• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Substituir Anilhas Autoblocante

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Olá pessoal,

Estou tentado a arriscar substituir as anilhas do Autoblocante dos meus eixos Dana 44 (tenho no eixo traseiro e dianteiro) e em nenhum eixo trabalha...

No entanto, tenho receio de desarmar e depois ficar agarrado ao Totta por necessitar de alguma ferramenta especial.

Alguém que já tenha feito esta habilidade pode partilhar a experiência e algumas dicas?

É necessário afinar o grupo cónico ou ao tirar os satélites e planetários não interfere com a afinação do pinhão de ataque?

Obrigado 💪🙂

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Esse trabalho requer alguma prática e conhecimento técnico mas com a ajuda certa consegues fazer isso sem problemas...
Começa por pesquisar no YouTube alguns tutoriais de manutenção dos eixos Dana 44, facilmente vais encontrar conteúdos bastante úteis...
A substituição das anilhas do autoblocante não alteram as afinações do grupo cónico por isso tudo é mais fácil ;)
Quando decidires avançar começa pelo eixo da frente porque se correr alguma coisa mal nesse eixo a ausência de um sistema de bloqueio mais eficiente não é tão perceptível...

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Esse trabalho requer alguma prática e conhecimento técnico mas com a ajuda certa consegues fazer isso sem problemas...
Começa por pesquisar no YouTube alguns tutoriais de manutenção dos eixos Dana 44, facilmente vais encontrar conteúdos bastante úteis...
A substituição das anilhas do autoblocante não alteram as afinações do grupo cónico por isso tudo é mais fácil ;)
Quando decidires avançar começa pelo eixo da frente porque se correr alguma coisa mal nesse eixo a ausência de um sistema de bloqueio mais eficiente não é tão perceptível...
Não é bem assim, a partir do momento que desmontas tens de saber o que estas a fazer, embora, concordo que a frente não seja grave porque só se liga de vez em quando... tirando o pinhão fora depois não é apertar a bruta, é preciso colocar o preload correto para não dar cabo do rolamento, assim como os das rodas.

Há vídeos, há... e claro que ajudam.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Pelo pouco que sei, não alterando o grupo cónico, é só manter as mesmas anilhas, ou se quiseres mudar as anilhas, tens de manter a mesma espessura. Não precisas de mexer no pinhão de ataque, que esse já obriga a mudares uma anilha de pressão e depois dares o aperto correcto.

Acho que a parte mais chata até é teres que tirar, pelo menos parcialmente, os semi-eixos.

De resto, conforme tiras, conforme colocas.

Registo
14 Dez 2011
Pelo pouco que sei, não alterando o grupo cónico, é só manter as mesmas anilhas, ou se quiseres mudar as anilhas, tens de manter a mesma espessura. Não precisas de mexer no pinhão de ataque, que esse já obriga a mudares uma anilha de pressão e depois dares o aperto correcto.

Acho que a parte mais chata até é teres que tirar, pelo menos parcialmente, os semi-eixos.

De resto, conforme tiras, conforme colocas.
Errado
As anilhas sao todas da mesmo grossura as anilhas de afinação é que sao diferentes

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Errado
As anilhas sao todas da mesmo grossura as anilhas de afinação é que sao diferentes
Desculpa, não percebi. Eu quando falo em espessura, falo na espessura total de todas as anilhas, não de uma anilha. Quando foi para reparar os meus eixos, existiam anilhas de diferentes espessuras. Podia usar uma anilha de 0.5 ou duas de 0.25. No meu caso, como mantive o grupo cónico e as anilhas estavam em bom estado, não precisei de afinar.

Registo
14 Dez 2011
Desculpa, não percebi. Eu quando falo em espessura, falo na espessura total de todas as anilhas, não de uma anilha. Quando foi para reparar os meus eixos, existiam anilhas de diferentes espessuras. Podia usar uma anilha de 0.5 ou duas de 0.25. No meu caso, como mantive o grupo cónico e as anilhas estavam em bom estado, não precisei de afinar.
Estas a falar das anilhas de afinação ou das anilhas do autoblocante?

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Olá pessoal,

Estou tentado a arriscar substituir as anilhas do Autoblocante dos meus eixos Dana 44 (tenho no eixo traseiro e dianteiro) e em nenhum eixo trabalha...

No entanto, tenho receio de desarmar e depois ficar agarrado ao Totta por necessitar de alguma ferramenta especial.

Alguém que já tenha feito esta habilidade pode partilhar a experiência e algumas dicas?

É necessário afinar o grupo cónico ou ao tirar os satélites e planetários não interfere com a afinação do pinhão de ataque?

Obrigado 💪🙂
@badumm és de onde? Tenho um dana 44 guardado à espera que pegue nele para ver se aprendo algo sobre este assunto.. se fores de perto ou estiveres disposto podemos combinar e arriscar neste e ver como corre.

Top Inferior