• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Sangrar Sistema e Temperatura

zteles

Iniciado
Registo
16 Abr 2021
Caros,

Após a recente aquisição do meu UMM, tenho feito as verificações e afinações que estão ao meu alcance.

Embora o carro circulasse a uma temperatura normal (agulha a meia altura e em AE um pouco mais alto), o líquido estava muito turvo e o tanque sujo.

Lavei todo o sistema de refrigeração, o tanques expansão e substituí o líquido. Curiosamente com o líquido novo e sistema limpo a temperatura no mostrador subiu e em AE agora vai quase a tocar nas linhas amarelas...

A verdade é que não encontrei nenhuma válvula de purga do sistema, pelo que elevei as mangueiras do tanque expansão e atestei várias vezes até o nível estabilizar, pondo a trabalhar momentaneamente.

Noto também que já voltei a adicionar líquido umas 3 vezes depois da substituição sem que este esteja a derramar (pelo menos estacionado).

Tendo em conta que o modelo é o Alter II Turbo de 1993 pergunto:

a) Há alguma torneira de purga? No radiador da sofagem que vêm na foto não vejo nenhuma conforme vem referido em vários tópicos e não vejo em mais lado nenhum. Caso não haja algum processo específico para purgar o sistema sem ser o que já fiz?;
20210603_000432.jpg

b) Confirma-se que a temperatura normal seria a meio do mostrador, certo? Ou andar encostado às linhas amarelas é normal em AE ~120km/h?

c) O termostato está a abrir sendo que o tubo principal superior do radiador fica bastante quente;
20210603_065548.jpg

Fumo, não sai nenhum ao relanti ou em desaceleração, só sai algum fumo preto em aceleração, mas com a bomba injetora um pouco avançada será normal não? Se houvesse água a entrar no motor o fumo sairia branco, certo?

Aparentemente o carro puxa bem e os consumos também parecem normais (~11 l /100 em viagem AE)

Obrigado!

José

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Existem muitos carros que não têm torneiras de purga, e o sistema sangra se...!!!
Encher o sistema de água depois colocar o carro a trabalhar até aquecer para o termostato abrir, depois parar e esperar alguns minutos e verificar o nivel de agua...!!!
Atenção nunca adicionar água com o carro quente....se o tiver que fazer tem de colocar o carro a trabalhar...!!!
Atenção que estes serviços convêm ser feito por alguém que perceba minimamente do assunto, pois os resultados são desastrosos...!!!

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Nos UMMs com os primeiros tabliers há uma purga na chaufagem se for igual igual às renault 4l!
Como o teu carro tem chaufagem de 93 não precisa de purgar o sistema, o que tens de ter em conta é rodar o botão de ar quente da cahaufagem para a zona mais quente para abrir a torneira e ajudar a encher o circuito de refrigeração...

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Nos UMMs com os primeiros tabliers há uma purga na chaufagem se for igual igual às renault 4l!
Como o teu carro tem chaufagem de 93 não precisa de purgar o sistema, o que tens de ter em conta é rodar o botão de ar quente da cahaufagem para a zona mais quente para abrir a torneira e ajudar a encher o circuito de refrigeração...
Esqueci me desse pequeno, grande pormenor de abrir a torneira do aquecimento central do carro...!!! :giggle: :alien:

zteles

Iniciado
Registo
16 Abr 2021

Sim sim! Todo o trabalho com a valvula da sofagem ligada! Essencial sem duvida!

O problema é que tendo supostamente feito o trabalho como deve ser (sem valvula purga, porque aparentemente nao ha), tenho a temperatura mais alta, o liquido a desaparecer, sem ser para o chão e sem ser para o motor...

:oops:
E o termostato, ainda que pudesse não estar bom, está aberto de certeza, pelo que por ai também não devia aquecer...

Mas esta a aquecer? O ponteiro andar encostado ao amarelo em esforço é habitual?

Obrigado!

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Se está a aquecer tem ar no sistema, se perde água é por evaporação por algum tubo roto ou mal apertado ou um furo pequeno no radiador...!!!
Se antes estava tudo bom e não perdia água só pode ser isso ...!!!

