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Troca de motor

Emusgado

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5 Jan 2025
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Olá a todos!

O coração do meu Cournil está a precisar de reparação e por isso estou a pensar em aproveitar e trocar por um 2.3 ou 2.5. Nesse sentido gostava de saber opiniões de quem já tenha feito essa troca. Vale a pena? A troca é tão simples como parece ou tem ali alguma manha? Ao nível de eletronica, ignição, etc., não precisa de mudar mais nada?

Agradecido.
 

Aldeia

Administrator
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31 Jul 2006
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Na perspetiva de quem está de fora, acho que a troca de um 2.1 por um 2.5 vale a pena. Não tenho a certeza mas acho que 13 cv de diferença. Do 2.1 para o 2.3 creio que são 5 cv de diferença.

Não sou versado nessa alteração, que não é difícil, mas pode ser laboriosa, sobretudo se o doador for um Alter 2 ou uma Peugeot.

Sendo um 2.1, imagino que tenhas a caixa Ugo. A ser o caso, eu procuraria um conjunto de motor e caixas de um Alter 1, ou mesmo 2. Acho que são trocas que valem a pena.

Se trocas por um conjunto do Alter 2, terás caixas de alumínio, são bastante diferentes do que estás habituado. São menos barulhentas, mas a manete das velocidades não é tão precisa e também tens que trocar as transmissões.

Se arranjas um conjunto do Alter 1, continuas com caixa de 4 em ferro da ZF, com as mesmas características, mas mais robusta e fiável que a Ugo. Acho que as transmissões podem ser mantidas.

O pior será meter um motor de um Alter 2 no Cournil, mantendo as caixas de ferro (Ugo ou ZF). Implica bastantes alterações aos periféricos, pois os motores trabalham em posições distintas. Também terás que alterar o volante do motor no torneiro, pois altera o numero de furos.

Em suma e ignorando o estado potencial do material que terás que comprar eu escolheria a opção motor e caixa do Alter 1, no caso de querer gastar menos dinheiro. Se o orçamento não for muito constrangido, eu partiria para a opção do motor e caixa do alter 2 (atenção caixa de 5 velocidades, porque existem alguns alter com caixa de 4 em alumínio e essa transformação acaba por não valer tanto a pena).

Boa sorte.
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas,

Como disse o Aldeia e sendo o teu cournil um porta larga, a tua caixa será uma ZF pelo que se arranjares um motor de alter 1 e de aplicação direta.

Não te esqueças de dar uma revisão ou 2.5 antes de o montar.

A alteração é bem merecida e o carrito fica bem mais alegre.

Por outro lado, se pretenderes reparar o teu motor, talvez não seja assim tão caro.

Abracumm
 

Paulo Serrao

UMMzito
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15 Set 2023
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Estoril
Olá companheiro.
As minhas palavras são as mesmas que deles aí em cima. A grande chatisse que tens pela frente logo de início é a posição na fixação do motor. Sem falar sequer agr na dificuldade de arranjares o motor e caixas no estado ideal que pretendes.

Eu sou suspeito. Fartei me do indenor mt rápido e arranjei o m51 da bmw. O que n falta é pessoal que tem feito estes swaps e tem saído mt feliz com as trocas. Tu é que tens de decidir bem logo de início quanto estas disposto a pagar e o quão longe queres ir.

Pessoalmente se fosse trocar de motor, n ficava nos indenors. Cada vez mais caro e dificil tbm de arranjar material.

Vai mantendo aí a informação do que pensas fazer que o pessoal gosta.

Abraço e boa continuação.
 

Emusgado

Iniciado
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5 Jan 2025
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Ora viva,

Obrigado pelo feedback, já me ajudaram organizar as ideias.
Quero fazer algo com custo controlado e quero manter o mais original possível, logo mudar para algo fora do Indenor não será solução, pelo menos para este.

Se a aplicação do 2.5 implica mais alterações do que simplesmente o motor, então também não me parece a melhor opção.

Entre manter o 2.1 ou saltar para o 2.3, na vossa opinião é alteração de valor? Isto não é carro de grandes viagens, é só mesmo carro de fim de semana e para fazer uns passeios TT.

Também não tenho certeza qual é o meu motor, não tem qualquer chapa de identificação e pelo número do bloco ainda não cheguei lá (x1507886x), logo não sei se a diferença de cavalagem compensa para o 2.3.
Conseguem confirmar se é XDP-90?

Em ultimo caso, repara-se ou troca-se por outro igual.

Obrigado pela orientação.
 

Aldeia

Administrator
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31 Jul 2006
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No meu entender, alterar para aumentar um pouco a potencia, é sempre de valor. Mas terás que ser tu a achares esse equilíbrio entre custo e benefício.

