Amigo Rui
Se tudo o que é acessório num diesel(velas/b. inj./m.a. etc.)estiver bom mas o motor não pegar quando está frio, mal está a "coisa"
. Se já não pega nem a quente...Tá morto:dizzy_face:
Poderá sempre pedir ao mecânico que lhe vier a fazer o trabalho para tirar a cabeça e verificar o estado das válvulas e folga dos pistões/calo. Se for opinião desse técnico que terá que haver uma reparação geral, salvo outras opiniões que naturalmente virão, penso que é melhor (com o menor gasto) para si, comprar um motor em 2ª mão, que, garantidamente, saiba estar em condições. Reparar um motor a diesel (bem reparado) é caro.
Se optar por essa via e ficar com o motor velho, no futuro pode sempre ir reparando aos poucos e ficar com um motor de substituição.
Como já foi dito pelo Nuno e pelo André, qualquer "MECÂNICO" lhe tira um e põe o outro.
A melhor das sortes e UMM abraço.
João