• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Seguros, a velha questão

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Dezembro é mês de pagar o seguro. O ano passado paguei 210€ e este ano era 237€. Como todos os anos, costumo investigar por um seguro mais em conta, mas sem correr o risco de ser um seguro inadequado para o uso que dou ao UMM e sem cláusulas duvidosas... Quem me conhece, sabe que sou maluco por seguros e que costumo ler as cláusulas todas.

Como sempre, fui parar à vitorinos. Pedi orçamento e ficava por 95€ carro e reboque:D. Mas... mais uma vez, quando perguntei o que significava "utilização por força da necessária manutenção", por ignorância ou propositadamente, não me sabem esclarecer... :unsure:. OUT, não quero uma simples carta verde e assistência em viagem...

Entre conversas, falam-me no seguro do clube dos ummistas, deram-me o número da pessoa responsável, liguei, esclareci as dúvidas e fiquei desconfiado... 75€ seguro + 15 quotas anuais... achei muito bom. Pedi condições particulares do seguro. Disseram que enviavam por correio junto com a carta verde. Desconfiei, mas como pareceram pessoas de confiança, lá avancei.

Demorou cerca de 6 horas desde que enviei os documentos por email até receber o certificado provisório👏. Paguei uns dias depois. Hoje recebi carta verde e condições particulares...

20200111_140435.jpg

Carro, reboque, RC, AP para todos os ocupantes... muito bom.... depois Cláusulas aplicáveis: G/R/T/A1/A7... fui:eek:.

Depois de investigar, deixo em anexo as cláusulas referidas, colocando as duas que me interessam e que me preocupavam:

T. INCLUSÃO DE SERVIÇO DE REBOQUE O Segurador garante por esta Apólice a Responsabilidade Civil pelos danos ocasionados pelo(s) atrelado(s) mencionado(s) nas suas Condições Particulares.

A1. SEGURO DE AUTOMÓVEIS E MOTOCICLOS ANTIGOS Por formal declaração do Tomador de Seguro, o veículo garantido pelo presente contrato encontra-se classificado como “Automóvel Antigo”, pelo que, no caso de se verificar que o mesmo é utilizado como meio de transporte habitual, esta Apólice se considera nula e de nenhum efeito, nos termos da lei.

Finalmente, após 4 anos, encontrei o seguro que se enquadra perfeitamente no uso que dou ao UMM 🥳.

PS: Agora tenho de tratar da inscrição no clube dos ummistas ☺

Anexos

• 20200111_140617.jpg
    20200111_140617.jpg
    44,2 KB · Visualizações: 114
  • 20200111_140449.jpg
    20200111_140449.jpg
    97,7 KB · Visualizações: 95
  • 20200111_140504.jpg
    20200111_140504.jpg
    86,3 KB · Visualizações: 93
  • 20200111_140541.jpg
    20200111_140541.jpg
    92,1 KB · Visualizações: 99
  • 20200111_140558.jpg
    20200111_140558.jpg
    91,7 KB · Visualizações: 87
Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Pedro, podias fazer um vídeo a explicar isto tudo, achas que consigo ler isto tudo sem "lunetas" !o_O

Tens que te modernizar, hoje já ninguém lê nada, ainda por cima isso em minúsculas :geek:

Azimutte

UMM
Registo
10 Fev 2008
Boas a todos,
Penso que é uma excelente partilha e uma excelente opção.
Agora não consigo compreender (com tanta oferta credível que há disponível no mercado) que se pague 237 euros pelo seguro de um UMM ( a não ser que tenha a clausula de furto ou roubo, e que o veiculo tenho um valor superior a 10mil euros)
Forte abraço

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Dezembro é mês de pagar o seguro. O ano passado paguei 210€ e este ano era 237€. Como todos os anos, costumo investigar por um seguro mais em conta, mas sem correr o risco de ser um seguro inadequado para o uso que dou ao UMM e sem cláusulas duvidosas... Quem me conhece, sabe que sou maluco por seguros e que costumo ler as cláusulas todas.

Como sempre, fui parar à vitorinos. Pedi orçamento e ficava por 95€ carro e reboque:D. Mas... mais uma vez, quando perguntei o que significava "utilização por força da necessária manutenção", por ignorância ou propositadamente, não me sabem esclarecer... :unsure:. OUT, não quero uma simples carta verde e assistência em viagem...

Entre conversas, falam-me no seguro do clube dos ummistas, deram-me o número da pessoa responsável, liguei, esclareci as dúvidas e fiquei desconfiado... 75€ seguro + 15 quotas anuais... achei muito bom. Pedi condições particulares do seguro. Disseram que enviavam por correio junto com a carta verde. Desconfiei, mas como pareceram pessoas de confiança, lá avancei.

Demorou cerca de 6 horas desde que enviei os documentos por email até receber o certificado provisório👏. Paguei uns dias depois. Hoje recebi carta verde e condições particulares...

Visualizar anexo 744

Carro, reboque, RC, AP para todos os ocupantes... muito bom.... depois Cláusulas aplicáveis: G/R/T/A1/A7... fui:eek:.

