• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

UMM francês de Bjc

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Bom,

Após 4 horas de autoestrada a descer, confortavelmente instalado, até chegar à maquina...

IMG_20210105_140954.jpg

E depois de 6h30 a subir pelas nacionais, com entusiasmo e algum sofrimento, com passagem por todo o tipo de meteorologia...

IMG-20210116-WA0000.jpg
IMG-20210116-WA0002.jpg

A UMMaquina chegou finalmente ao seu destino, para alegria da família:

IMG_20210117_121715.jpg

IMG-20210117-WA0007.jpg

Tratasse de um UMM Alter 2 (penso eu, porque no livrete só diz Alter) de 1991 com 120mil Km.
Pertenceu aos bombeiros franceses até 2008, foi vendido ao segundo proprietário que lhe terá dado um restauro de chapa e mecânica e que o guardou até 2011 onde foi vendido ao ultimo proprietário que o guardou até agora.

É a versão atmosférica, mas bem equipado: discos à frente, caixa de 5 e direcção assistida.

Actualmente está a funcionar e em bom estado mas precisa de muito muito amor, e um bom restauro interior.

Com três problemas a resolver rapidamente:

- Endireitar a porta do condutor que tem uma folga em cima de quase 1 cm (não vos digo o frio que levei durante o caminho todo, sim porque quando tentei ligar a chaufagem, após ter levado com um berro de ventoinha encravada, só tinha direito a levar com ar frio).

- a agulha do contador velocidade que sofre de Parkinson em estado avançado, com tremeliques de 10 ou 15 km/h;

- a alavanca das 4x4, que após ter engatado as 4x4 impossível de as desengatar;

- Crises de Asma. Durante a viagem de regresso tive umas percas de potencia: em 4a e 5a não tinha força e a velocidade descia até 50km/h sem grande inclinação e o motor não subia nas rotações, engatando a 3a o motor já respondia. Uma pausasinha feita de 5 minutos, o tempo de esticar as pernas, e o gajo já se mandava a 90 que nem um doido.... Enfim.. a ver...

Vou fazer as minhas pesquisas no fórum para ver se encontro soluções e logo colocarei aqui os meus avanços.

Ao prazer de vos continuar a ler,

Bruno

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Boa 1ª aventura, esta de certeza que nunca mais se esquece!

Agora é meter isso a seu gosto, mas o mais importante é desfrutar.

Parabéns.

• Like
Reações: bjc

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Isso está com muito bom aspecto, não é comum ver-se um assim por terras gaulesas.

Para começares a trabalhar sugiro:

Limpeza intensiva ao sistema de combustível, limpeza de tanque (se puderes retira a rede do chupador) e substituição de tubos e filtros.

Revisão e limpeza do circuito de admissão de ar.

A alavanca das 4x4 deves fazer uns arranques (zinhos) para a frente e para trás e deve desengatar.

Para deixar de passar frio e antes de ter de desmontar o tablier fora, tens (com muito amor e jeitinho) forçar a torneira do ar para a posição quente (assumo que esteja para frio). Senão tens que sacar fora o tablier, para sacar fora a solfagem e chegar ao radiador. Não é que seja uma trabalheira, para quem está habituado em 15 minutos tem isso fora, mas enfim.

O problema com a agulha pode ser a bicha partida. Se não é da bicha o problema está no velocímetro.

Diverte-te e conhece o teu UMM. A expressão da tua filha (?) diz tudo!

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Não sei se essa aventura acontece depois de ter andado em outros UMMs ou não, mas se tudo isso se passou na primeira vez ao volante de um UMM é caso para dizer que foi um batismo que jamais será esquecido!
Agora há que afinar a máquina para conseguir usufruir com mais gosto e confiança...
Pela descrição do comportamento do jipe deve ter algum entupimento na linha de gasóleo que poderá ser apenas filtro de entupido ou a rede de pré filtragem do interior do depósito quase tapada!
Boa continuação.

