• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Termostato

ajrm

UMMzito
Registo
27 Out 2006
Mensagens
130
Localização
Portugal
Amigos:
o termostato que equipa as nossas maquinas, especificamente o Alter II Turbo, é o mesmo da Peugeot 505 turbo?

um abraço
ajrm
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Já agora, onde á que fica num motor turbo? Tou farto de procurar e parece-me que não tenho!

Se alguém me puder por uma foto, agradecia muito!

UMM abraçUMM

j.aldeia
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas

carlos..ultimamente..ou andas a perder "coisas" ou nao as encontras :)

aki está o termotasto de um Motor Turbo no lugar dela (bomba de agua)



eu nao uso termostasto...mas n aconselho ninguem a tirar..até por nao é só tirar o termostasto e já esta!!( é necessario separar no interior da bomba os 2 circuitos...e tb pork a minha Bomba de agua é "especial"


UMM abraço
madeira
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Pois, obrigado Madeira mas se está escondido...... Como querias que o encontra-se? ;-)

Vou desmontar, há alguma forma de testar o termostato" a seco" para saber se funciona? é que eu ando desconfiado pois parecia-me que o motor andava a temperaturas um pouco baixas.

UMM abraçUMM

j.aldeia
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Se estás desconfiado que o jipe andava em temperaturas baixas é porque o termostato está sempre aberto(demora mais tempo a aquecer).Se for o caso de ele estar aberto vês bem fisicamente,pois o termostato não é mais que uma valvula com uma membrana de borracha que impede a passagem da agua.Artesanalmente para ver se ele funciona metes o termostato dentro de uma panela com agua e metes no fogão,um bocado antes da agua ferver ele tem que estar completamente aberto,normalmente a agua começa a ferver aos 100graus centigrados e se ele só abrisse aos 100 graus já era tarde demais,os termostatos normalmente estão calibrados para manter a temperatura da agua a +-88/90graus.


Filipe Pinheiro
 

rjf

UMM
Registo
12 Jul 2006
Mensagens
413
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Aldeia

Pois, obrigado Madeira mas se está escondido...... Como querias que o encontra-se? ;-)

Vou desmontar, há alguma forma de testar o termostato" a seco" para saber se funciona? é que eu ando desconfiado pois parecia-me que o motor andava a temperaturas um pouco baixas.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Eu acho que sofro do mesmo problema!
Quando faço aquele tipo de passeios que a malta anda devagar e para com frequencia (sem desligar o motor) o ponteiro da temperatura está quase sempre no frio.


AbraçUMM
RJF
Produções Raio Azul
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Sacei o meu fora durante a hora do almoço, e digo-vos que á gente que não merece aquilo que tem! O meu está podre e parece-me que está colado! Bem, seja como for vou comprar um novo, logo ponho uma foto para ver o estado miserável em que se encontra.

Agora, devo ter o circuito com muitas porcarias, o tudo da purga que sai da solfagem estava completamente entudido em toda a sua extenção! Contudo limpei o radiador da solfagem e parecia-me muito limpo, ao contrário do radiador de água que tive dez minutos (verdadeiros!) com água á pressão (da rede, nada de mais) a correr até começar a sair limpa! Sinceramente, ainda não sei como não queimei o motor.....

Gostava de saber como posso limpar todo o circuito de refrigeração e se há algum produtu especial para o efeito.

Outra duvida que tenho é saber se a unica purga do sistema é o tubo com a tampa branca que sai do radiador da solfagem (também já sei que tem de ter a torneira virada para o ponto vermelho). Mas antes disso pergunto qual é a melhor maneira de vazar completamente o circuito.

Finalmente, e porque já estou a ser muito chato, gostava de saber como se enche o circuito, se é pelo radiador ou pelo vaso de expanção(?). É que não consegui tirar a tampa do radiador.....



