• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Troca de motor

Emusgado

Iniciado
Registo
5 Jan 2025
Olá a todos!

O coração do meu Cournil está a precisar de reparação e por isso estou a pensar em aproveitar e trocar por um 2.3 ou 2.5. Nesse sentido gostava de saber opiniões de quem já tenha feito essa troca. Vale a pena? A troca é tão simples como parece ou tem ali alguma manha? Ao nível de eletronica, ignição, etc., não precisa de mudar mais nada?

Agradecido.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Na perspetiva de quem está de fora, acho que a troca de um 2.1 por um 2.5 vale a pena. Não tenho a certeza mas acho que 13 cv de diferença. Do 2.1 para o 2.3 creio que são 5 cv de diferença.

Não sou versado nessa alteração, que não é difícil, mas pode ser laboriosa, sobretudo se o doador for um Alter 2 ou uma Peugeot.

Sendo um 2.1, imagino que tenhas a caixa Ugo. A ser o caso, eu procuraria um conjunto de motor e caixas de um Alter 1, ou mesmo 2. Acho que são trocas que valem a pena.

Se trocas por um conjunto do Alter 2, terás caixas de alumínio, são bastante diferentes do que estás habituado. São menos barulhentas, mas a manete das velocidades não é tão precisa e também tens que trocar as transmissões.

Se arranjas um conjunto do Alter 1, continuas com caixa de 4 em ferro da ZF, com as mesmas características, mas mais robusta e fiável que a Ugo. Acho que as transmissões podem ser mantidas.

O pior será meter um motor de um Alter 2 no Cournil, mantendo as caixas de ferro (Ugo ou ZF). Implica bastantes alterações aos periféricos, pois os motores trabalham em posições distintas. Também terás que alterar o volante do motor no torneiro, pois altera o numero de furos.

Em suma e ignorando o estado potencial do material que terás que comprar eu escolheria a opção motor e caixa do Alter 1, no caso de querer gastar menos dinheiro. Se o orçamento não for muito constrangido, eu partiria para a opção do motor e caixa do alter 2 (atenção caixa de 5 velocidades, porque existem alguns alter com caixa de 4 em alumínio e essa transformação acaba por não valer tanto a pena).

Boa sorte.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas,

Como disse o Aldeia e sendo o teu cournil um porta larga, a tua caixa será uma ZF pelo que se arranjares um motor de alter 1 e de aplicação direta.

Não te esqueças de dar uma revisão ou 2.5 antes de o montar.

A alteração é bem merecida e o carrito fica bem mais alegre.

Por outro lado, se pretenderes reparar o teu motor, talvez não seja assim tão caro.

Abracumm

Paulo Serrao

UMMzito
Registo
15 Set 2023
Olá companheiro.
As minhas palavras são as mesmas que deles aí em cima. A grande chatisse que tens pela frente logo de início é a posição na fixação do motor. Sem falar sequer agr na dificuldade de arranjares o motor e caixas no estado ideal que pretendes.

Eu sou suspeito. Fartei me do indenor mt rápido e arranjei o m51 da bmw. O que n falta é pessoal que tem feito estes swaps e tem saído mt feliz com as trocas. Tu é que tens de decidir bem logo de início quanto estas disposto a pagar e o quão longe queres ir.

Pessoalmente se fosse trocar de motor, n ficava nos indenors. Cada vez mais caro e dificil tbm de arranjar material.

Vai mantendo aí a informação do que pensas fazer que o pessoal gosta.

Abraço e boa continuação.

Emusgado

Iniciado
Registo
5 Jan 2025
Ora viva,

Obrigado pelo feedback, já me ajudaram organizar as ideias.
Quero fazer algo com custo controlado e quero manter o mais original possível, logo mudar para algo fora do Indenor não será solução, pelo menos para este.

Se a aplicação do 2.5 implica mais alterações do que simplesmente o motor, então também não me parece a melhor opção.

Entre manter o 2.1 ou saltar para o 2.3, na vossa opinião é alteração de valor? Isto não é carro de grandes viagens, é só mesmo carro de fim de semana e para fazer uns passeios TT.

Também não tenho certeza qual é o meu motor, não tem qualquer chapa de identificação e pelo número do bloco ainda não cheguei lá (x1507886x), logo não sei se a diferença de cavalagem compensa para o 2.3.
Conseguem confirmar se é XDP-90?

