• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

sensor de temperatura para ventoínhas elétricas

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
depois de ter adaptado ventoínhas elétricas no jipe, e visto que no radiador não tem sítio para este sensor, s calhar vou optar por mete-lo no tubo de saída da àgua do radiador!

a dúvida é...qual seria a temperatura a que esta deveria ligar estando nesta disposição?
a que tenho liga aos 83...

alguma experiência no ramo?!:D

Alter II de 92....palavras para quê?

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro

O sensor deve ser instalado no ponto do circuito com maior aquecimento, ou seja, na saída do motor -> entrada no radiador.
Colocar o sensor na saída do radiador, estás a controlar a temperatura do liquido refrigerante depois de ter dissipado calor pelo radiador.
Deves controlar a temperatura do liquido à saída do motor.
Julgo não estar errado.

Penso que a temperatura ideal de funcionamento do motor deve andar entre os 85-90ºC

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
pois, mas...reparando noutros circuitos de àgua esta valvula encontra-se na parte inferior do radiador, ou seja, na parte da àgua arrefecida...........

e se meter essa valvula junto da sáida do motor, mal sejam atingidos os 83º a ventoínha liga, e baixa!tenho termoestato...mas..achei "exagerado" coloca-la logo na saída do motor!

o meu raciocínio foi..sai do motor...radiador..se este for capaz por sí só de baixar a temperatura para os 83º à entrada do motor..fixe..se não liga a ventoínha!

a questão é se os 83 à entrada é uma temperatura elevada!
não tenho bibliografia suficiente para poder ver isso!!:D

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
a ventoínha não vai ser auxiliar!
só tenho as elétricas!
são duas, por isso comprei a válvula com duas sáidas...uma liga aos 84º e a segunda ventoínha aos 88º

como tinha esta dúvida vi alguna radiadores douro veículos e as válvulas encontram-se na parte inferior!
daí a minha dúvida em saber se a água entar para o motor a 80º e qualquer coisa graus seria uma temperaura exagerada!

não quero estragar o motor..mas também não quero sobrecarregar o termoestato e as ventoínhas pondo a arrefecer qundo não é necessário!

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro

Os meus radiadores (motores aspirados) têm a dita válvula na parte inferior.
No meu caso não as utilizo porque sou mais adepto da ventoinha de accionamento mecânico.

Eu no teu lugar colocava a válvula no ponto de maior aquecimento, na saída do bloco para o radiador.
Aos 84ºC liga a 1.ª ventoinha e aos 88ºC liga a 2.ª ventoinha.
Parece-me uma boa solução, embora o ideal fosse uma válvula de 88ºC - 92ºC (não sei se existe!).
Convém verificar qual a temperatura de abertura do teu termostato.

Aconselho a colocar relés de potência no circtuito de alimentação das ventoinhas e fio com secção suficiente (minimo 2.5mm2), caso contrário derrete tudo e ficas com as ventoinhas paradas.
Se as ventoinhas forem boas, os consumos de corrente são elevados.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
a valvula por acaso tem amperagem suficiente para ficarem a trabalhar directas, mas mesmo assim vou colocar relés no circuito!é mais seguro!

mas continuo com um impasse, pois neste caso, não poderie usar a primeira velocidade da válvula!
a primeira liga aos 84 e desliga aos 79...
o que acho muito baixa temperatura..

vou ver se arranjo outra válvula que lique aos 92..e meto as duas!
penso ser a melhor solução, apesar de ter de colocar duas válvulas e não só uma

Top Inferior