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
O facto de estar a aquecer mais com o líquido novo do que com o velho pode ser pelo facto do novo liquido ser mais viscoso ou ter menos capacidade de dissipação do calor!
Agora a a fuga é que é mais estranho!
Deve ser alguma micro fuga que por ser tão pequena não se torna fácil de detetar!
Tens de verificar com olhos dever e de forma minuciosa cada milímetro desses tubos de água, braçadeiras, relas do bloco e a própria torneira da cahaufagem que pode estar na origem da tal fuga!

zteles

Iniciado
Registo
16 Abr 2021
Já verifiquei . . . não há sinais nenhuns de perda de líquido, mangueiras, abraçadeiras, sofagem e torneira, radiador .... tudo sequinho, sequinho! Já vi parado a trabalhar e após viagem . . . .

Também já pensei na viscosidade do líquido em relação à temperatura (já que o anterior era quase um lodo.... 😬), mas acho que tocar no amarelo é exagerado, mas o problema é para já o desaparecimento do líquido (que até podia ainda estar a forrar o sistema, mas não deveria estar a consumir tanto . . .

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Já verifiquei . . . não há sinais nenhuns de perda de líquido, mangueiras, abraçadeiras, sofagem e torneira, radiador .... tudo sequinho, sequinho! Já vi parado a trabalhar e após viagem . . . .

Também já pensei na viscosidade do líquido em relação à temperatura (já que o anterior era quase um lodo.... 😬), mas acho que tocar no amarelo é exagerado, mas o problema é para já o desaparecimento do líquido (que até podia ainda estar a forrar o sistema, mas não deveria estar a consumir tanto . . .
Olha companheiro, não sei mais o que te dizer acerca do problema...!!!
Se houver aí nessa zona um Bruxo ou Bruxa marca uma consulta para te fazer uma "mézinha", pode ser que resulte...!!!👹👽

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Só falta fazer mais uma coisa!
Verifica por trás da poli da bomba de água se aparece algum vestígio de fuga...
Podes também ver se há folga na poli da bomba de água, caso ela tenha folga pode estar a deixar passar água!

zteles

Iniciado
Registo
16 Abr 2021
Poli da bomba de água... ok! Essa nao fui ver em particular (y)(y)(y)(y)

E quanto ao nivel da temperatura, ninguem tem aí comparação com o que é habitual?

Abraço

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Sim! Antes do vermelho tem duas linhas amarelas grossas
O sensor de temperatura é original?? Atenção que apesar de estar no amarelo não sabes na verdade o valor da temperatura. Se realmente está tudo bem sangrado aconcelho a montagem de um manómetro auxiliar e do respectivo sensor.
Sangrei o sistema do meu UMM com as dicas do @Eduardo Filipe, e ficou impecável.

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Boas,

Mais uma sugestão:
Com o motor frio, liga o motor e vai atestando o depósito/radiador com o líquido refrigeração, deixa as tampas abertas.
É possível que ainda tenhas ar no sistema.
Em último caso desapertas o tubo do retorno do líquido ao vaso de expansão, e depois voltas a atestar.

Outra coisa: como fizeste a limpeza do sistema? Mangueirada à pressão para dentro do radiador?

Muitas vezes o lodo e as crostas de ferrugem são os tapa fugas no radiador e afins 🤭
Pode ser daí a origem da inesperada fuga.

Além disso, também sugiro a instalação de um manómetro de temperatura auxiliar: é muito importante controlar as temperaturas...

Vai dando novidades!
Abraço

zteles

Iniciado
Registo
16 Abr 2021
Ola!

Obrigado pelos comentarios!
Ja tenho manometro e sensor, mas ainda nao sei onde hei-de montar. Mas entretanto fiz aqui um teste "forçado" e está claro que todo o líquido sai pelo tubo de descarga do tanque expansão, fora isso tudo estanque. Mas só sai até ao limite inferior do tanque.

Boas notícias por um lado, porque o sistema em si nunca teve sem líquido, mas más porque há um problema.

Usei água corrente sim, mas sem pressão e fiz todas as operações de purga e ainda a última que faltava por descargo de consciência que fui fazer agora que foi inclinar até colocar o raradiador sofagem na posição mais baixa ( sistema não tinha ar nenhum realmente).

Portanto:
A conclusão inevitavel a que chego é que o termostato (embora esteja claramente a abrir), nao estará a operar adequadamente/totalmente.
Coincidencia ou não com a lavagem, só pode ser isso.

Portanto ja mandei mail à UMM Peças para mandar vir um termostato (só vou fazer diagnostico final já com a peça para substituir logo de seguida, isto tendo em conta o valor da mesma).