Em ultimo caso, repara-se ou troca-se por outro igual.

Obrigado pela orientação.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
No meu entender, alterar para aumentar um pouco a potencia, é sempre de valor. Mas terás que ser tu a achares esse equilíbrio entre custo e benefício.

Na tua situação, eu trocaria o motor e caixas por um conjunto de um Alter 1 com motor 2.5.

Emusgado

Iniciado
Registo
5 Jan 2025
No meu entender, alterar para aumentar um pouco a potencia, é sempre de valor. Mas terás que ser tu a achares esse equilíbrio entre custo e benefício.

Na tua situação, eu trocaria o motor e caixas por um conjunto de um Alter 1 com motor 2.5.
O teu ponto de vista é valido, faz sentido e em termos de custo se tiver sorte na compra até não será assim tão mais caro que a reparação. Vou ver o que encontro a venda por aí…

Quando tiver novidades sobre este tema, atualizo aqui.

Obrigado pela ajuda.

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Tive a ver as fotos, este cournil parece uma ultima fornada que veio com caixa Zf dana 44 a frente e motor 2.1....a muitos anos fizemos uma reparação num motor 2.1 de um cournil com as características que falamos, e foi um fiasco. Comprou se um motor 2500 e ficou óptimo...o ideal sera ja comprar de um alter1 pois ja vem prontinho para, que tb converter um motor que trabalhe inclinado, nao e difícil. Uma altura troquei o 2300 pelo 2500 e a nivel de perca, foi na rotação do motor, pois o 2.3 e mais rotativo, mas no resto sente se a diferença do 2.5 para o 2.3 para melhor....e se tiver uma bomba bosch...huiii
Pessoalmente começava a procura de um 2.5

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
Tive a ver as fotos, este cournil parece uma ultima fornada que veio com caixa Zf dana 44 a frente e motor 2.1....a muitos anos fizemos uma reparação num motor 2.1 de um cournil com as características que falamos, e foi um fiasco. Comprou se um motor 2500 e ficou óptimo...o ideal sera ja comprar de um alter1 pois ja vem prontinho para, que tb converter um motor que trabalhe inclinado, nao e difícil. Uma altura troquei o 2300 pelo 2500 e a nivel de perca, foi na rotação do motor, pois o 2.3 e mais rotativo, mas no resto sente se a diferença do 2.5 para o 2.3 para melhor....e se tiver uma bomba bosch...huiii

Tambem concordo, ha 2.5 atmosfericos que com saude, sao muito interessantes...

Emusgado

Iniciado
Registo
5 Jan 2025
Verdade, tem caixa ZF e sim creio que é mesmo um dana 44...
Começo já a mentalizar-me que será a melhor solução. Motor novo e direção assistida serão os objetivos até ao verão!
Tambem concordo, ha 2.5 atmosfericos que com saude, sao muito interessantes...
Haja sorte em arranjar um com saúde!

Anexos

• eixo.jpg
    eixo.jpg
    77,1 KB · Visualizações: 11

M-FERREIRA

UMMzito
Registo
25 Mar 2020
Eu no meu cournil porta curta, era para meter um 2.5, mas acabei por meter um 2.3 turbo ... ate agora tem corrido tudo bem,
só tive de alterar um pouco o espaço do motor .... !!!

Emusgado

Iniciado
Registo
5 Jan 2025
Eu no meu cournil porta curta, era para meter um 2.5, mas acabei por meter um 2.3 turbo ... ate agora tem corrido tudo bem,
só tive de alterar um pouco o espaço do motor .... !!!
Turbo ja dava muito nas vistas e na inspeção certamente que não passava despercebido. Já era a arriscar

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas,

Manda lá. Uma foto do teu eixo de frente sff.
Turbo ou atmosférico, Cana ou não depende... Se não meteres intercooler etc... Até hoje ninguém me chateou.

Abracumm

Emusgado

Iniciado
Registo
5 Jan 2025
Boas,

Manda lá. Uma foto do teu eixo de frente sff.
Turbo ou atmosférico, Cana ou não depende... Se não meteres intercooler etc... Até hoje ninguém me chateou.

Abracumm
Agora isto é o melhor que consigo. Ajuda?

Anexos

• IMG_4654.jpeg
    IMG_4654.jpeg
    77,1 KB · Visualizações: 9
Top Inferior