• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Tubos da sofagem/Bomba de agua

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
Boas, após reparar com atenção aos tubos da sofagem notei que estam desligados. acho que estavam ligados junto à bomda de agua onde aparece uma ligacao directa na 3ª fotografia, alguem pode confirmar? atmosferico de 92.

Tubos de ligação








e foto da ligação directa, acho eu, de onde deveriam sair os tubos



se forem estes os locais a ligar os tubos, qual deles fica onde?

Carripana on the way ...
 

Cheiraaventtura

UMMzito
Registo
6 Set 2006
Mensagens
92
Localização
Portugal
Boas
É assim,esse motor é atemosférico,e se a bomba de agua e a cabeça do motor forem as dele,o tubo que tem na mão e ligado a um tubo metalico que esta na cabeça do motor,atrás do lado esquerdo,no meio dos coletores,o outro,o mais comprido é ligado na bomba,no tubo que esta virado para trás (nessa ligação direta é o tubo de baixo)
Espero ter entendido no entanto essa bomba não me parece ser a de origem,parece ter uma saida a mais?
Boa sorte e um abraço
Alberto Almiro

www.cheiraaventtura.web.pt
http://cheiraventura.blogspot.com/
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
Pois, efectivamente os nossos meninos não para d enos surpreender.. afinal acho que tens razão, esta bomba de agua é diferente ao que aparece no manual tecnico do 2.5 atmosferico. alguem pode sabe ou pode postar fotos da bomba de agua do 504 e do 505 sff? obrigado.

Carripana on the way ...
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
aqui ficam algumas fotos da bomba que tenho, algume reconhece? tem 5 saidas. 2 para radiador, 2 que estao ligadas entre si, e outra que vem do reservatorio da agua.







como podem reparar nao existe termostato. hoje comprei um que coloquei na saida superior. (espero eu ser a saida). Notei que a temperatura sobe mais rapido e que o fumo diminui. tenho é que ver se aferrese quando necessario..


Carripana on the way ...
 

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Mensagens
355
Localização
Portugal
Boas, essa bomba agua é igual ao cournil (peugeot J7). As do alter sao identicas a peugeot J9 com termostato na bomba. No cournil essa bomba ligava dois tubos pequenos à sofagem e um era tamponado, num cournil mais antigo que temos o tamponado liga ao pote da agua.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
assim sendo, posso ter o motor 2.5 atmosferico com bomba de agua do peugeot j7? ou isso tb implica que tenho tambem cabeça do peugeot j7? já agora até pode ser que o motor não seja o 2.5..

Quando faz referencia a tamponado quer dizer o quê concretamente? que exites um tampão/valvula? desculpem a minha ignorancia e estas duvidas existenciais ..

Carripana on the way ...
 

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Mensagens
355
Localização
Portugal
As bombas dao em qualquer colaça, têm uma turbina mais pequena que as do 2500. Ao dizer tamponado e que das tres saidas uma nao tem utilizaçao, sendo fechada. Ao ver a foto reparei que um tubo liga directamente duas saidas, sao essas as da sofagem. Não estara danificado o radiador da sofagem?

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Mensagens
248
Localização
Portugal
A bomba de água é igual á do meu cournil. (Tive que desmontar isso tudo para substituir as correias). Só que verifiquei que o termostato se encontra fixo com uma abraçadeira dentro do tubo de borracha que aperta na saída superior da bomba de água que vemos aberta na fotografia. É essa a sua posição normal ou trata-se de uma "enxertia" ?

Cumprimentos
P Farmer
Brummble
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
Pois é Brummble, isso não sei responder, a unica coisa que sei é que não vi termostato em lado nenhum e quando fui à loja de peças e pedi um termostato para o 505, vimos nas imagens que era do tipo embutido, ou seja, existe uma peça que aparafura e retem o termostato. Entretanto reparei logo que a bomba que tinha era diferente, ate mesmo nas saidas. Se calhar o antigo dono nao foi em modas e toca a substituir por uma que fosse mais facil arranjar. Eu coloquei um termostato com mola na saida superior da bomba, (supondo que seria uma saida, partindo do facto que a agua quando aquece sobe). Notei logo que a carripana aquece muito mais rápido e que pelo menos aparentemente tudo está a funcionar como deve ser. falta-me entao verificar o que se passa com o radiador da sofagem antes de proceder à ligação dos tubos que estao ligados entre si, que desconfiei logo serem os da sofagem por exclusao de partes. assim sendo não existem tamponados, visto que 2x radiador, 2x sofagem 1x reservatorio, penso eu de que ...

Carripana on the way ...
 
Top Inferior