UMM abraçUMM

j.aldeia
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
A unica purga que temos é mesmo essa que está no radiador da solfagem.Para enchermos o circuito é no deposito de plastico onde vemos o nivel e não no radiador(se não me engano a tampa que está no radiador está a um nivel mais baixo do minimo do deposito de plastico)com a torneira da solfagem aberta (no vermelho)e com a purga aberta,normalmente o nivel que está na purga é superior ou igual ao nivel minimo do deposito.
Para vasar o circuito temos uma purga no radiador em baixo,mas mesmo esta deixa sempre liquido nas tubagens e dentro do bloco do motor,o mais eficaz é tirar-mos tubo que esteja mais abaixo do circuito todo.
Para limpar o circuito de certeza que há algum produto quimico indicado para o efeito mas há quem use coca-cola:DEu nunca usei,o que tenho feito é pôr liquido de refrigeração e passado pouco tempo substituir.


Filipe Pinheiro
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Obrigado Filipe, a da coca-cola já tiva ouvido falar, e agora fizes-te-me lembrar que posso usar isso!

Vou dar umas passagens de coca-cola, depois passo água e por fim, liquido do bom!


UMM abraçUMM

j.aldeia
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
quote:Originally posted by pajomoro

no meu caso fiz o furo mas desconhecia esses da volvo

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

Onde fizes-te o furo? No meu termostato não tenho furos para o exterior! Tem sim um furo no interior mas com uma peça em forma de gota no interior. Penso que serviria para vedar.

Alguém me pode dizer (ou melhor mostrar) onde faço eu o furo?

UMM abraçUMM

j.aldeia
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Ora cá estão as fotos da desgraça do meu termostato::devilish:



podre!!!

Onde está o furo?





Pelo menos a bomba parece estar em bom estado:)



enfim.....




UMM abraçUMM

j.aldeia
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas

Carlos..volta a fazer com a agua corrente (da rede)..mas abres o bujao debaixo do radiador e metes a mangueira por cima.pela tampa do radiador (se custa abrir..é normal..tá colada com calcario)..deixa correr a agua durante 20 minutos...depois fecha..metes 1 litro de anti.cozelante..Mas!!! do ke é concentrado...atençao ke ha.anti-congelantes..é pior ke agua dum charco

depois purgas o circuito pela purga da sofagem..e andas uns bons kilometros assim...200 a 300 Kms...

e depois voltas a fazer tudo de novo..mas definito..ou antes..
deve-se uma vez no ano fazer este processo...

o teu UMM nao andava frio por ter colado...naaa..se o termotato tivesse colado...uiiii !!!...nem imaginas o ke poderia aconteçer..e nao te eskeças ke estamos atrevessar uma "altura" de muito frio..ainda mais na tua regiao...!!!!
kem sofrer do mesmo sintoma..o ponteiro andar sempre no azul..entao pega num cartao e tapa metade da frente do radiador...

este é mais um velho truke...pra alturas de muito frio..e resulta

mas deve-se andar sempre olho no ponteiro

UMM abraço
madeira
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Obrigado, vou seguir as tuas indicaçoes. Já agora aconselhas alguma marca de anti-conjelante concentrado?

UMM abraçUMM

j.aldeia
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas

carlos ..eu uso Kraft

UMM Abraço
madeira

PS..nao metas a agua a correr com maquina de pressao...mete só mangueira simples e nao presisas abrir totalmente a Torneira..mete ao mesmo ritmo da evasao
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
O meu ponteiro tb anda quase sempre no azul agora nesta altura!! Nunca me tinha preocupado mas agora fiquei a pensar nisso... Mas como não percebo nada de purgas:) é melhor esperar pela proxima vez que for ao Silvino, peço para ele me revisionar isso!

Orgulhosamente UMMista
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
se anda sempre no azul, provavelmente tens mesmo o termostato avariado... e cuidado... é pior andar com o motor a trabalhar a frio do que ligeiramente sobreaquecido... dá mais desgaste. Trata de ver isso.

Cumps UMMistas
Nuno
 
Top Inferior