Depois de investigar, deixo em anexo as cláusulas referidas, colocando as duas que me interessam e que me preocupavam:

T. INCLUSÃO DE SERVIÇO DE REBOQUE O Segurador garante por esta Apólice a Responsabilidade Civil pelos danos ocasionados pelo(s) atrelado(s) mencionado(s) nas suas Condições Particulares.

A1. SEGURO DE AUTOMÓVEIS E MOTOCICLOS ANTIGOS Por formal declaração do Tomador de Seguro, o veículo garantido pelo presente contrato encontra-se classificado como “Automóvel Antigo”, pelo que, no caso de se verificar que o mesmo é utilizado como meio de transporte habitual, esta Apólice se considera nula e de nenhum efeito, nos termos da lei.

Finalmente, após 4 anos, encontrei o seguro que se enquadra perfeitamente no uso que dou ao UMM 🥳.

Bom dia Pedro,

esta clausula
" A1. SEGURO DE AUTOMÓVEIS E MOTOCICLOS ANTIGOS Por formal declaração do Tomador de Seguro, o veículo garantido pelo presente contrato encontra-se classificado como “Automóvel Antigo”, pelo que, no caso de se verificar que o mesmo é utilizado como meio de transporte habitual, esta Apólice se considera nula e de nenhum efeito, nos termos da lei.
"parece uma "porta de emergência"..... Qual é o entendimento que fazes?

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Boas a todos,
Penso que é uma excelente partilha e uma excelente opção.
Agora não consigo compreender (com tanta oferta credível que há disponível no mercado) que se pague 237 euros pelo seguro de um UMM ( a não ser que tenha a clausula de furto ou roubo, e que o veiculo tenho um valor superior a 10mil euros)
Forte abraço

Boas, é simples de compreender. O seguro é contra terceiros, o risco de eu ter um acidente até é superior no UMM do que na minha Mercedes. O seguro que eu tinha era um seguro normal, de carro do dia a dia. Os danos que posso provocar são os mesmos quer num carro, quer noutro. Por isso faz toda a lógica o seguro ser igual, porque o objeto do seguro é o mesmo (terceiros). Um Porsche paga 237€ de seguro contra terceiros.

Se reparar, eu não digo que é o melhor seguro para o UMM, mas sim o melhor seguro para o uso que dou ao UMM. Cada pessoa deve investigar e de consciência deve optar pelo seguro correto para o uso que dá ao carro.
Barato e bom, não existe.

Eu não trabalho com seguros, trabalho na saúde e conheço vários casos de pessoas que tiveram que pagar contas do hospital volumosas porque o seguro não cobria as despesas. O seguro é bem mais do que uma carta verde e assistência em viagem.

Agora pretendia um seguro para um carro que faz <5000km/ano, não anda de forma habitual, costumo usar reboque,dou muita importância ao seguro de acidentes pessoais e que não me limitasse o tipo de uso. Aí o melhor que encontrei foi este.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Bom dia Pedro,

esta clausula
" A1. SEGURO DE AUTOMÓVEIS E MOTOCICLOS ANTIGOS Por formal declaração do Tomador de Seguro, o veículo garantido pelo presente contrato encontra-se classificado como “Automóvel Antigo”, pelo que, no caso de se verificar que o mesmo é utilizado como meio de transporte habitual, esta Apólice se considera nula e de nenhum efeito, nos termos da lei.
"parece uma "porta de emergência"..... Qual é o entendimento que fazes?

Bom dia Paulo, essa cláusula é a velha questão... Não acho uma "porta de emergência" acho que é muito explicita. Eu uso o meu carro de forma esporádica, não o uso todos os dias nem o uso como meio de transporte habitual para o trabalho. Faço cerca de 50 mil km por ano dos quais 3-4 mil são de UMM. Por isso no meu caso considero que se enquadra. Penso que pode haver casos em que não se enquadre, mas isso depende de cada caso.

Não é um seguro "normal", é um seguro para carros antigos, mas neste caso não há qualquer limitação ao tipo de uso do carro, desde que não o faça de forma usual (ex: ir trabalhar todos os dias nele). Incluí RC, AP, reboque e AV.

Em todos os seguros, mesmo os normais, vem sempre uma cláusula a dizer que em caso de falsas declarações o seguro é considerado nulo. Isso aplicasse por exemplo, quando dizes que o carro é para uso esporádico e é o teu único carro, fazes o seguro no nome pai para ficar mais barato e o condutor habitual és tu...

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Pedro,
tenho a minha filha mais velha, na contratação de uma seguradora , e pelo que vou falando com ela, sinto que, para eles, regras são regras, ou cumpre a 100% ou não. Em caso de problemas, a decisão acerca das duvidas, é sempre a interpretação deles. Se não concordamos, acabamos em tribunal! Ou seja, a velha questão: quando precisas........
Tenho o Umm e outro clássico nos seguros do acp. Eles que se entendam, que eu tento não amassar a lata😎

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Pedro,
tenho a minha filha mais velha, na contratação de uma seguradora , e pelo que vou falando com ela, sinto que, para eles, regras são regras, ou cumpre a 100% ou não. Em caso de problemas, a decisão acerca das duvidas, é sempre a interpretação deles. Se não concordamos, acabamos em tribunal! Ou seja, a velha questão: quando precisas........
Tenho o Umm e outro clássico nos seguros do acp. Eles que se entendam, que eu tento não amassar a lata😎

Concordo, regras são regras e desde que sejam cumpridas não há receios. Neste caso, tenho conhecimento das regras e não pretendo prestar qualquer falsa declaração só para ter um seguro mais barato. Como digo, é o seguro ideal para o meu caso, não significa que seja o ideal em todos os casos.

