• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Sensor de temperatura de encosto - como fazer?

Hjcanema

UMMzito
Registo
7 Jun 2010
Boas Malta,

Após algumas cambalhotas estou a pensar arranjar um sensor de temperatura de encosto do motor já que a válvula original é mais complicado e a rosca também já da a dar as ultimas pelo que não lhe quero mexer mais.

A minha pergunta é:

posso comprar o sensor de encosto e ligar ao terminal e indicador original? ou seja, só montar o sensor no motor e ligar à instalação existente (neste caso Cournil)

alguém já fez?

The Flying UMM

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Cada sensor de temperatura tem o seu mostrador devidamente calibrado. Misturas de marcas não costumam dar leituras fidedignas...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

A resposta já foi dada.

O conjunto deve ser completo (mostrador+sonda) e só assim temos uma leitura fidedigna.

Também apliquei uma sonda mas não é de encosto é daquelas que se adaptam ao tubo do radiador (entrada de àgua quente através de uma união com rosca para aparafusar a sonda).

Podes ver a peça aqui. O tamanho era 40mm (não este):
http://cgi.ebay.co.uk/Water-Temp-Gauge-Radiator-Hose-Sensor-Adaptor-30mm-BLUE-/160413552932?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item2559649124

Abraço
Vitor Rato

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Eu tb tenho uma sonda dessas no meu Cournil... mas como já foi referido essa sonda vem com um manómetro à parte e deve ser utilizado tudo junto.
Deixa o de origem que mede a temp da água, e usa o sensor de encosto para te dar a temperatura do bloco.
Dá para o montares na parte traseira do motor (por trás da soufagem) num dos parafusos que prende uma chapa triangular. Aí marca a temperatura do bloco sem arrefecimentos de ar.

Hjcanema

UMMzito
Registo
7 Jun 2010
ok, já percebi, se usar um sensor de encosto com o manometro original não vou obter uma leitura correcta, mas irá funcionar de certo modo, correcto? assim posso estabelecer um padrão e quando ele passar desse padrão já sei que está a aquecer demais. certo?

The Flying UMM

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Não sei se será assim... poderá não responder da mesma forma. Nunca soube de tal intervenção, nem sei se será de fiar.

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by Hjcanema

ok, já percebi, se usar um sensor de encosto com o manometro original não vou obter uma leitura correcta, mas irá funcionar de certo modo, correcto? assim posso estabelecer um padrão e quando ele passar desse padrão já sei que está a aquecer demais. certo?

The Flying UMM

É assim que tenho no meu há quatro anos,e funciona perfeitamente.Mas o meu é AlterII mas nada como experimentares no Cournil,o que interessa é ele andar sempre com a mesma variação pois não há nenhum manometro no mercado comum que tenha escala exacta que te informe que o motor ou agua está a uma temperatura especifica,até os de origem variam muito de carro para carro.

mafagaios

UMM
Registo
17 Jun 2011
Boas!!!
Vou abrir novamente este tópico.
Dá para ligar os 2 manómetros (origem e adaptado) na valvula de origem juntando os dois fios ao mesmo terminal?
cumprimentos

Ricardo Guimarães

Top Inferior