• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

UMM aos soluços - Resolvido

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Hoje o vermelho começou a fazer uma vibraçao medonhaa partir dos 45/50 km hora, parece que tem as rodas quadradas.

Não é problema de motor, mas sim de algo relacionado com a transmissão/rodas.

Ainda ontem fiz a muda de óleo e valvulinas, não vi folgas nas transmissões, tudo parece normal. Apenas encontrei alguns detritos no diferencial trazeiro, alguns dentes da roda de cora/pinhão devem estar a desfazer-se. Mas foi pouca coisa.

Alguém já teve esse problema? É que parece mesmo que tem alguma jante empenada/ovalizada, mas estão todas normais....

Transmissão empenada também não me parece, pois não bati em lado nenhum e não fiz monte este fim-de-semana. Aliás de manhã estava normal.

Poderá ser um rolamento desfeito? Confesso que estou um bocado ás aranhas, amanha vou levantar o diferencial a ver se encontro folgas.

Uma vez tive um problema semelhante, foi a transmissão trazeira que se desapertou, mas desta vez está no sítio.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Registo
11 Jun 2008
nao teras os cubos em 4x4 (nao me parece que seja, mas as vezes ha coisas do catano...)
se nao vires nada suspeito, podes sempre experimentar trocar de rodas, pra tirar a duvida de uma jante empenada/descalibrada (algum chumbinho que figisse do sitio)..
isso acontecia-me, mas foi quando troquei a primeira vez de pneus, o homem nao devia ter calibrado as rodas em condiçoes... mas nunca mais la voltei... mas na altura a vibraçao era mais forte entre um intervalo de velocidade, nao me lembro em que velocidades se sentia mais, ja la vao 4 anos...
mas ha-de vir ca mais pessoal, com outras possiveis causas, que nem sempre nos lembramos que sejam possiveis de provocar isso..
abraço!

www.UMMistas.com
UMM power,a potência laranja

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas Aldeia
Eu, já passei por uma situação idêntica, principalmente quando aumentava a velocidade, embora sejam modelos diferentes pode ser que te possam ajudar a descobrir o teu problema.

A vibração na minha máquina surgiu quando troquei o motor porque o anterior estava cansado, como reaproveitei o volante do motor e foi feita a alteração da furação de 6 para 8, deduzi que essa vibração era provocada pelo volante do motor, vistoriei as tansmissões as cruzetas e o aperto das transmisões nas caixas e nos semi-eixos onde não apresentavam folgas.
Mais tarde necessitei de trocar os rolamentos dos semi-eixos, como o torneiro tem todo o equipamento necessário, é até ele que me desloco para colocação dos rolamentos, é quando ele descobre que tenho um semi-eixo empenado, após o desempeno e a sua montagem a vibração diminuiu passando a ser metade da vibração sentida inicialmente. Certo dia andava a fazer verificações debaixo do UMM e vi o apoio da caixa de velocidades fora do seu devido lugar, após uma ardua luta com o apoio lá o consegui levar á sua posição normal.

Conclusão:
toda a vibração que existia era proveniente do empeno do semi-eixo e do apoio lateral da caixa de velocidades.
Como já referi são modelos diferentes mas a causa pode ser idêntica.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Obrigado Dias, realmente ando desconfiado do semi-eixo. Vamos ver!

UMM abraçUMM

j.aldeia

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Depois de uma volta no monte reparei na forma estranha de um dos pneus. Mais tarde confirmamos em casa. Rebentou as telas e o pneu agora parece um ovo. Falha da Rechapal na triagem!

UMM abraçUMM

j.aldeia

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Ainda bem que o problema é de um dos pneus, além de muito mais simples de ser resolvido, também fica mais barato!!

Por falar em barato...é por essas e por outras que não gosto nada de pneus reconstruídos!!

Cumprimentos...

Top Inferior