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SILICONE BRAKE FLUID

Aldeia

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31 Jul 2006
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Não o conheço de lado nenhum. Mas cuidado com o que metes no teu turbo, fica mal habituado e porta-se como uma put* fina....
 

Eduardo Filipe

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5 Dez 2010
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Não o conheço de lado nenhum. Mas cuidado com o que metes no teu turbo, fica mal habituado e porta-se como uma put* fina....
Aldeia é tão Bom, que abri uma embalagem nova e coloquei um pouco na palma da mão e esfreguei na cara, se cair na pintura podes limpar com um pano e aproveitar e polir o carro e tablier, agora o preço até me iam caindo os tomates, o litro custa à volta de 45€ a litrosa...!!! ;) :alien:
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Eduardo esse fluido é realmente a última maravilha para quem tem um carro clássico que passa a vida parado!
Com esse fuido não há condensação de humidade nem degradação dos componentes por onde ele circula.
Pode escorrer e cair na pintura que não reage nem estraga nada.
Pode até ser usado como lubrificante o que não será de todo a melhor opção tenho em conta o preço!
Viste isso por 45 euros?
Não está mal de preço, porque nunca o vi a menos de 50 o litro!
Mas mantém o DOT 5.1 que ficas bem servido e não corres o risco de um dia sem querer adicionar por engano outro fluido qualquer e acabas por destruir todas as borrachas do sistema de travagem ou embraiagem....
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Não te metas nisso. Isso é dot 5. É muito usado nas bicicletas de montanha. A única vantagem é não absorver água e não estragar as pinturas. É um oleo antigo, que foi lançado como uma maravilha, mas depois deixou de se usar porque não é compatível com ABS.

A pior parte é que vais ficar com o pedal de travão muito esponjoso. É muito mais caro e embora não se misture com água, caso entre água no sistema, perde eficácia muito mais facilmente.
É completamente incompatível com outros óleos de travões, sendo até recomendado não colocar em sistemas que usaram outros óleos a menos que mude o sistema todo. Para purgar, é outra dor de cabeça.

Se não fosse pelas bicicletas, já não ouvia falar disso à muitos anos.
 

PedroAA

UMM
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1 Nov 2021
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Por acaso, eu sempre ouvi dizer que esse óleo é a 8a maravilha, só não se usa mais porque é caro e porque, para usar, como diz o Pedro, convém ser um sistema virgem.

não conhecia as restantes desvantagens - eu até estava para abrir um tópico sobre fluídos de travão, e saber se alguém tinha experiência com este.


Estou a ver que preciso investigar mais.
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Por acaso, eu sempre ouvi dizer que esse óleo é a 8a maravilha, só não se usa mais porque é caro e porque, para usar, como diz o Pedro, convém ser um sistema virgem.

não conhecia as restantes desvantagens - eu até estava para abrir um tópico sobre fluídos de travão, e saber se alguém tinha experiência com este.


Estou a ver que preciso investigar mais.

Eu refiro-me aos óleos dot5 que são à base de silicone. A marca não a conheço.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Não te metas nisso. Isso é dot 5. É muito usado nas bicicletas de montanha. A única vantagem é não absorver água e não estragar as pinturas. É um oleo antigo, que foi lançado como uma maravilha, mas depois deixou de se usar porque não é compatível com ABS.

A pior parte é que vais ficar com o pedal de travão muito esponjoso. É muito mais caro e embora não se misture com água, caso entre água no sistema, perde eficácia muito mais facilmente.
É completamente incompatível com outros óleos de travões, sendo até recomendado não colocar em sistemas que usaram outros óleos a menos que mude o sistema todo. Para purgar, é outra dor de cabeça.

Se não fosse pelas bicicletas, já não ouvia falar disso à muitos anos.
Não te metas nisso, tenho uma pessoa conhecida que recupera clássicos e corre em Rallys e os carros dele só usam disto, eu só não o vou colocar porque tenho de lavar o sistema todo de travões incluindo pinças repartidores e balança, senão era isto que levava...!!!
Só para te dizer os carros com que ele corre e são dele, além de BMW, Ford Escort e Jaguar, levam todos esta "mistela" que tu dizes que não presta..., entre Minis e muitos mais que tem no "barracão" ;) :alien:
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Até me fizeste ir ler o que escrevi. Eu não disse que não presta, disse para não te meteres nisso e justifiquei o porquê. Até fui consultar os meus resumos da altura:
Vantagens:
- não se mistura com água
- ponto de ebulição muito superior ao dot 4

Desvantagens:
- sistema de travagem tem de ser próprio para dot 5
- não liberta as bolhas de ar
- não se mistura com dot 3,4 e 5.1
- resiste menos à compressão e o travão fica esponjoso
- não pode ser usado em veículos com ABS
- preço alto

Como tem um ponto de ebulição muito mais alto que um dot 4, tem sido usado principalmente em competição ou maquinaria pesada. Mas se usares um 5.1 tens a mesma performance por um preço muito mais baixo e sem grande parte dos contras.

Se mais alguém souber de algum contra ou favor, agradeço que adicionem à lista.
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Eu acrescento um enorme contra para quem usa o silicone break fluid e uma vantagem para os fluidos DOT...
No caso dos fluidos à basa de silicone, se no meio do nada tiveres nível de fluido baixo apenas podes acrescentar com o mesmo produto o que obriga a trazer sempre no carro uma embalagem do silicone break fluido.
Já para quem usa os tradicionais fluidos de travão pode facilmente usar um qualquer desde que seja DOT porque apesar de serem de especificações diferentes são compatíveis.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Eu acrescento um enorme contra para quem usa o silicone break fluid e uma vantagem para os fluidos DOT...
No caso dos fluidos à basa de silicone, se no meio do nada tiveres nível de fluido baixo apenas podes acrescentar com o mesmo produto o que obriga a trazer sempre no carro uma embalagem do silicone break fluido.
Já para quem usa os tradicionais fluidos de travão pode facilmente usar um qualquer desde que seja DOT porque apesar de serem de especificações diferentes são compatíveis.
Mário, não me convences, eu ando sempre com "tralha" de reserva dentro do carro para onde vou , desde correias a óleos, portanto estou em "casa" em relação a esse assunto.
Como disse atrás, só não o coloco porque não me apetece lavar o sistema todo, sou um gajo de ideias fixas, como o outro diz, é um problema que tenho, se calhar preciso de ir a um psicólogo...!!! 😗 :alien:
 
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29 Abr 2014
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Tambem existe aplicações com oleo mineral de baixa viscosidade.

É usado nos boca de sapo, cintroen zx e xm (sistema hidráulico de suspensão/direção/travão), suspensões de btt e circuitos hidráulicos de embraiagem das antigas ktm com bomba magura (até 2006 acho eu).

No entanto, nos umm tecnicamente e economicamente um dot 3 chega.
 
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