• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

transfomação

Registo
23 Jan 2009
Mensagens
1.269
Localização
Sintra
Boas,
Tenho um Alter turbo de 88 e como a utilização do jipe e praticamente de TT queria acabar de vez com os espertos de molas pois e praticamente de ano a ano. Queria por umas molas helicoidais mas quer saber mais informação acerca de disso, de que carros se pode tirar, as barras que se liga ao chaci onde e que posso fazer este tipo de transfomaçao etc..

cUMMps
Miguel
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.599
Localização
Portugal
boas!

vao te dizer logo para meteres as barras do land rover... esquece.. enrolas aquilo tudo no primeiro dia. podes usar o esquema land rover mas as barras tens que fazer umas.

o ideal e o sistema GR mas melhorado

fala com o filipeumm ele e pro nisso


 

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
641
Localização
Portugal
Boas,
Eu como tenho de espartar as minhas, e toda a gente diz que é necessário fazê-lo com regularidade, tambem gostava de saber custos desta alteração, pois caso seja vantajoso, prefiro gastar aqui o meu €...

FilipeUMM, se puderes trazer um pouco de luz a este assunto, já somos 2 interessados.

Miguel, desculpa usar o teu topico, mas traduziste em letras aquilo que me vai na alma há alguns meses...


Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!
 
Registo
23 Jan 2009
Mensagens
1.269
Localização
Sintra
Boas,
Vou então falar com o FilipeUMM, pois queria mesmo proceder a esta alteração, visto q e uma chatice andar sempre a dar arco e dois saltos volta ao mesmo.
Visto que este UMM não e para seguir a risca a linha original, acho q e uma alteração bastante interessante

cUMMps
Miguel
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.480
Localização
United Kingdom
Miguel,

Enquanto fosse so a chatisse de arquear as molas numa casa da especialidade ainda e' o menos.

A realidade e para teres uma nocao por alto dos custos:
- compra de conjunto de eixos
- veio de transmissao posterior
- veio de transmissao dianteiro
- manutencao ou reparacao a esses eixos.

E depois...ora bem ali estas tu com tudo o que acima referi e chegas a conclusao "mais tarde" que:

- a relacao desses eixos e' mais longa ou mais curta e retira comportamentos normais do teu motor original.
- comecas a pensar, vou trocar a relacao em funcao do que tenho?
- ou vou mudar o motor e caixa de velocidades?

Ja viste onde vais em relacao a custos?
Continua a arquear as molas ou entao...

Tudo o que referi acima ja compraste e ...

- vais entregar tudo a uma empresa que tem um banco de carrocarias para fazer o trabalho como deve de ser,
Sim que uma coisa e' "aplicar os eixos" e outra e' montar um conjunto em harmonia com o chassis e outros componentes de modo a que nao fique "inguiavel"...pois para fazer "trial" qualquer coisa da... Tenta e' conduzir como deve de ser e ve se a maior parte dos veiculos com eixos alterados tem um comportamento de carro.

Ora despesas?
Tens mesmo nocao do que queres fazer e' uma coisa
E
O que podes fazer e' outra?

Eu ando nessas guerras e sei o que te digo.
Para novembro deste ano talvez tenha uma dessas guerras acabadas.
Ja esteve mais longe.
Mas olha que nao sao 1000 euros...
Bem feito da para uns bons pares de UMM's.

Nao e' impossivel.


 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.480
Localização
United Kingdom
...E' o que da ler a correr...

Aplicar so as molas + amortecedores + sticks, e' sempre mais em conta.

No entanto carece de evitar andar de fita metrica a aplicar estes componentes.

Convidar o chassis UMM a passar um tempinho em cima de um banco de carrocarias e' a melhor solucao.
E com cabeca e "dados" aplicar os sticks no sitio certo, aplicar as molas no sitio certo e amortecedores tambem.

E' tambem possivel.
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
Como o Aloevera refere estas aplicações se não forem bem ponderadas por vezes correm mal,ou até chegar ao ideal dá muito trabalho.