Na tua situação, eu trocaria o motor e caixas por um conjunto de um Alter 1 com motor 2.5.
 

Emusgado

Iniciado
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5 Jan 2025
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No meu entender, alterar para aumentar um pouco a potencia, é sempre de valor. Mas terás que ser tu a achares esse equilíbrio entre custo e benefício.

Na tua situação, eu trocaria o motor e caixas por um conjunto de um Alter 1 com motor 2.5.
O teu ponto de vista é valido, faz sentido e em termos de custo se tiver sorte na compra até não será assim tão mais caro que a reparação. Vou ver o que encontro a venda por aí…

Quando tiver novidades sobre este tema, atualizo aqui.

Obrigado pela ajuda.
 

markilhas

UMM
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29 Abr 2006
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Tive a ver as fotos, este cournil parece uma ultima fornada que veio com caixa Zf dana 44 a frente e motor 2.1....a muitos anos fizemos uma reparação num motor 2.1 de um cournil com as características que falamos, e foi um fiasco. Comprou se um motor 2500 e ficou óptimo...o ideal sera ja comprar de um alter1 pois ja vem prontinho para, que tb converter um motor que trabalhe inclinado, nao e difícil. Uma altura troquei o 2300 pelo 2500 e a nivel de perca, foi na rotação do motor, pois o 2.3 e mais rotativo, mas no resto sente se a diferença do 2.5 para o 2.3 para melhor....e se tiver uma bomba bosch...huiii
Pessoalmente começava a procura de um 2.5
 

MIRANDA

UMM
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19 Abr 2010
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Tive a ver as fotos, este cournil parece uma ultima fornada que veio com caixa Zf dana 44 a frente e motor 2.1....a muitos anos fizemos uma reparação num motor 2.1 de um cournil com as características que falamos, e foi um fiasco. Comprou se um motor 2500 e ficou óptimo...o ideal sera ja comprar de um alter1 pois ja vem prontinho para, que tb converter um motor que trabalhe inclinado, nao e difícil. Uma altura troquei o 2300 pelo 2500 e a nivel de perca, foi na rotação do motor, pois o 2.3 e mais rotativo, mas no resto sente se a diferença do 2.5 para o 2.3 para melhor....e se tiver uma bomba bosch...huiii
Pessoalmente começava a procura de um 2.5

Tambem concordo, ha 2.5 atmosfericos que com saude, sao muito interessantes...
 

Emusgado

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5 Jan 2025
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Tive a ver as fotos, este cournil parece uma ultima fornada que veio com caixa Zf dana 44 a frente e motor 2.1....a muitos anos fizemos uma reparação num motor 2.1 de um cournil com as características que falamos, e foi um fiasco. Comprou se um motor 2500 e ficou óptimo...o ideal sera ja comprar de um alter1 pois ja vem prontinho para, que tb converter um motor que trabalhe inclinado, nao e difícil. Uma altura troquei o 2300 pelo 2500 e a nivel de perca, foi na rotação do motor, pois o 2.3 e mais rotativo, mas no resto sente se a diferença do 2.5 para o 2.3 para melhor....e se tiver uma bomba bosch...huiii
Pessoalmente começava a procura de um 2.5
Verdade, tem caixa ZF e sim creio que é mesmo um dana 44...
Começo já a mentalizar-me que será a melhor solução. Motor novo e direção assistida serão os objetivos até ao verão!
Tambem concordo, ha 2.5 atmosfericos que com saude, sao muito interessantes...
Haja sorte em arranjar um com saúde!
 

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M-FERREIRA

UMMzito
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25 Mar 2020
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Eu no meu cournil porta curta, era para meter um 2.5, mas acabei por meter um 2.3 turbo ... ate agora tem corrido tudo bem,
só tive de alterar um pouco o espaço do motor .... !!!
 

Emusgado

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5 Jan 2025
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Eu no meu cournil porta curta, era para meter um 2.5, mas acabei por meter um 2.3 turbo ... ate agora tem corrido tudo bem,
só tive de alterar um pouco o espaço do motor .... !!!
Turbo ja dava muito nas vistas e na inspeção certamente que não passava despercebido. Já era a arriscar
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas,

Manda lá. Uma foto do teu eixo de frente sff.
Turbo ou atmosférico, Cana ou não depende... Se não meteres intercooler etc... Até hoje ninguém me chateou.

Abracumm
 

Emusgado

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5 Jan 2025
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Boas,

Manda lá. Uma foto do teu eixo de frente sff.
Turbo ou atmosférico, Cana ou não depende... Se não meteres intercooler etc... Até hoje ninguém me chateou.

Abracumm
Agora isto é o melhor que consigo. Ajuda?
 

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