boas amigo

olha como esta é a minha área passo a dizer que isso não é compensável. a não ser que seja por uma grande paixão a maquina...
Alem de de ser dispendioso em alterações, pois tens toda a parte electronica que não é compatível. Desde o deposito até ao motor

é que tens que mudar toda a cablagem do carro, deposito de combustível, painel de instrumentos, todas as unidades de comando foram projectadas em função do motor que saio de fabrica.
Como sabes todos os sistemas montados nos carros actualmente,são "controlados" por uma unidade de comando. há uns anos a trás começou pela gestão do motor, actualmente tens carros com mais de 10 unidades de comando....que gerem tudo em função da informação enviada pelos diversos sensores, e depois estas "senhoras"

fazem o trabalho de corrigir tuda a informação em "milésimas" e devolve-la as respectivos sistemas, (abs,motor,airbag,ac,caixa velocidades,no caso de automatica) etc,etc.
No caso de um diesel de geraçao antiga, UMM

p/ex, é facil pois temos uma bomba totalmente mecanica...o que não se passa actualmente.
Pelo lado "burocrático" também não sai barato...tens de pagar a difrença de cilindrada, o processo é efectuado pelo IMTT, para finalizar o carro tem que ser submetido a inspecção tipo B, pois trata-se de uma alteraçao as suas características originais.
Quanto a mim... isto tudo conjugado com o valor comercial da viatura, penso não ser nada compensador actualmente
Eu já fiz isso num golf por "pancada" do cliente

tratava-se de um golf 2 (1.6 gtd), montei um motor do golf 3 (1.9 tdi 110cv), deu-me um trabalhao, o carro ficou "bombástico mas eu no final do trabalho pronto, olhei para a "obra" do carro e até me "arrepiei" com tanta hora

e neste caso o cliente não legalizou...vai passando na inspecção, ate ver eles vão ignorando.
UMM abraço, espero ter ajudado