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Tirar Motor + Caixa + Molas + Diferenciais Cournil

HUGO_NSS

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28 Mar 2019
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Boa tarde Caríssimos, estou a pensar desmontar o meu Cournil por baixo para pintar, tanto a carroçaria como o restante material, sabendo que nao sou mecánico e os meus conhecimentos sao básicos gostaria da opinião dos mais experientes:

Tirar o motor: Quais os passos corretos? tirar o radiador, desapertar da caixa desapertar os apoios do motor e voila?

Tirar a caixa: Quais os procedimentos corretos?

Tirar diferenciais, molas e amortecedores (estao uma desgraça o amortecedores): Quais os procedimentos correto? fazem muita força ao desmontar e depois ao montar ?

Depois a minha grande duvida tambem é ao ligar a caixa ao motor novamente devo ter algum cuidado especial ou é de encaixe fácil, ou tem alguma afinação ?

Desculpem a minha ignorância mas mais vale perguntar do que inventar e desculpem se disse alguma barbaridade :)

Obrigado pela atenção.

Os dois dias mais importantes da tua vida são o dia em que nasceste e o dia em que descobriste o porque!
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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É mais fácil sacar motor e caixas juntos. Basicamente desapertas todos os tubos de agua e ar, escape, alternador e fios conectados para sensores, veios de transmissão, bicha do conta quilómetros e o que de mais aparecer. Desmonta com calma, anota tudo com fotos e etiquetas, sem pressas para não fazer asneiras. Depois seguras o motor com uma grua ou outra coisa e desapertas os apoios. Depois sobes o conjunto motor e caixa fora. Não é difícil, dá um bocado de trabalho, sobretudo se tiveres parafusos fdp.

Tirar fora os eixos, molas e afins, é fácil, os parafusos estão à vista. Terás que suportar o chassis para desmontar tudo. O mais difícil poderá ser as molas, por vezes os parafusos dos brincos gripam e é uma fod.. para sacar fora. Terás que ter chaves resistentes, umas barras de ferro para fazer de alavanca e determinação. Pode ser um trabalho um pouco penoso se não lhe mexem há muitos anos.




 

HUGO_NSS

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28 Mar 2019
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Muito Obrigado Aldeia, eu tenho uma grua, e sim sendo assim prefiro tirar motor e caixa tudo junto, assim fica mais fácil, mas será que sai tudo junto? pela frente ? Obrigado

Os dois dias mais importantes da tua vida são o dia em que nasceste e o dia em que descobriste o porque!
 

Eduardo Filipe

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5 Dez 2010
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Hugo não sei se percebes alguma coisa de mecânica, mas admiro a tua vontade de te empenhares em restaurar essa obra de arte...!!!
Já passou por aqui muita gente com o mesmo empenho e espero que não sejas mais um dos que desanimaram e deixaram a obra a meio e a colocaram á venda para outros a acabarem...!!!
Não vai ser tarefa fácil o que tens pela frente, mas com força de vontade a coisa vai...!!!


 

HUGO_NSS

UMM
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28 Mar 2019
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Amigo Eduardo Filipe, normalmente nunca deixo nada a meio vontade e dedicação normalmente sao coisas que não me falham #9786;#65039; E espero que não em falhe com este projecto porque realmente estou muito motivado. Vou dar o meu melhor e claro conto com a vossa ajuda porque não se sabe de tudo, mas eu gosto muito de aprender #9786;#65039;

Obrigado pela atenção #128513;

Os dois dias mais importantes da tua vida são o dia em que nasceste e o dia em que descobriste o porque!
 

volino

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13 Jul 2009
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como disse o aldeia não te esqueças de marcar todos os fios e tirar fotos para depois não teres problema na montagem.
de resto é ir tirando parafusos ...:)

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Quando tirares os parafusos, põe dentro de uma saca e cola essa saca à peça a que pertencem. Por exemplo, tiras os parachoques, colocas os parafusos dentro de uma saca pequena e colas a saca ao parachoques com fita cola. Assim sabes sempre de onde são e onde estão os parafusos.

Fotos de tudo e mais alguma coisa, dá sempre jeito para depois voltar a montar.

Nunca desmontes duas peças iguais ao mesmo tempo. Assim se tiveres dúvidas ao montar, desmontas a outra. Por exemplo, as pinças dos travões, desmontas uma, recondicionas e voltas a montar. Caso tenhas dúvidas ao montar, tens sempre a outra para veres como é.

Coloca as peças separadas por secções. Por exemplo, desmontas o alternador, colocas dentro de uma caixa, junto com todas as peças que pertencem ao alternador. Nunca mistures peças diferentes no mesmo sitio.

Antes de desapertares os parafusos, coloca spray próprio para desencrustar os parafusos e deixa actuar bem. Antes de desapertar dá um ligeiro aperto e depois desaperta. Se necessário aquece o parafuso. Os parafusos partem facilmente e depois é uma dor de cabeça e uma conta mais elevada no torneiro.

Quando substituíres um parafuso, confirma o passo de rosca. Existem vários passos de rosca no umm. Alguns não são fáceis encontrar. Se colocares um parafuso com um passo de rosca diferente, vais moer a porca ou o parafuso.

Em vez de mandares zincar os parafusos, liga para as casas especialistas em umm, eles já têm esses parafusos zincados e fica mais em conta do que mandares zincar.

Lembra-te, normalmente apertar é para a direita e desapertar é para a esquerda.

Isto foi tudo aquilo que eu não fiz e gostava ter feito. Boa sorte.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Um conselho meu, só fazes se quiseres, substitui o máximo que puderes por inox ( parafusos , anilhas porcas etc...)

Se reparares bem vês os parafusos que fixam os para choques e a parte dos roletes do guincho são todos em inox.
Neste momento mais de metade dos parafuso no meu carro são em inox




 

HUGO_NSS

UMM
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28 Mar 2019
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Boa tarde, obrigado a todos pelas dicas, todas elas sao valiosas :) hoje ja tirei o motor fora, motor caixa e diferenciais, o diferencial da frente tirei do lado da caixa numa boa, quando fui tirar o outro lado fiquei com ele nao mão, está todo desfeito :/

Normalmente tiro os parafusos e depois aperto outra vez na peça, assim já sei de onde é :D mas a ideia do saco com fita também me parece bem.

Entretanto vou colocando fotos do meu restauro.

Obrigado a todos mais uma vez.

Os dois dias mais importantes da tua vida são o dia em que nasceste e o dia em que descobriste o porque!
 
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