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    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

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UMM Alter II - 2.5D

JFonseca

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5 Ago 2025
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Boas a todos.
Já fiz a minha apresentação no sítio devido, já apresentei as outras máquinas que tenho, mas vamos ao que interessa...UMM 😅😅

Os UMM sempre tiveram uma admiração minha e sempre tive um carinho especial por eles.

Lá surgiu a oportunidade e adquirir este UMM Alter II, Ex GNR e Ex bombeiros 😅😅

Tenho pouco conhecimento sobre eles (inclusive pensei que era um Alter I e afinal é um II 😅😅 fui alertado por alguém que percebe da coisa em condições 🤣
O meu conhecimento são mais Land Rover e Datsun...mas com tempo, pretendo saber tanto ou mais sobre os UMM.

Então aqui deixo o meu UMM. Já fiz algumas coisas neles, para já, retirei tudo alusivo aos bombeiros e fazer uma bomba manutenção que vinha super maltratado. Esteve 6 anos parado.

Após reparação de motor de arranque e mais uns mimos, pegou logo à primeira sem esforço. Para ja, vou tentar recuperar a pintura para andar uns tempos e ganhar gosto e ver problemas e depois...parar para restaurar.

Já pedi a declaração de pneus e peso rebocável à UMM, pois apenas tem averbados os 650 16 e tem pneus 205 80 16 😔😔
Depois de ter a declaração, vou averbar várias medidas e cor...que está cinzenta no DUA 🤨😡
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tutu

João Serra
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23 Mai 2011
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Boas a todos.
Já fiz a minha apresentação no sítio devido, já apresentei as outras máquinas que tenho, mas vamos ao que interessa...UMM 😅😅

Os UMM sempre tiveram uma admiração minha e sempre tive um carinho especial por eles.

Lá surgiu a oportunidade e adquirir este UMM Alter II, Ex GNR e Ex bombeiros 😅😅

Tenho pouco conhecimento sobre eles (inclusive pensei que era um Alter I e afinal é um II 😅😅 fui alertado por alguém que percebe da coisa em condições 🤣
O meu conhecimento são mais Land Rover e Datsun...mas com tempo, pretendo saber tanto ou mais sobre os UMM.

Então aqui deixo o meu UMM. Já fiz algumas coisas neles, para já, retirei tudo alusivo aos bombeiros e fazer uma bomba manutenção que vinha super maltratado. Esteve 6 anos parado.

Após reparação de motor de arranque e mais uns mimos, pegou logo à primeira sem esforço. Para ja, vou tentar recuperar a pintura para andar uns tempos e ganhar gosto e ver problemas e depois...parar para restaurar.

Já pedi a declaração de pneus e peso rebocável à UMM, pois apenas tem averbados os 650 16 e tem pneus 205 80 16 😔😔
Depois de ter a declaração, vou averbar várias medidas e cor...que está cinzenta no DUA 🤨😡
Início das obras
Mais umas
É o chamado 1,5!
Modelo de transição do Alter 1 para o 2!
Chassi de alter 2, já com caixa de 4 de aluminio, mas ainda com travões de tambor à frente e sem direção assistida correto?
O meu também é de transição! 😄
 

JFonseca

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5 Ago 2025
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É o chamado 1,5!
Modelo de transição do Alter 1 para o 2!
Chassi de alter 2, já com caixa de 4 de aluminio, mas ainda com travões de tambor à frente e sem direção assistida correto?
O meu também é de transição! 😄
Tal e qual...tambores e direção assistida a braços 😅😅
Está nos planos alterar isso 😉
 

JFonseca

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Se está nos planos aplicar uma direção assistida.. pensa em aplicar uma 100%eléctrica e aproveitas essa caixa de direção.
Ainda não estou muito dentro dessa alteração, mas vou começar a pesquisar. Obrigado pela dica...só o facto de aproveitar a caixa de direção dele, já me agrada. (y)
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Esse UMM tem um passado do qual te deve dar bastante motio de orgulho!
Um carro sempre ligado ao socorro e ajuda da sociedade civil!
Foi bem merecido esse restauro.
Força com isso.
 