Não é um seguro para um carro do dia a dia, e no meu caso, o UMM não é o meu carro do dia a dia e comprovo isso muito facilmente. Nenhuma empresa vai para tribunal sabendo à partida que não tem razão, fica-lhes mais em conta chegar a acordo.

É uma cláusula que não tem duas interpretações, é bem explicita, ao contrário da cláusula que falo acima "deslocações para passeios, exposições ou força da necessária manutenção" que muito sinceramente continuo sem perceber o que significa.

Agora, em caso de dúvida em relação ao uso que se dá ao carro, nada melhor do que ligar para a companhia para esclarecer as dúvidas. Caso estas continuem, prefiro não arriscar e fazer um seguro normal.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Eu nem me quero pronunciar acerca da vossa discussão, porque fiquei a saber o mesmo, claro que já nem quero sugerir uma video conferência :rolleyes: :rolleyes:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
é CHAT, Eduardo:alien:

Pedro:
Essa:
"deslocações para passeios, exposições ou força da necessária manutenção" que muito sinceramente continuo sem perceber o que significa." , para mim, não me levanta dúvidas!
Quando te deslocas ou voltas de passeios, ou exposições de clássicos, ou quando vais/voltas da a oficina. Simples ou não?

Quanto à outra, se tiveres o azar de dizer, que foi na deslocação a um pinhal, para carregares pinhas e lenha para casa, como sempre fizeste, será que não pode ser interpretado, como um veiculo de uso habitual?

Recordo um assalto que sofri, em que me cortaram a capota de lona dum Suzuki, e a única coisa que roubaram foi um chapéu de chuva!!! Não o estava a referir na participação, e só quando fui chamado à atenção, é que percebi, que sem roubo, o ataque era vandalismo, e não roubo - a cobertura efectiva................................;)

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Tenho os meus Seguros na Fidelidade, e escolhi a opção " seguro de frota " em que inclui todos os meus carros e motas, pago um x todos os meses.
Não sei que riscos cobre o UMM ( sem ser aqueles que faço a apanhar cavacas :) )nem quanto pago, vou saber e depois "transmito":cool:

vcot

Iniciado
Registo
28 Nov 2014
Tenho o meu na zurich pago cerca de 100 eur anual (seguro clássico) sem limite km, contra terceiros, não podendo fazer seguro para atrelado

é um protocolo com uma oficina de clássicos que não sei qual é :)

ummfly

UMM
Clube UMM
Registo
30 Mar 2006
O tema dos seguros é sempre "tabu" e levanta sempre muita polémica, pois muitas vezes o pessoal só se preocupa com o valor a pagar e esquece-se de ler as entrelinhas.
Obrigado pela excelente descrição e explicação Pedro.
Existem sempre várias opções e cada companhia ou mediador trabalha nisso á sua maneira. Tal como o Pedro diz o ideal é cada um avaliar as várias ofertas e optar por aquela que se adequa melhor á sua necessidade.
No meu caso optei pelo Pinto Seguros, pois era a que melhor se enquadrava com o uso que dou ao UMM.
Deixo aqui as condições de algumas dessas opções do seguro UMM por eles comercializado para informação.
seguroumm.JPG

PS-soluçao-UMM-AF_page-0001.jpg

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Eu tenho a mesma seguradora que o Pedro, mas feita a partir do protocolo Nattuga. Provavelmente o mediador é o mesmo. Ainda só necessitei deles em assistência em viagem, mas só posso dizer bem.

Carro de aluguer e transporte do UMM desde o Algarve a Vilar de Mouros.
Taxi e transporte do UMM desde o entroncamento até Vilar de Mouros.

De momento 5 estrelas. Até me sinto mal de pagar tão pouco pelo que já lhes fiz gastar.

Asousa1976

Iniciado
Registo
30 Out 2019

Visualizar anexo 744

Boas,
Herrdoctor podes dar-me o contacto da pessoa com quem falaste por causa do seguro, pelo que tenho visto esta a muitíssimo bom preço, atualmente pago pelo meu UMM na Ocidental Seguros 237€, com as seguintes coberturas, assistencia em viagem, seguro de ocupantes(morte ou invalidez permanente 15.000€) despesas de tratamento por ocupante (1500€), proteçao juridica, quebra isolada de vidros(1000€ sem franquia), responsabilidade civil pelo montante maximo, tem boas coberturas mas nao sendo o veiculo do dia-a-dia, e pelo uso que efetivamente dou ao UMM penso que nao se justifica um seguro assim todo XPTO.

Abraço.
Obrigado.

Top Inferior