• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Substituir instalação

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa noite,

Comprei uma instalação nova mas não é igual à que tinha montada.
A minha pergunta é a seguinte: é possível montar a nova sem fazer alterações? Existe uma diferença que me preocupa bastante.
Deixo aqui fotos de ambas para que possam comparar.

Antiga

Nova

Obrigado.

M.P.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Tens de fazer algumas alterações, se for como no meu caso, algumas bem profundas, tens de ter muita paciência. Aproveita todos os fios da instalação velha para fazeres retalhos, compra bornes macho/femea bons, fita isoladora e se possivel um pouco de manga retratil. A paciência, o material necessário e o esquema adequado à instalação que adquiriste é o suficiente para um bom trabalho.

P.S. Demorei uma semana a fazê-lo e mesmo assim tive uma falha que teve de ser resolvida por um profissional.

Pedro
For every piece to fall in place
Forever gone without a trace
you'll rise it takes its shape
No turning back, don't turn that page
Come now im leavin here tonight
Come now lets leave it all behind
Is that the price you pay?
Runnin through hell, heaven can wait

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro :)
Eu tenho todo o gosto em te ajudar.
Moro em Aveiro, se fores aqui da zona podemos ver isso.
Tal como disse o Pedro, é necessário alguma paciência e concentração para que o trabalho fique bem feito.
Se não estás muito à vontade com a parte eléctrica, tens que fazer as coisas passo-a-passo, senão nunca mais te entendes com tanto fio :disappointed_relieved:
Já retiraste a instalação velha, certo?
Não desmontes a instalação velha porque ela será o teu guia para a aplicação e ligação da instalação da nova.
Faz a instalação passo-a-passo com muita calma e paciência.
Eu no meu fiz uma instalação completamente nova mas não a comprei.
Fui desmontando a velha fio a fio, terminal a terminal e fui substituindo por material novo.
Penso que pegar numa instalação já feita e sendo diferente da antiga, na minha opinião torna-se mais complicado do que fazer de novo.
Como diz o Pedro, vais precisar de terminais macho, terminais fêmea, terminais de olhal, manga termo-retractil, fita isoladora, braçadeiras de serrilha e alguma paciência.
Se precisares de ajuda apita.
Boa sorte com a instalação!
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Bom dia,

Desde ja um obrigado a ambos.

Queria evitar os "retalhos", por isso comprei a instalação de origem - para emendas e remendos já me basta a instalação antiga:disappointed_relieved:
Se encontrar uma igual à antiga posso devolver esta, mas onde procurar mais?
Eu também sou de Aveiro e vou aceitar essa ajuda pois por este andar nem daqui a um ano tenho o UMM pronto:disappointed_relieved:

Obrigado.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Se o teu UMM é anterior a 92 e se a instalação for a mais moderna, a que já tem duas caixas de fusiveis, o melhor é tirares toda a instalação velha porque uma não tem nada a haver com outra e só baralha devido à cores.

Confirma quantas caixas de fusiveis tem a nova instalação e de que cor são os fios dos piscas dianteiros, para ver se a que compraste é das novas ou não.

Se for das novas há mais umas coisas que tens de trocar mas isso depois vais-te aperceber.

Pedro

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Eu comprei as fichas, terminais e manga termoretratil para o curnilproto em Aveiro, no Martelo Electrico, junto à PSP.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa noite,

O meu UMM é de 10/92'.
Ambas as instalações são com duas caixas de fusíveis, uma tem ano de fabrico 92' e a outra 91'.

Vou tentar tirar uma foto da diferença que salta mesmo à vista.

Obrigado

M.P.

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro :)
Terei todo o gosto em te ajudar a fazer a instalação eléctrica no teu menino.
O meu telefone é: 96 477 21 50
Depois diz alguma coisa para a gente tratar do assunto.
Esta semana e no fim de semana que vem eu não posso, mas a partir da semana que vem posso ir ter contigo e orientamos a coisa.
Um abraço

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Um grande obrigado:)
Então para a semana entro em contacto.

M.P.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa tarde,

Após análise exaustiva:) tenho mais duas coisas a acrescentar:
a instalacão nova tem os fios para o alternador à esq. e a ligação para o motor limpa vidros à esq. Sendo que estes elementos estão no lado dto., alguém me sabe consegue explicar isto?

Obrigado

M.P.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
:)Podia até ser mas sinceramente penso que não, pois o resto das ligações estão no seu sítio.

M.P.

Registo
30 Mar 2006
Quase de certeza que era com o volante à direita, o Silvino teve um problema desses quando encomendou uma cabelagem para um Cliente...na Europeças, parece que essas foram as unicas que sobraram.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Tens exactamente o mesmo problema que eu tive, mas tem calma que isso é facil de resolver. Se morasses mais perto deixavas o teu UMM que eu fazia isso, mas como estás longe não vai ser mais complicado.

