• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Turbo demora a encher

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Boas pessoal,
Gostava da vossa opinião sobre como conseguir melhorar a resposta do Turbo, de modo a conseguir ter mais baixas.

Noto que o meu turbo demora a encher...
Já dei algum débito na bomba (Bosh), melhorou mas...

Já pensei alterar para um K14, mas não sei se será a melhor opção.
Obrigado pela ajuda! :)

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Boas pessoal,
Gostava da vossa opinião sobre como conseguir melhorar a resposta do Turbo, de modo a conseguir ter mais baixas.

Noto que o meu turbo demora a encher...
Já dei algum débito na bomba (Bosh), melhorou mas...

Já pensei alterar para um K14, mas não sei se será a melhor opção.
Obrigado pela ajuda! :)
Penso que só mesmo com mudança do turbo. Nunca experimentei, mas sempre li que uma boa opção e em conta era o k14.

A opção ideal, mas mais dispendiosa... um stage 2 do TerraX4... A tua vida nunca mais será a mesma...

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
O k14 é uma maravilha, praticamente monta directo. O único problema é que não podes assapar na autoestrada, evitar andar a mais de 100 kmh. Podes acelerar momentaneamente, mas se mantens a velocidade dás cabo do turbo. Eu andei com o K14 e adorei.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
(estreia na casa nova...)

qual o turbo que tens montado? é o original k16? tens manometro de Pressão? que picos de pressão é que ele faz?

podes sempre "puxar" mais um bocadinho pelo teu turbo antes de ponderares a substituição do mesmo...

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
(estreia na casa nova...)

qual o turbo que tens montado? é o original k16? tens manometro de Pressão? que picos de pressão é que ele faz?

podes sempre "puxar" mais um bocadinho pelo teu turbo antes de ponderares a substituição do mesmo...

Boas,
Sim, tenho o original K16 e em esforço o turbo faz 0.7 Bar
Já dei mais débito na bomba e mexi na wastegate do turbo, e sinto muito pouca diferença...

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
tens muito baixa pressão de turbo, enquanto não puseres isso a debitar picos de, no mínimo, 1.1 o carro vai-se arrastar. A tua bomba bosch é originária de um motor turbo? tem o respectivo LDA? tens o LDA bem ligado ao colector de admissão?

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
tens muito baixa pressão de turbo, enquanto não puseres isso a debitar picos de, no mínimo, 1.1 o carro vai-se arrastar. A tua bomba bosch é originária de um motor turbo? tem o respectivo LDA? tens o LDA bem ligado ao colector de admissão?

Sim, a bomba Bosh é original.
Em relação ao LDA, nunca tinha ouvido falar (não domino muito a mecânica 😅 )

Como posso saber se tem o LDA e se está bem ligado?

Obrigado pela ajuda!

Registo
29 Abr 2014
Sim, a bomba Bosh é original.
Em relação ao LDA, nunca tinha ouvido falar (não domino muito a mecânica 😅 )

Como posso saber se tem o LDA e se está bem ligado?

Obrigado pela ajuda!
Epa...se andaste a mexer em debitos e wastegate e não sabes o que é um LDA ja tas a começar mal 😂😂

A lda tem de ser afinada em confunto com o turbo.

Tens afinação de debito sem turbo, debiito em turbo e débito após aceleração. Isto trocado por miudos...

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Epa...se andaste a mexer em debitos e wastegate e não sabes o que é um LDA ja tas a começar mal 😂😂

A lda tem de ser afinada em confunto com o turbo.

Tens afinação de debito sem turbo, debiito em turbo e débito após aceleração. Isto trocado por miudos...

Os UMMs têm destas coisas...por natureza ensinam-nos a ser (curiosos) "mecânicos"! 😅 :p

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Há realmente muita coisa que podes fazer, mas penso que se o objectivo é ter mais baixas, a melhor opção e mais em conta é o k14. Se não procuras opções mais em conta, existem muitas outras opções no mercado. Fala com o Passarinho, de certeza que ele deve ter um lá para casa a bom preço. Depois se mesmo assim não ficares satisfeito com as baixas, avanças para outras opções onde o limite é a imaginação ou para mim o famoso stage2 by TX4

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Pessoalmente não gosto da condução proporcionada pelo k14. Baixas demasiado baixas e ausência de altas. Mas trata-se de uma questão de gosto. Considero o k16 muito mais equilibrado. Acho que devias primeiro tentar perceber o que de facto se passa com o teu turbo e no caso do pior cenário, então sim, poderás estacionar outra solução.

....bom Ano!

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Obrigado a todos pelas excelentes dicas! 👌
Vou ver se consigo afinar melhor o meu turbo.

Entretanto fiquei muito curioso com o famoso turbo do TX4.
Alguém já aplicou? O que acham desse turbo comparando com o k16?
Têm fotos? 🙂

Obrigado

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Obrigado a todos pelas excelentes dicas! 👌
Vou ver se consigo afinar melhor o meu turbo.

Entretanto fiquei muito curioso com o famoso turbo do TX4.
Alguém já aplicou? O que acham desse turbo comparando com o k16?
Têm fotos? 🙂

Obrigado

o @herrdoctor tem no dele, eu só não meti ainda porque a reparação do meu KKK16 ficou a bom preço, assim que começar a ir a vida vou colocar também o stage2 da Terrax4.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Badumm,

já conduzi alguns UMM´s com esse turbo montado (o stage2) e de facto tem uma performance muito interessante.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
o @herrdoctor tem no dele, eu só não meti ainda porque a reparação do meu KKK16 ficou a bom preço, assim que começar a ir a vida vou colocar também o stage2 da Terrax4.

Sim, eu coloquei no meu. Existem vários users que têm. Ainda ontem falei com o aguia_negraUMM que acabou de colocar um no dele. Passa no tópico dele. Eu para além do turbo, coloquei injectores stage 3, BI Bosh stage 3 e linha completa em inox com panela ao meu gosto. O carro ficou outro. Não é um cabstar mas vira cabeças quando piso o acelerador.

Top Inferior