• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

troca de relaçoes nos diferenciais

Registo
11 Jun 2008
Mensagens
372
Localização
Portugal
apesar deste assunto ja tar falado, e refalado, a minha duvida é: tenho a relaçao do dif da frente diferente da traseira, e tenho um dif suplente em casa com a relaçao igual á de tras, posso trocar só a roda coroa e o pinhao de ataque, ou tenho que trocar tambem a coquilha? sao ambos dana 30 (da frente).
mas ainda ha algo que ainda me faz confusao, o diferencial que estava no meu UMM até ha bem pouco tempo, tinha uma chapinha que diz "4.88" e "39-8" e que ja confirmei contando, e tem 8 dentes na pinha, e 39 na coroa, tinha tambores (é um alter 1), isto é relacao curta (atmosferico, que supostamente estaria correcto), ou é relação longa (turbo, que nao devia ser, pois estava no meu alter 1, e era atmosferico)? ja li, e reli, e cada vez fico mais confuso.. alguma alma caridosa que me esclareça isto das relaçoes se faz favor!
desde já obrigado por voltarem a aturar este assunto!

www.UMMistas.com
UMM power,a potência laranja
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.505
Localização
Portugal
O diferencial que tens á frente (4.88) tem a relação do turbo. Não me perguntes como foi aí parar, mas algum dono anterior fez asneira.

Para trocar a relação, so necessitas de substituir a roda de coroa e o pinhão, mas essa montagem tem uma afinação própria que deve ser feita por quem sabe.

Neste caso, como já tens uma conquilha podes mudar tudo, pois dá menos trabalho. Também tens a ponte, ou é só mesmo o diferencial?

UMM abraçUMM

j.aldeia


 
Registo
11 Jun 2008
Mensagens
372
Localização
Portugal
obrigado Mario e Aldeia, a minha duvida era, se a coquilha se adaptava a ambas, ou se seria diferente, pois ainda nao desmontei nenhuma(mas plo que vi quando tirei a tampa aos 2, estao ambos em bom estado), contudo, o meu mecanico e eu, somos "2 comadres" e ele ja montou alguns ARB´s, grupos conicos, e eu sei la mais o que... sei que o serviço vai ser bem feito! e será pago em minies, tremoços, sandes de leitao, ou em algo que depois eu negoceie com ele!:D
o que sempre me causou confusao e duvida foi a relaçao que vinha no meu UMM, visto que ele era da extinta junta autonoma de estradas, e comprei-o, aparentemente original, como raio tinha tambores em ambos os eixos, e relaçoes do turbo? mas num UMM tudo é possivel...
assim sendo, vou continuar com relaçao longa, mas agora ja com discos a frente, e brevemente atras (ja ca tenho tudo, falta tempo)!
abraço, e obrigado aos dois!

www.UMMistas.com
UMM power,a potência laranja
 

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Mensagens
495
Localização
Portugal
Boas André!

Também já verifiquei essa situação num UMM de um amigo!
É um Alter I, com sistema de calços nas 4 rodas e relação longa no diferencial da frente!
Mas quando engrenávamos a tracção dianteira, aí é que o bicho dava coices no volante...:D
Foi quando detectámos que haveria algum problema, e a solução foi arranjar outro diferencial com a relação curta.
Não tinhas este problemas quando ligavas a tracção?

cUMMps,

Delgado
 
Registo
11 Jun 2008
Mensagens
372
Localização
Portugal
nao, o problema so o detectei agora, porque meti uma ponte completamente reconstruida (ja com discos) e com relaçao curta, e dái eu dar com o gato de sempre ter tido relaçoes longas, a pensar que por se tratar de um alter 1 seriam curtas, nunca me dei ao trabalho de ver o que tinha, pois sempre tudo funcionou bem, agora que tive de ver o que se passava é que me deparei com esta situaçao!
sera que ha mais alter 1 com relaçoes longas? sera possivel ter saído assim de origem?

www.UMMistas.com
UMM power,a potência laranja
 

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Mensagens
495
Localização
Portugal
Boas André!

Perguntas bem!
Na altura achei esquisito essas relações estarem num Alter I e o diferencial dianteiro ter sistema de calços!
Talvez alguém saiba mais sobre o assunto...;)

cUMMps,

Delgado
 

FJLOPES

UMMzito
Registo
8 Ago 2007
Mensagens
107
Localização
-
Olá caro amigo !!!

Essa pergunta sobre as relações também já me
deixou com a pulga atrás da orelha mas agora
já vi que esta situação é mais generalizada.
Adquiri um conjunto de diferenciais que pertenceram
a um ALTER atmosférico militar e tinham relação 4.88
do Turbo, achei estranho mas conformei-me. Já cheguei
à conclusão que todos os ALTER do Exército são relação
longa e nenhum é Turbo. Eles andam muito bem em estrada,
rolam a 120 km/h sem grandes problemas. Deve ter sido uma
geração de atmosféricos que levou com a relação longa.

Um AbraçUMM

FJLOPES
 
Top Inferior