Quem quer fazer uma coisa simples sem muito trabalho e pouca teoria e invenções é fazer o sistema dos toyota VX,sticks á frente e atrás com barras panhard.O cruzamento de eixos não é dos maiores mas pessoalmente acho que chega perfeitamente para um jipe comum que não anda em grandes trialadas,se o carro cruzar muito as rodas depois tambem não cabem...

Depois complicando mais um bocadinho é o sistema de triangulo atrás do Land-rover,pessoalmente não sou adepto mas andam aí muitos e funcionam e não dá muito trabalho. Á frente sticks com panhard.

Entrando depois nos sistemas de 4-link atrás são os mais trabalhosos mas os que têm melhor desempenho,mas tem de ficar tudo com medidas certinhas,e na frente sticks com panhard.

Se formos para coil-overs 4-link atrás, e á frente 3-link com panhard ou 4-link,e aqui sim as contas começam a complicar e o grau de perfeição na fabricação tem de ser elevado para ficar em condições.

Os materiais depende eu para mim prefiro material japonês,é o dobro do preço mas dura 3 vezes mais:D

Mas mesmo para a hipotese mais simples de sticks á frente e atrás é dificil dizer para comprar molas x ou y,pincipalmente as molas depende muito de carro para carro,no meu caso tive de por umas á frente dum Patrol y61 reforçadas...
 
Registo
23 Jan 2009
Mensagens
1.269
Localização
Sintra
Boas,
Sei que esta aqui um investimento que pesa na carteira, o objetivo seria colocar os sticks e as molas, e reforçar. Conto que a operação seja demora e minunciosa, mas em termos de materiais, concordo com o Filipe, Japones.
Filipe, sei que fizeste isso ao teu Jipe, posso perguntar te onde o fizeste? Se preferires mandar PM sem problema.

cUMMps
Miguel
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
No meu UMM sou só eu a mexer:D,mas tenho algumas condições e o mais importante tambem tenho alguns conhecimentos do que queria e a materia tambem foi muito bem estudada:rolleyes:,pelo menos o resultado parece mostrar que o que tinha em mente realmente se justificou com o comportamento do carro.
Não costumo fazer aqui grande "publicidade" pois sei que isto é um um pouco tabu para muita gente que aqui anda e como eu têm a sua teoria e como gosto que respeitem a minha tambem respeito a dos outros e não é com teoria ou palavras que as coisas se mostram...quem já andou no meu carro sabe perfeitamente o que lá está e como ficou,a unica coisa que posso dizer é que se soubesse o que sei hoje já tinha aplicado as helicoidais há muito tempo.Mas cada um sabe de si.
Oficinas para te aconselhar de experiencia tenho pouca pois no UMM como ja disse sou eu que faço tudo,mas tenho conhecimento de 2 amigos que têm "porta aberta" e com provas dadas,XS5 em Torres Vedras e Fathermotorsport no Bombarral,são apenas 2 exemplos e são pessoas que te podem dar orçamentos,há muito mais preparadores 4x4 que te podem tambem fazer isso,se fores a uma prova de trial do Extreme ou mesmo do CNT trial eles andam por lá e serão as melhores casas que te podem fazer isso.
 
Registo
23 Jan 2009
Mensagens
1.269
Localização
Sintra
Boas,
Filipe, desde ja um grande obrigado pela ajuda, vou dar uma olhadela e proceder a alguns contactos para puder fazer isto ao jipe.

cUMMps
Miguel
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
Se precisares de algum esclarecimento diz mas pessoalmente é melhor;)Há muitos pequenos pormenores que por escrita é complicado.
 
Registo
23 Jan 2009
Mensagens
1.269
Localização
Sintra
Boas,
Certamente e necessário, mas será mais fácil se te levar o jipe, entretanto ainda nem caixas tenho assim q as tiver será mais simples.

CUMMPS
Miguel
 
Top Inferior