Muito se tem escrito sobre a fiabilidade e qualidade das nossas míticas viaturas. O que vou expor a seguir é apenas a minha opinião pessoal sobre este assunto e assumo toda a responsabilidade sobre a discussão que estas palavaras possam causar.
Sou condutor e proprietário de UMMs há 22 anos. Já me passaram pelas mãos dezenas largas de viaturas desta e de outras marcas mas o bicho e a paixão dos UMMs continua bem vivo. Nenhuma destas viaturas foi herdada ou doada. Todas elas foram adquiridas com o suor do meu trabalho e comprando umas e vendendo outras.
Custa-me por tudo isto ouvir não raras vezes, criticas à durabilidade e fiabilidade das nossas máquinas, não só dentro da nossa comunidade, como principalmente fora dela. Cada UMM é aquilo que cada pessoa faz ou fez dele. Se tivermos a sorte de nos calhar um carro que tenha sido cuidado uma vida inteira, tanto a nível de utilização como de manutenção, então temos a garantia que temos um carro que irá durar muitos mais anos sem nos dar problemas de maior, desde que mantenhamos o mesmo nível de cuidado com o mesmo. Ter um UMM não é ter um carro barato ou jeep de pobres como muitas vezes oiço. Ter um UMM é ter um veículo todo-o-terreno com características únicas e um pedaço importante de história do nosso País, que requer alguma despesa e cuidado para se manter em bom estado. Ter um UMM é ter um clássico. Ter um clássico é dispendioso e mantê-lo impecável não está à altura de todos. O material dos clássicos é caro Deixemos portanto de ver o UMM como um todo-o-terreno baratucho, ao alcance de qualquer um. Há que desmistificar a teoria do UMM = jeep dos pobres. Não o é. Ter um UMM e gostar do que se tem é um estilo muito próprio de vida. Deverá ser um orgulho. Ter um UMM é ter um clássico. Quando se compra um, há que ter a noção que se está a comprar algo que traz despesas associadas. Há que ter a noção que poderá ser um projecto de recuperação que irá durar anos e levar-nos centenas largas de euros. Desmistifiquemos por favor a máxima de que vou comprar um UMM porque não tenho dinheiro para mais e é a única possibilidade que tenho de ter um todo-o-terreno. O barato agora, mais tarde ou mais cedo vai sair bem mais caro .Ter um UMM é um hobbie ou um estilo de vida com custos associados. Ter um UMM como deve ser é caro!
Olhemos para o UMM como o único clássico de todo-o-terreno português e não como um charuto barato que serve para ao fim-de-semana se atirar encosta abaixo ou fazer dele anfíbio. Respeite-se por favor a marca e a mítica viatura!!!
Cumprimentos,
Pedro Santa Bárbara
Sou condutor e proprietário de UMMs há 22 anos. Já me passaram pelas mãos dezenas largas de viaturas desta e de outras marcas mas o bicho e a paixão dos UMMs continua bem vivo. Nenhuma destas viaturas foi herdada ou doada. Todas elas foram adquiridas com o suor do meu trabalho e comprando umas e vendendo outras.
Custa-me por tudo isto ouvir não raras vezes, criticas à durabilidade e fiabilidade das nossas máquinas, não só dentro da nossa comunidade, como principalmente fora dela. Cada UMM é aquilo que cada pessoa faz ou fez dele. Se tivermos a sorte de nos calhar um carro que tenha sido cuidado uma vida inteira, tanto a nível de utilização como de manutenção, então temos a garantia que temos um carro que irá durar muitos mais anos sem nos dar problemas de maior, desde que mantenhamos o mesmo nível de cuidado com o mesmo. Ter um UMM não é ter um carro barato ou jeep de pobres como muitas vezes oiço. Ter um UMM é ter um veículo todo-o-terreno com características únicas e um pedaço importante de história do nosso País, que requer alguma despesa e cuidado para se manter em bom estado. Ter um UMM é ter um clássico. Ter um clássico é dispendioso e mantê-lo impecável não está à altura de todos. O material dos clássicos é caro Deixemos portanto de ver o UMM como um todo-o-terreno baratucho, ao alcance de qualquer um. Há que desmistificar a teoria do UMM = jeep dos pobres. Não o é. Ter um UMM e gostar do que se tem é um estilo muito próprio de vida. Deverá ser um orgulho. Ter um UMM é ter um clássico. Quando se compra um, há que ter a noção que se está a comprar algo que traz despesas associadas. Há que ter a noção que poderá ser um projecto de recuperação que irá durar anos e levar-nos centenas largas de euros. Desmistifiquemos por favor a máxima de que vou comprar um UMM porque não tenho dinheiro para mais e é a única possibilidade que tenho de ter um todo-o-terreno. O barato agora, mais tarde ou mais cedo vai sair bem mais caro .Ter um UMM é um hobbie ou um estilo de vida com custos associados. Ter um UMM como deve ser é caro!
Olhemos para o UMM como o único clássico de todo-o-terreno português e não como um charuto barato que serve para ao fim-de-semana se atirar encosta abaixo ou fazer dele anfíbio. Respeite-se por favor a marca e a mítica viatura!!!
Cumprimentos,
Pedro Santa Bárbara