JFonseca

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5 Ago 2025
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Guarda
Esse UMM tem um passado do qual te deve dar bastante motio de orgulho!
Um carro sempre ligado ao socorro e ajuda da sociedade civil!
Foi bem merecido esse restauro.
Força com isso.
Sem dúvida...esteve a vida toda ligada ao serviço publico.
Mas calhou em boas mãos...também tenho 10 anos de bombeiro voluntário e mais 16 ingressado noutra força.
Espero que mereça os mimos que tenho para ele (y) (y)
 

JFonseca

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Devagarinho, mas vai andando 😉
 

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tutu

João Serra
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23 Mai 2011
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Portugal
Bom trabalho!
Esse jipe tem tal como o meu, a polie da bomba de água de veio comprido, de embreagem!
Em princípio já deve estar "soldada", mas se não tiver é melhor soldar, para a ventoinha estar sempre a trabalhar!
Abraçumm
 

JFonseca

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5 Ago 2025
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Bom trabalho!
Esse jipe tem tal como o meu, a polie da bomba de água de veio comprido, de embreagem!
Em princípio já deve estar "soldada", mas se não tiver é melhor soldar, para a ventoinha estar sempre a trabalhar!
Abraçumm
Obrigado pela dica. Por acaso acho que ainda trabalha tipo embraiagem. Qual a melhor maneira de a "soldar"?
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Bom trabalho!
Esse jipe tem tal como o meu, a polie da bomba de água de veio comprido, de embreagem!
Em princípio já deve estar "soldada", mas se não tiver é melhor soldar, para a ventoinha estar sempre a trabalhar!
Abraçumm
Boas João.
Tenta arranjar uma polie normal sem embraiagem e tira essa.
As polies com embraiagem são muito pesadas, quando não estão nas melhores condições perdem equilíbrio provocando vibrações que vão destruir os rolamentos da bomba de água.
Há pessoas com polies dessas a dizerem que as bombas de água novas não prestam o que não deixa de ser verdade mas o problema está na polie com embraiagem.
Soldar a polie também não é a melhor solução!
Tens mesmo de tirar daí esse trambolho!
Vou ver se tenho aqui alguma polie das normas e até ta ofereço.
Se tiver vai para baixo com alguém que vá ver as 24 h de Fronteira.
Abraço.
 

tutu

João Serra
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23 Mai 2011
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Portugal
Obrigado pela dica. Por acaso acho que ainda trabalha tipo embraiagem. Qual a melhor maneira de a "soldar"?
A minha já vinha, mas penso que seja só apertar os parafusos que ela fica soldada!
Boas João.
Tenta arranjar uma polie normal sem embraiagem e tira essa.
As polies com embraiagem são muito pesadas, quando não estão nas melhores condições perdem equilíbrio provocando vibrações que vão destruir os rolamentos da bomba de água.
Há pessoas com polies dessas a dizerem que as bombas de água novas não prestam o que não deixa de ser verdade mas o problema está na polie com embraiagem.
Soldar a polie também não é a melhor solução!
Tens mesmo de tirar daí esse trambolho!
Vou ver se tenho aqui alguma polie das normas e até ta ofereço.
Se tiver vai para baixo com alguém que vá ver as 24 h de Fronteira.
Abraço.
Boas Mário, desde já agradeço a oferta, mas não é preciso!
Tenho cá de reserva uma polie dessas e uma bomba de água de veio curto (stock militar que ia para o lixo, enfim).
O jipe ainda tem a bomba de água original, que nunca deu problemas, por isso prefiro não mexer no que está bom 🤪
Mas obrigado de qualquer forma!!
Abraçumm
 

JFonseca

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5 Ago 2025
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Guarda
Boas João.
Tenta arranjar uma polie normal sem embraiagem e tira essa.
As polies com embraiagem são muito pesadas, quando não estão nas melhores condições perdem equilíbrio provocando vibrações que vão destruir os rolamentos da bomba de água.
Há pessoas com polies dessas a dizerem que as bombas de água novas não prestam o que não deixa de ser verdade mas o problema está na polie com embraiagem.
Soldar a polie também não é a melhor solução!
Tens mesmo de tirar daí esse trambolho!
Vou ver se tenho aqui alguma polie das normas e até ta ofereço.
Se tiver vai para baixo com alguém que vá ver as 24 h de Fronteira.
Abraço.
Se tiver uma dessas lá por casa...eu aceito 😅
Mas compro...de boa vontade 😉
Vou mesmo eliminar isto para não me dar chatices.
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Se tiver uma dessas lá por casa...eu aceito 😅
Mas compro...de boa vontade 😉
Vou mesmo eliminar isto para não me dar chatices.
Boas Jorge.
De momento só tenho 1ª para motores turbo.
As polies são parecidas mas as do turbo têm um diâmetro mais pequeno.
Entretanto vou ficar atento ao material que de vez em quando encontro e se vir alguma que me saía de borla também a ofereço na boa.
 
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