Esses negocios de trocas de carros é muito subjectivo!!! Posso conseguir vender um Alter 2500 D por 3500 euros e comprar um UMM turbo por 2500. Ainda sobra dinheiro para muito gasoleo. Ninguem garante-te que o carro está no mesmo estado em que vendestes o anterior.
Eu não aconcelho a que façam a adaptação do Turbo, só vos digo que aumenta substancialmente a prestacção do jipe, mas exige alguns cuidados!
Quanto às diferenças de construção dos blocos... não sou perito em ferro fundido, não conheço quem seja e nem mandei analisar o ferro.
Quanto às valvulas. Nem todos os motores são iguais. Existem motores com valvulas maiores, outras mais pequenas... há muita gente a meter culaças de UMM turbo em atmosféricos e vice-versa. Quem sabe o teu UMM não tem a culaça de um atmosferico?
Os injectores de óleo. As diferenças também estão nos pistões. Como um tem injector de oleo no bloco, os pistões têm um design que permite que o oleo circule por dentro do pistão para arrefecer melhor.
Adiante... depende muito do preço a que arranjam as peças. E o preço a que conseguem vender o vosso jipe e comprar outro para poder-mos comparar os valores.
Resumindo e concluindo! Perguntaram aqui se podiam meter um turbo, eu disse que sim, perguntaram o que se podia fazer eu expliquei e ainda disse as consequencias e os beneficios!!! Nunca disse que faziam bem aplicar um turbo. É claro que um bloco turbo é sempre melhor!
Espero ter ajudado.
Cumprimentos, Tozé.
Deus é bom, mas o vinho...