• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Soldar ferro forjado (e não fundido)

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
867
Localização
Portugal
Boas!

Pesquisei por aí mas só encontrei um topico sobre soldar aluminio, pelo que abri este dado se tratar de diferente material.

Estou com um pequeno problema/duvida: tenho tubos de ferro *forjado* com 3mm de espessura e quero fazer uma brincadeira mas para isso preciso de fazer algum trabalho de solda. Creio ser ferro *forjado*...é a materia prima usada pelos serralheiros para fazer portões, gradeamentos, etc (não domino a area portanto peço desculpa pela minha ignorancia).

Ontem fiz algumas experiências e acabei como já suspeitava por furar os tubos ao tentar solda-los.

A minha duvida/questão/problema é: como posso soldar este tipo de material de forma a ficar minimamente resistente (ainda que a resistencia nao seja de vital importancia) e obviamente sem danificar/furar o tubo?

Já estou a ver as respostas meterem todas TIG/MIG/MAG pelo meio...também aceito explicações sobre estas tecnologias, mas o que procuro mesmo é uma alternativa barata/simples, para quem a experiencia em solda é escassa e apenas possui uma modesta maquina de soldar a electrodos tradicionais! Isto porque não queria estar a gastar dinheiro em adquirir uma maquina MIG/MAG (a TIG é mta fruta para mim) só para umas soldas esporádicas!

Sugestões e dicas para conseguir soldar tubos de forma a ficarem agarrados uns aos outros, sem danificar o tubo.

Obrigado.

cUMMprimentos
Benjamim
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.791
Localização
Portugal
Em principio esse tubo que descreves não deve ser ferro fundido,de 3mm pode ser é galvanizado(cinzento) ou de ferro ou aço.Normalmente ferro fundido são peças como o nome sugere fabricadas por fundição e o seu aspecto após ser fundido é irregular/esponjoso.
Em termos de soldadura não sou expert para te explicar essas historias de mig mag tig...,mas posso dizer que para soldar ferro ou aço mesmo que seja galvanizado podes soldar com essa maquina de electrodos e com electrodos normais para ferro,se for mesmo fundido podes soldar com electrodos para ferro fundido mas convem que seja soldado por uma pessoa com experiencia porque normalmente é uma soldadura que costuma dar problemas.
No teu caso de tentares e começar logo a fazer buracos de certeza que ou tens força a mais na maquina e/ou electrodos muito grossos,e claro tambem vai muito da mão do soldador:D
A unica dica que te posso dar é arranjares electrodos o mais finos possivel e regular a maquina para os mesmos,depois treina num pedaço de ferro até conseguires fazer um cordão "bonito" e que a "carepa" se solte facilmente,quando chegares a este nivel aí sim podes começar a tentar soldar tubos:D.E claro ter a zona de soldadura o mais limpa possivel!
 
Registo
26 Out 2007
Mensagens
2.348
Localização
-
Ola
A soldadura de ferro fundido nao e para todos e geralmente solda-se com aparelhos bons mas soldar tubos com 3mm e obra e preciso mesmo varetas mais finas de boa marca e geralmente aquece uma beca o material e nada de correntes dce ar ja soldei muito material desse quando trabalhava na oficina do meu cota e aprendi bem mas sempre com varetas de boas marcas a carepa e dificil de sair e tens de limpar sempre bem outra coisa costuma-se arrefecer o material em areia para nao ser tao brusco o arrefecimento de resto faz-se na boa

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

MarioMachado

UMMzão
Registo
31 Out 2008
Mensagens
4.022
Localização
Portugal
Viva Amigo Benjamin, talvez estejas a fazer alguma confusão com o tipo de ferro que aí tens, penso que os tubos que pretendes soldar sejam de ferro convencional e não de ferro fundido, isto porque os serralheiros pouco trabalham com ferro fundido, normalmente utilizam o mais conhecido ferro forjado...