• Like

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Boas, se a descer em conforto de autoestrada foram 4h e a subir pelas nacionais de umm foram 6:30h, nao está nada mau.

A porta é só desapertar os parafusos e subir.

A sofagem tenta tirar a tampa sem tirar o tablier e vê se não tem sujidade ou algo partido a bloquear a ventoinha.

Os sintomas parecem de filtro de gasóleo entupido. Limpa o sistema todo.

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Boas, se a descer em conforto de autoestrada foram 4h e a subir pelas nacionais de umm foram 6:30h, nao está nada mau.

A porta é só desapertar os parafusos e subir.

A sofagem tenta tirar a tampa sem tirar o tablier e vê se não tem sujidade ou algo partido a bloquear a ventoinha.

Os sintomas parecem de filtro de gasóleo entupido. Limpa o sistema todo.

Nota-se muita prática de triagem....;)

• Like

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Agora começaram as dores de cabeça, mas o que interessa é não desanimar, e força com a futura empreitada...!!! 💪 :alien:

• Like

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Obrigado a todos pelas dicas e pelas mensagens de encorajamento :LOL:.

Nada de desanimos, isto é para ir fazendo com calma, nos tempos livres que não tenho. Até porque me conhecendo, e pela experiência que tenho dos meus outros carros e motas, tenho tanto gozo em andar a bricolar/inventar como em conduzir.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010

Nada de desanimos, isto é para ir fazendo com calma, nos tempos livres que não tenho. Até porque me conhecendo, e pela experiência que tenho dos meus outros carros e motas, tenho tanto gozo em andar a bricolar/inventar como em conduzir.
Ora aqui está um dos meus...!!! 👌 :alien:

• Like

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Ora aqui está um dos meus...!!! 👌 :alien:

Já somos pelo menos 3 então!😉
É de fato um prazer enorme restaurar e "bricolar"...
Curiosamante os meus jipes já passaram todos por trabalhos de melhoramentos mas nunca fiz um trabalho até ao "osso"...
O momento de um restauro a fundo está cada vez mais próximo de acontecer, mas vou ficando pela "facile bricolage".

• Like

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016

Então estás no sitio certo.

• Like

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Após arrancar o quadrante fora, foi a altura de retirar os painéis de protecção e dar uma lavadela no chassi e no motor para ver melhor o que lá se passa.

IMG_20210121_135528.jpg

Quilos de terra encrostada e "gosma" para todo o lado. Não sei se foi o antigo proprietário que andou lá a espalhar lubrificante para todo o lado ou se são múltiplas fugas, mas aquilo anda lá tudo besuntado...

IMG_20210121_145057.jpg

Mas já deu para dar uma vista de olhos e definir as prioridades:

- Reparação dos tremeliques do velocímetro;

- Substituição das borrachas dos apoios motor, o que pode explicar a vibração monstruosa com o motor ao relenti. (já desconfiava que fossem as borrachas) mas assim tive confirmação;

IMG_20210121_162232.jpg
- Revisão e substituição do circuito de gasóleo. Visto o estado dos tubos (estalados e fissurados) não me admira que ele, de vês em quando, tenha percas de potencia.

IMG_20210121_162300.jpg
- Desempenar a porta do condutor e afinar a porta da mala;

IMG_20210121_163407.jpg

IMG_20210121_163440.jpg

- Substituição do retrovisor condutor; Já agora para os entendidos, é possível substituir só o vidro ou tenho que substituir o retro todo?

IMG_20210121_163353.jpg

E assim devagarinho se vai andando...

Bruno

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
O jipe aparentemente está muito direitinho!
É normal haver sempre alguns problemas e pontos a verificar mas esse até parece ter apenas pequenas coisas a resolver!
Foi o primeiro UMM que vi com as blindagens inda no sítio!
Agora só uma questão, as rodas da frente estão a fazer "espargarta" ou é impressão minha?

