinho e nostalgia na reação das pessoas, do tipo: é um jipe português não é ?.... isso sim é que eram máquinas a sério...puro e duro..!!! indestrutíveis...
Mas na época em que eles estavam no mercado, não abonavam em beleza nem em equipamento e nem qualidade de acabamentos, ora, nessa altura quando eram comparados com um Pagero ou um Discovery ou Patrol, eram um charuto na boca das pessoas, mas uma coisa é certa, quem comprou na altura discoverys ou pageros ou patrois, trocaram-nos mais cedo do que quem comprou UMM's novos, e sei do que falo, porque ainda vendi alguns novos;)


 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
...ena Pedro, grande desabafo!
Fos-te ao café da esquina tomar uma cervejola fresquinha e tiveste esta discução com alguem menos bem informado foi?!!:D:D

Pois é Amigo, subscrevo todas as tuas palavras, e reforço a máxima de que ter um UMM não é coisa para pobres.
Claro que falo de ter um UMM em condições!
Já soube de alguns utilizadores de UMMs que diziam mal deles por tudo e mais alguma coisa e o único cuidado que tinham com os jipes era verificar se tinha gasóleo.
É muitas veses por causa de pessoas assim que o estigma dos xarutos, chassos e carro dos pobres vai ser muito dificil de contornar!
Felizmente já são menos pessoas a pensar e a falar dos UMMs com este tipo de ideais, mas ainda os há!
Eu pelo menos vou mantendo os meus UMMs de forma a que não deixem passar uma má imagem da marca, claro que as revisões e assistência nesseçária nunca falha, talvez por isso o meu primeiro UMM que já está comigo desde 1999 ainda não precisou de ser mexido no motor, já conta com mais de 300 mil kms e ainda está para as curvas;)
As únicas vezes que tive de mexer naquele motor foi para trocar bomba de água, rolamentos do tensor de correia, bomba de vácuo nova, motor de arranque reparado já por duas vezes e afinar válvulas, fora isto que falo, está lá tudo como estava no dia em que saiu da fábrica.
Cumps

 
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