• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

SOS Limpa vidros

Registo
15 Mai 2007
Mensagens
207
Localização
Portugal
Bem, na quarta feira fui passar uma noite a serra da estrela e nevou imenso. De manha qd liguei o carro n reparei k me tinha deixado o limpavidros ligado, resultado, com o peso n sei o k aconteceu mas deixou de funcionar com o peso da neve a força talvez.
Já desmontei o motor do limpa vidros e pareceu-me bem, será do fusivel??Ou foi o motor a vida?

Aqui ficam uma imagens para veram quao linda e a nossa serra





 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
Amigo Quinteirumm

Se tem o motor cá fora, experimente ligá-lo directamente a uma bateria para ver se trabalha. Se trabalhar, veja se tem força (tentando dificultar o seu movimento).

Se (cá fora) não trabalhar ou não tiver força, podem ser vários os problemas:p, ou os enrolamentos (uns fixos outros móveis) estão em curto/seccionados, ou existe muita sujidade nas (e entre) placas onde encostam as escovas, ou as escovas estão gastas/mau contacto. Essas placas poderão ser limpas com uma lixa fina e as suas separações desimpedidas com uma lamina de canivete, quanto a um possível "curto" nos enrolamentos, não tem reparação economicamente viável, terá que comprar outro motor(n)(a não ser que seja rebobinador!!!;)).

Se tudo estiver bem, veja o fusível respectivo ou o relais (se tiver), ou uma eventual prisão do sistema que liga aos braços das escovas, pois o esforço a que esteve sujeito poderá ter aumentado folgas já existentes e ter o sistema "trancado".

(boas fotos!)

UMM abraço

João
 
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
267
Localização
Portugal
ARRRRRRRRRRGGGGGGGGGG !
queria ser o 1º do forummm a fotografar na neve este ano .....
Jmas já vi que não fui a tempo (amanhã se houver neve estou lá !!)
:(
;)
Boas fotos !!!

Já agora se estiver queimado (o motor) deve cheira a quaimado e ter os enrolamentos negros (deviam ser dourados ou alaranjados)
Se estiver preso ou sem força deve pelo menos tentar rodar ou fazer algum movimento.
Um abraço
Nuno Abreu

Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 
Registo
15 Mai 2007
Mensagens
207
Localização
Portugal
Cá para mim deve ter sido o fusivel (pelo menos é o que espero) porque não cheira a queimado e nem está negro. Já agora alguem sabe a referencia do fusivel e tambem a posição na caixa de fusiveis? EHEH Sou um nabo nisto.

Nuno, realmente a serra estava fantastica e a nevou muito pelo menos nas penhas douradas.
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
Ao tópico
Quanto ao cheiro:p, realmente é um dos indicadores de que algo aqueceu:astonished::dizzy_face::disappointed_relieved:, mas em relação à cor, tudo depende do verniz utilizado e do tempo decorrido desde a sua aplicação. Muitos transformadores e enrolamentos de motores são totalmente castanho escuros/pretos e estão em perfeitas condições.
João
 

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.076
Localização
Portugal
entao o amigo quinteirumm primeiro desmonta o motor do engenho e depois e que vai ver se e dos fusiveis??!! ai ai
ca para mim isso foi uma desculpa para a bricolage:D:D:D

Paulo Alves
 
Registo
15 Mai 2007
Mensagens
207
Localização
Portugal
eheheheheh...Quem não sabe é como quem não vê. É assim, não desomontei na totalidade, so tirei uns parafusos...eheheh

Mas digam lá a referencia pf. De resto funciona tudo bem (terá alguma coisa a ver?)
 
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
267
Localização
Portugal
Boas
Os fusíveis e instalações são das coisas que mais mudam de carro para carro
Há um teste fácil
Liga um buscapolos 12v no fusiveis todos
de cada lado , um a um, se tiver corrente num dos lados e noutro não .... é porque esse fusível está queimado
se tiver dos dois lados está bom
um abraço
Nuno Abreu

Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
267
Localização
Portugal
Nota mental nº 527 .... Colocar fusíveis de reserva no UMM !

:)

Abraços
Bom Na talada
Nuno Abreu

Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Amigo Feitor :)
Não gosto mais de ti.. :disappointed_relieved: (brincadeira)
Então o meu caro amigo vai para a Serra da Estrela e não diz nada? ;)
Que belas fotos!
Ainda bem que o problema ficou resolvido com a simples substituição do fusivel! :)
Até Sábado companheiro.
Continuação de Boas Festas!
Abraço
:)

Marcelo Marques
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

 
Top Inferior