Tenho seguido com atenção este "drama"

. Realmente quando se compra qualquer instalação nova, raramente (nunca!!!) é igual à que tínhamos montada. As diversas pequenas alterações e reduções de custo explicam o sucedido.
O que se costuma fazer (para quem não é técnico e não tem os dedos quadrados), é o seguinte:
Material a comprar:
Fio novo do mesmo calibre ou a medida a seguir (preferencial)
Diversos terminais conforme as necessidades
Ferro de soldar/solda (loja do Fong Tau Ming 3, a solda terá que vir de uma loja boa!). Desaconselho o uso de alicates de cravar, a não ser que sejam do tipo profissional (de boa qualidade).
Braçadeiras de nylon (loja do Ming Fong Tau 1)
Fita isoladora de qualidade
Retira-se toda a instalação velha apontando (muito bem e de forma segura, por ex. com fita isoladora de pintor e anotando tudo em folhas de papel ou fotografando) as pontas que ligarão a diversos locais.
Depois retira-se toda a fita isoladora preta, tendo cuidado de prender os feixes de fios com braçadeiras de nylon (da loja do Kong Fu Ling), especialmente as zonas de separação e ramais dos feixes.
Arranja-se uma placa grande de aparite e espalha-se/estende-se (de maneira lógica, toda aquela "porcaria", prendendo com pregos à aparite.
Em baixo (mais abaixo) duplicam-se os mesmos pregos que pusemos em cima e começa-se a estender fio novo, a soldar terminais novos etc. Para isso vai-se prendendo e desprendendo com as tais braçadeiras baratas. Ao mesmo tempo e ao ritmo de um cabo de cada vez, vai-se duplicando a identificação que se fez na instalação original. Atenção que esta identificação deverá ser feita de forma segura, de modo a que não se perca com os diversos manuseamentos!!!
No feixe velho, convém verificar com um multímetro barato (4 na loja do Ching Ling Ling) as diversas continuidades, para ver de onde vem e para onde, de facto vai, determinado cabo, ou se tem naturais bifurcações!
Depois de TER A CERTEZA de que tudo está correctamente duplicado, vai-se enfitando com a fita isoladora e retirando da base de aparite que serviu de "gabarito" ou molde.
Parece complicado

, mas não é
UMM abraço
João
"Conduza UMM pedaço da nossa história"