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Sujidade e óleos - Provavelmente são fugas, o Indenor é típico nisso. Essa protecção (bem inventada) deve ter sido feita para evitar que pingue para o chão)

Espelho - Substituir é capaz de ser difícil, mas podes colar um espelho novo por cima do partido.

Porta - Provavelmente não está torta, mas sim partida. É comum e para arranjar vais necessitar de um serviço de chapeiro / pintor. Talvez se engendrares uns reforços rebitados consigas melhorar isso.

Escape - Se tens intenção de fazer TT, deves modificar esse escape de forma que passe entre as longarinas e por cima so suporte da caixa de transferências. Assim como está pode ficar esmagado.

As rodas dianteiras parecem abrir um pouco, mas pode ser efeito da perspectiva. Levanta-as no ar e vê se tens folgas.

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
Após arrancar o quadrante fora, foi a altura de retirar os painéis de protecção e dar uma lavadela no chassi e no motor para ver melhor o que lá se passa.

Visualizar anexo 13127

Quilos de terra encrostada e "gosma" para todo o lado. Não sei se foi o antigo proprietário que andou lá a espalhar lubrificante para todo o lado ou se são múltiplas fugas, mas aquilo anda lá tudo besuntado...

Visualizar anexo 13128

- Substituição das borrachas dos apoios motor, o que pode explicar a vibração monstruosa com o motor ao relenti. (já desconfiava que fossem as borrachas) mas assim tive confirmação;

Visualizar anexo 13129
- Revisão e substituição do circuito de gasóleo. Visto o estado dos tubos (estalados e fissurados) não me admira que ele, de vês em quando, tenha percas de potencia.

Visualizar anexo 13130

Visualizar anexo 13131

Visualizar anexo 13132

- Substituição do retrovisor condutor; Já agora para os entendidos, é possível substituir só o vidro ou tenho que substituir o retro todo?

Visualizar anexo 13133

Bruno

Antes de mais parabéns pela aquisição, no global parece muito direitinho. Quanto as perdas de força, aposto em injecção. Começa por coisas simples, trocar filtro de combustível e troca dos tubos de combustível. Troca também as abraçadeiras, as vezes uma simples abraçadeira faz a diferença. Caso não resolva revê BI e injectores...
Quanto ao vidro quando parti o meu, consegui desmanchar o espelho, levei a um vidraceiro que cortou e fez um igual. Não está perdido.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010

Visualizar anexo 13127

Visualizar anexo 13128

Visualizar anexo 13129

Visualizar anexo 13130

Visualizar anexo 13131

Visualizar anexo 13132

Visualizar anexo 13133

Bruno
Fazes um molde (pelo vidro partido) em platex como eu, e levas a uma casa de vidros para cortar um ou dois, assim ficas com um de reserva.
20210125_175431.jpg20210125_175435.jpg20210125_175506.jpg

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Agora só uma questão, as rodas da frente estão a fazer "espargarta" ou é impressão minha?

Acho que é da foto pois a olhar para ele, rodas no chão não tem este efeito.

Quanto aos problemas:

- Fuga na injecção: Dei com uma e não é pequena, não "baba" é logo às pingas, proveniente de um parafuso debaixo da bomba injectora. Tentei tira-lo mas o parafuso é maior que o espaço que tem para sair. A bomba injectora tem que sair para o tirar, o que já ultrapassa os meus conhecimentos. Passagem prevista no mecânico. O que também não é pior que assim dá-lhe uma revisão completa ao motor.

- Tremeliques do velocímetro: Enquanto espero a recepção do cabo novo, aproveitei para desmontar o contador. Não vi nada de estranho a não ser muita sujidade encrostada. Limpei aquilo tudo e meti ao sitio.
Fiquei admirado de ver que.... não só não resolveu o problema, como ficou pior :unsure:😅

- O Retrovisor - Vou seguir as sugestões e mandar fazer um.. ou dois....

c:umm:primentos
Bruno

Top Inferior