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Tracção

sagrolico

Iniciado
Registo
4 Jul 2007
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Boas,

Para quem ainda agora chegou já estou a fazer perguntas a mais mas, aí vai.
Gostaria que alguem me explicasse todo o sistema para ligar e desligar a tracçaõ no meu UMM.
Na carrinha que eu andava antes era automatico mas agora na minha maquina nova isso já não acontece. Na carrinha, tinha apenas duas manetes, uma das mudancas e outra das altas e baixas agora tenho 3 manetes e cubos manuais.
Sei que para poder ligar a tracção tenho que ligar 1º os cubos e depois penso que para ter tambem tracção no eixo da frente terei que ligar uma das manetes pequenas.
Esta manete é a do meio?
Apenas tem uma posição?
A outra mas à direita, é para as baixas e altas?
Se calhar depois de tanto tempo a escrever já tinha ido experimentar mas, depois ganhava-lhe o vicio e esquecia-me logo de estudar.

Obrigado,






Cumprimentos,

Paulo Teixeira
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Paulo

Na manete mais próxima de si é a da caixa de vel. (no problem about that, we hope:)).

A do meio tem 2 posições e engata o eixo frontal. Para a frente o eixo frontal está desengatado para trás engata-o.

A mais afastada de si tem 2 funções e tem 3 posições. A sua posição normal (andamento em estrada) é a mais recuada das 3, se a puser na posição imediatamente a seguir (para a frente) toda a caixa e cx. de transferência ficam desligados dos eixos. Isto serve para fazer trabalhar acessórios agrícolas ou guinchos mecânicos. Na posição mais à frente engata a redução/baixas. Atenção que para não haver danos no eixo trazeiro (por demasiado esforço) a caixa redutora apenas pode ser engatada (posição mais à frente) se a manete de 4x2/4x4 (a tal do meio) estiver na posição 4x4!

Toda a movimentação das manetes deverá ser feita com o carro parado ou quase, e com as rodas a direito, principalmente ao desengatar.

UMM abraço

João

 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
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Ola
Um esclarecimento na caixa do alter 5v as redutoras podem ser engrenadas tanto em 4x2 como 4x4.

UMM abraço
Samuel Sousa
 

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
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Boas, pela apresentação julgo que o carro do Paulo é um AlterII as manetes não funcionam ao contrário do cournil/alterI?

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 

Ajlr

UMMzito
Registo
2 Nov 2006
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O meu UJ é um Alter II e a manete do eixo da frente é a que está ao pé do pendura e a do meio é que tem as 3 posições, altas , neutra e baixas.
Espero ter ajudado.

cUMMprimentos
A. Ribeiro
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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-
A manete pequena do lado do condutor controla a marcha reduzida e normal assim como o ponto morto. A manete pequena do lado do passageiro engrena ou desengrena o veio de transmissão dianteiro. Isto na caixa de 5 do Alter II de 1988.


Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Mario

Como certamente os seus pneus não terão o mesmo diâmetro (quem é que os tem?:rolleyes:), nem ninguem tem pesos igualados:blush:, não dando por esse motivo rotações iguais:angry:, esperamos que reconsidere o preço das lições:astonished:, pois se alguem aceita, o que possivelmente irá gastar em reparações futuras no "seu" carro(carretos de engate:dizzy_face:, corrente:dizzy_face:, cruzetas:dizzy_face: etc.) vai ser, mais tarde ou mais cedo, de valor substancialmente superior:p.

UMM abraço

João

PS. O/a frango/a :D já saiu da marinada de vinhos alentejanos e ervas raras e está a caminho da panela de barro, toda contente por ir ao encontro dos "30", também já comprei batatas "Ti-Ti":D

 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
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No caso das cx de 4 dos Cournil, só não dá para por as redutoras sem as 4 ligadas por causa de uma patilha na manete que não permite que elas entrem... se tirarem a patilha, passa a funcionar como as cx dos Alter, e aí dá para ligar as baixas em 4x2... mas não é aconselhável.

De resto as cx n são todas iguais, e era preciso saber que caixa o Paulo Teixeira tem para melhor lhe dar as dicas.
 
Registo
8 Jun 2006
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Ao tópico

Não sei quem concebeu a nossa cx. de transf. de alumínio, terá sido projecto Nacional? De qualquer forma, e criticar também é gostar, penso que terá sido um erro não incluir esta "segurança" que é impedir a passagem para redutoras, quando se está em 4x2. A força aplicada apenas ao eixo traseiro é enorme e sem nenhum, aparente, benefício ou utilidade. Quantos de nós no "calor" de transpor determinado obstáculo, ou por natural falta de experiência, se lembra que apenas está em 4x2 e com red. metidas...

Nas caixas de ferro, é como o Nuno diz. Um pequeno pistão livre, retido entre os veios dos baladeros de 4x2/4x4 e redutoras, apenas deixa que o veio das red. se movimente para essa posição, quando o veio da 4x2/4x4 lhe apresenta uma concavidade onde esse pistão pode encaixar.

UMM abraço

João

 
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