Se o ferro que pretendes soldar for ferro "normal", e tendo em conta que vais utilizar uma máquina de eléctrodos, aconselho-te a utilizares eléctrodos que não tenham mais de 2,5mm de espessura, depois também tens que regular a potencia da máquina de soldar, aqui não tenho a certeza mas para soldares com os eléctrodos de 2,5mm não deves ter a máquina a mais de 90/100 amperes, mesmo assim convêm fazer sempre um teste à potencia da máquina para teres a certeza de que está como realmente pretendes...nem força a mais nem força a menos, digamos que tem que estar QB.

Estes são apenas alguns conselhos que podes seguir caso o trabalho que pretendes fazer seja em ferro convencional, agora se pretendes mesmo soldar ferro fundido, apenas te posso dizer que não tendo tarimba nesse campo jamais conseguirás resultados minimamente satisfatórios, a solda em ferro fundido obedece a regras muito restritas e é necessário muito conhecimento para se conseguir fazer um bom trabalho, nem te passa pela cabeça o quanto é difícil soldar materiais em ferro fundido!!!
Nem muitos soldadores experientes gostam de fazer serviços em materiais destes!!

Boa sorte.
Cumprimentos
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
867
Localização
Portugal
Pois, quando referi ferro fundido também me ocorreu que a parte do fundido não faria muito sentido...não é galvanizado, pois é de tonalidade escura e facilmente oxida...será o ferro normal no seu estado bruto (para ser trabalhado, não o estado bruto saído da mãe natureza!) :p

Quanto à solda, já vi um primeiro erro da minha parte, estava a usar electrodos bastante grossos...obviamente o jeito e a mão do 'soldador' não é de todo recomendada...mas quem não sabe a mais também não é obrigado! E já que o trabalho é para a casa, se ficar menos perfeito, a mim serve-me perfeitamente! Se fosse para terceiros a coisa era diferente!

Como referi só quero mesmo é que os tubos fiquem 'agarrados' uns aos outros, de preferencia sem buracos feitos pela solda! Hehehe

Pelos vistos vejo que é possivel então realizar o trabalho com maquina de soldar normal, porreiro! Tinha receio que me dissessem "não dá! só com mig/mag/tig..." :)

Vou ver se as lojas tipicas de bricolage têm alguns electrodos decentes e tentar novamente...se bem que volto ao mesmo...se o soldador é nabo, o conceito de electrodos decentes é um bocado relativo! looool Pelos vistos, os mais finos possiveis! Já é uma ajuda ao meu sucesso! :)

Obrigado pelas dicas e respostas! ;)

cUMMprimentos
Benjamim
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
867
Localização
Portugal
quote:Originally posted by MarioMachado

Viva Amigo Benjamin, talvez estejas a fazer alguma confusão com o tipo de ferro que aí tens, penso que os tubos que pretendes soldar sejam de ferro convencional e não de ferro fundido, isto porque os serralheiros pouco trabalham com ferro fundido, normalmente utilizam o mais conhecido ferro forjado...
Epá...obrigado Mario!!! é mesmo isso! eu sabia que fundido nao fazia muito sentido...mas algo me dizia no subconsciente que começava por F! LOOOL É forjado! :p

cUMMprimentos
Benjamim
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
867
Localização
Portugal
Cá estou eu novamente! Saído do trabalho dei um salto ao Aki, comprei uns electrodos normalissimos mas de 1,6mm em vez dos de 2mm que usei incialmente. Fui até à garagem onde tenho a tralha e toca de experimentar...sem sequer mexer no regulador da maquina, Eureka! :)

Consegui soldar o tubo sem o furar! Para expert está uma cagada...para mim, está soldado e até com bom aspecto! Concluo que o meu problema era mesmo electrodos demasiado grandes. Assim que tiver tempo já vou por mãos ao trabalho e ver se dou forma ao meu objectivo!

******* e demais amigos que me ajudaram, obrigado. Agora lanço-vos uma outra questão. Qual a diferença entre uma maquina de soldar trivial e um inverter (inversor em Português?)?
O ******* já tinha referido esta máquina (inverter) e quando fui ao Aki verifiquei que para maquinas normais e inverters, dentro dos mesmos valores de amperagem e espessura de electrodos, há uma abismal diferença de preço entre a maquina normal e o inverter, sendo que o inverter é relativamente mais caro!

cUMMprimentos
Benjamim
 
Top Inferior