• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Solnado

Registo
8 Jun 2006
Artigo de opinião

Morreu o Solnado, paz à sua alma. Para mim apenas isso, se não fosse o desmesurado alarido e propaganda à morte deste maçónico, mais importante para alguns este facto do que o fraco artista que realmente foi. Como prova bastante do seu maçonismo temos o sítio onde foi velado. Se aí não fosse só poderia ser na cervejaria Trindade…

E passo a explicar. Deveu a sua fama a uns "sketches" copiados de originais espanhóis durante os anos 60, e por ter sido co-autor do "ZIP-ZIP", programa de televisão que foi a pedrada no charco da "caixa de bonecos" antes do 25/4/74.

Curiosamente foi esse estado opressor que sempre combateu de forma surda e cínica, aproveitando dele tudo o que era de bom e criticando amedrontadamente e entre os seus camaradas o que lhe não servia, que deu autorização necessária para que esse programa fosse para o ar. Ele oportunamente aproveitou, lucrando popularidade fácil.

Como artista cómico de palco e revista era suficiente mau, gago, dava mais "buchas" que texto e como cantor uma verdadeira nulidade, das figuras (muitíssimo poucas) que criou, ninguém tem recordação. Parece-me que lhe vale ser um dos empreendedores da "Casa do Artista" feita sabe-se lá como e com a ajuda oculta de quem...

No entanto o aparelho de Estado, deste estado maçónico!, e os fazedores da opinião pública escrita e televisiva dão-lhe os maiores elogios, epítomes e louros romanos. De forma injusta chamam-lhe o maior cómico Nacional, “o Pai da comédia”, um grande e magistral encenador, um monstro de palco. Tretas bastantes para eu fechar os pasquins que temos e desligar a televisão. Basta de tanta hipocrisia.

Porque esta personagem serviu o regime vigente, porque é do seu “meio”, digamos que é um “fraterno irmão” querem que esqueçamos tantos outros. Uns bem vivos ainda, outros infelizmente já falecidos. Fundamentalmente esquecem-se que estão a ofender Vasco Santana, António Silva, Camilo de Oliveira e fundamentalmente Herman José.

Onde é que Solnado chegava aos pés de Herman? Como seria a moça lá da m£#&@leja (M e r d a l e j a:angry:) interpretada pelo agora falecido? E o diácono Remédios? E tantos outros, sem conta, que Herman criou e deu vida. Quem se lembra de filmes onde apareceu Solnado? Naturalmente ninguém, no entanto todos sabemos de core as deixas dos filmes de António Silva. Ainda sobre valores não podemos deixar de falar numa série de rapaziada nova empreendedora e com MUITA laracha que recentemente veio ao cimo, todos eles, incomensuravelmente, com mais piada. Mas isso será outra história para a história do humor.

Esta é a minha opinião, fraca, sobre o defunto. Naturalmente e com frontalidade não será a vossa, ou a de muitos de vós.

Descanse em paz.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Meu caro amigo João, não revejo em si esse tipo de pensamentos. Não é que eu seja um defensor da Maçonaria, defendo sim um Estado Laico em que cada um é aquilo que quer. A Bula do Papa Clemente é velha, tem crostas e teis de aranha, data de 1738 e foi ele que proíbiu a existencia da Ordem dos Templários. Já foi à tanto tempo, há que abrir a mente e o corpo e aceitar todas as opções.

Abraço

Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
P.S.
"...permanece imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçónicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja e por isso permanece proibida a inscrição nelas. Os fiéis que pertencem às associações maçónicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão."
Joseph Ratzinger

Pergunto se não é inconciliavel com a doutrina catolica o facto de haverem homosexuais profundamente ligados à Igreja ou de haverem padres pedófilos que são protegidos pelo Vaticano...

Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós

Registo
8 Jun 2006
Amigo Pedro:)

Como se dizia na altura "Ai Clemente, Clemente, se não foras Papa serias doente":blush:
(in “Grandes do Vaticano” pág. 149 ed. de 1967, Flamarion, Paris)

Fraternamente;)

João

Amigo Mário

Em relação à "Solnada":disappointed_relieved:, tem toda a razão:p. Não acredito que ela fale com Jesus sem nenhum intermediário do tipo secretário do céu, porteiro, ou um escriturário que esteja de serviço nesse dia. Ná, aquilo é treta, fumo a mais, ou comprimidos licérgianos à colher de sopa(y).

Falando sério, Solnado foi sem dúvida o portador mediático (como agora se diz) de um certo tipo humor, mau no meu parecer.

No entanto, como temos uma memória muito curta, esquecemos os diálogos radiofónicos anteriores da "Lélé e do Zéquinha" com Vasco Santana e ??? (as minhas desculpas), esquecemos os textos fabulosos, para TSF, do grande José de Oliveira Cosme, esquecemos muitos outros, como por exemplo a Maria da Graça ou os monólogos do "Sr. Doutor". Todos os referidos antecedem Solnado em cerca de vinte/trinta anos. Ele não foi novidade!

Solnado teve e sorte da inovação "chocha" num país, então, pouco culto e sedento de riso fácil onde o peso/ansiedade de uma guerra contava alguma coisa. Comparo-o em termos radiofónicos, ao prato de natas na cara do parceiro em qualquer filme mudo. É riso instantâneo.

Ainda sobre o assunto, e se tiver oportunidade de rever os "Zip-Zip", veja o quanto ele é apagado em relação aos outros dois apresentadores. Titubeia, gagueja é inoportuno. Abstenho-me de comentar as rábulas cómicas:dizzy_face:

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Top Inferior