O que tens a fazer é puxadas para o Alternador, cruzar cablagem por cima da embraigem para a levares para os sitios certos, como é o caso da sonda das redutoras e do travão de mão, a cablagem que vai para o motor das escovas e mais umas coisitas que só no local dá para ver. Também tem de ser trocados dois fios na manete dos piscas.

Se quiseres trazer o teu UMM a Alverca eu faço-te esse trabalho.

Pedro

Registo
8 Jun 2006
Tenho seguido com atenção este "drama":). Realmente quando se compra qualquer instalação nova, raramente (nunca!!!) é igual à que tínhamos montada. As diversas pequenas alterações e reduções de custo explicam o sucedido.

O que se costuma fazer (para quem não é técnico e não tem os dedos quadrados), é o seguinte:

Material a comprar:

Fio novo do mesmo calibre ou a medida a seguir (preferencial)
Diversos terminais conforme as necessidades
Ferro de soldar/solda (loja do Fong Tau Ming 3€, a solda terá que vir de uma loja boa!). Desaconselho o uso de alicates de cravar, a não ser que sejam do tipo profissional (de boa qualidade).
Braçadeiras de nylon (loja do Ming Fong Tau 1€)
Fita isoladora de qualidade

Retira-se toda a instalação velha apontando (muito bem e de forma segura, por ex. com fita isoladora de pintor e anotando tudo em folhas de papel ou fotografando) as pontas que ligarão a diversos locais.

Depois retira-se toda a fita isoladora preta, tendo cuidado de prender os feixes de fios com braçadeiras de nylon (da loja do Kong Fu Ling), especialmente as zonas de separação e ramais dos feixes.

Arranja-se uma placa grande de aparite e espalha-se/estende-se (de maneira lógica, toda aquela "porcaria", prendendo com pregos à aparite.

Em baixo (mais abaixo) duplicam-se os mesmos pregos que pusemos em cima e começa-se a estender fio novo, a soldar terminais novos etc. Para isso vai-se prendendo e desprendendo com as tais braçadeiras baratas. Ao mesmo tempo e ao ritmo de um cabo de cada vez, vai-se duplicando a identificação que se fez na instalação original. Atenção que esta identificação deverá ser feita de forma segura, de modo a que não se perca com os diversos manuseamentos!!!

No feixe velho, convém verificar com um multímetro barato (4€ na loja do Ching Ling Ling) as diversas continuidades, para ver de onde vem e para onde, de facto vai, determinado cabo, ou se tem naturais bifurcações!

Depois de TER A CERTEZA de que tudo está correctamente duplicado, vai-se enfitando com a fita isoladora e retirando da base de aparite que serviu de "gabarito" ou molde.

Parece complicado:devilish:, mas não é:p

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa noite,

Então aqui um ponto de situação:

Penso que a instalaçao antiga já não daria para fazer uma réplica pois encontra-se em estado "mutante" - tantos são os fios mal adicionados, os cortes feitos, as extensões amp***das, etc...
Como parece que só em material daria mais do que o dinheiro que dei por esta nova instalção, vou ficar com ela e fazer as alterações necessárias. (Para ajudar na decisão também pude contar com a opinião, in loco, do Marcelo)
Agora, conforme vá precisando vou pedindo dicas ao Pedro:) e quando o trabalho estiver feito vou tentar tirar fotos para se alguém precisar no futuro.
Vamos lá ver se resolvo isto rápido e ponho o UMM a cantar de novo para usufruir do prazer de condução:)

Obrigado a todos,

Marco Pinho

Registo
8 Jun 2006
Amigo Marco

A ferramenta que mais lhe fará falta é a "vontade", e penso que essa tem em demasia:).

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Boas

Peço desculpa o facto de ainda não ter digitalizados os esquemas, mas se dantes era porque não tinha o digitalizador em condições, agora é porque não encontro es esquemas.:disappointed_relieved::disappointed_relieved::disappointed_relieved:

Pedro

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa noite.

Acabei por recorrer aos serviços de um profissional pois quero a coisa mesmo bem feita.
Agora preciso novamente da vossa ajuda pois as alterações já estão na fase final e antes de "enfitar" tem que estar tudo direitinho.

Tenho as seguintes questões:

Que fio vai ligar ao motor de arranque?
Que fio vai ligar à bomba injectora?
Que fios vai ligar ao sensor na cabeça do motor?
Que fios vão ligar ao filtro do óleo?

No lado das ligações ao painel tenho uma ficha que tem dois fios roxos e uns outros, sabem dizer-me onde se liga?

No lado do passageiro tenho uns fios amarelos e pretos, que penso serem da luz interior, mas parece-me que tenho quatro a mais. Qual a sua função?

Quanto aos fios que ligam a ambas as caixas, estão nos lados errados... Podem passar-se por cima delas? Não há perigo de aquecimento ou algo assim?

Obrigado.

Marco Pinho

Top Inferior