Obrigado!

val

UMMzito
Registo
5 Abr 2016
Viva zteles,

Diagnosticos à distância são sempre dificeis contudo, por tudo que foi descrito, creio que o problema será mais simples.

Pelo que eu entendi, o aviso 10 (temp.excessiva do fluido de arrefecimento) nunca acendeu?

Se fôr esse o caso, as unicas variáveis novas no sistema são a água da torneira como fluido de arrefecimento e o enchimento e purga.

Primeiro, o fluido de arrefecimento é uma mistura de água destilada e anti-congelante que faz com que a temperatura de ebulição suba, daí terà influência na posição do ponteiro de temperatura. No meu Alter Turbo o ponteiro fica acima de meio em percursos normais.

Segundo, o vaso desgasificador, tem um tubo para prevenir sobre enchimento do sistema. No meu o sistema fica cheio, a frio, com cerca de 4 cm de fluido no fundo do vaso.

Parece-me que estás a encher o sistema demasiado usando água simples em vez dum fluido de arrefecimento.

Abraçumm

0DBE9573-F54B-4D8F-827B-8E1029370E36.png

zteles

Iniciado
Registo
16 Abr 2021
Viva zteles,

Diagnosticos à distância são sempre dificeis contudo, por tudo que foi descrito, creio que o problema será mais simples.

Pelo que eu entendi, o aviso 10 (temp.excessiva do fluido de arrefecimento) nunca acendeu?

Se fôr esse o caso, as unicas variáveis novas no sistema são a água da torneira como fluido de arrefecimento e o enchimento e purga.

Primeiro, o fluido de arrefecimento é uma mistura de água destilada e anti-congelante que faz com que a temperatura de ebulição suba, daí terà influência na posição do ponteiro de temperatura. No meu Alter Turbo o ponteiro fica acima de meio em percursos normais.

Segundo, o vaso desgasificador, tem um tubo para prevenir sobre enchimento do sistema. No meu o sistema fica cheio, a frio, com cerca de 4 cm de fluido no fundo do vaso.

Parece-me que estás a encher o sistema demasiado usando água simples em vez dum fluido de arrefecimento.

Abraçumm

Visualizar anexo 16968
Viva!
Obrigado pelas info!
Nao, nunca acendeu, mas tambem nunca chegou ao vermelho.
Nao sei se dei impressao de estar a usar agua, mss de facto estou a usar liquido da Motul, sem nenhuma mistura com agua torneira.
Nivel temperatura também era o que estava antes, a meio e um pouco acima se mais puxado.
O nivel tb ja me disseram que fica abaixo da costura e que o resto cospe fora, 4cm entao a frio seria aceitavel.

La esta, o sistema nao esta a sobreaquecer, so a trabalhar acima da temperatura que devia...

Muito obrigado!

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Ola!

Obrigado pelos comentarios!
Ja tenho manometro e sensor, mas ainda nao sei onde hei-de montar. Mas entretanto fiz aqui um teste "forçado" e está claro que todo o líquido sai pelo tubo de descarga do tanque expansão, fora isso tudo estanque. Mas só sai até ao limite inferior do tanque.

Boas notícias por um lado, porque o sistema em si nunca teve sem líquido, mas más porque há um problema.

Usei água corrente sim, mas sem pressão e fiz todas as operações de purga e ainda a última que faltava por descargo de consciência que fui fazer agora que foi inclinar até colocar o raradiador sofagem na posição mais baixa ( sistema não tinha ar nenhum realmente).

Portanto:
A conclusão inevitavel a que chego é que o termostato (embora esteja claramente a abrir), nao estará a operar adequadamente/totalmente.
Coincidencia ou não com a lavagem, só pode ser isso.

Portanto ja mandei mail à UMM Peças para mandar vir um termostato (só vou fazer diagnostico final já com a peça para substituir logo de seguida, isto tendo em conta o valor da mesma).

Obrigado!

Boas,

Aparentemente não haverá nenhum problema com ar no sistema.
Sugeria que instalasses o manómetro de temperatura auxiliar e verificasses a temperatura real a que o motor trabalha, antes de partir para substituição de peças.

Os líquidos de refrigeração têm três funções principais:

• Ajudar o motor a chegar à temperatura de trabalho mais rapidamente, de modo a reduzir o desgaste do motor e consumo combustível

• Reduzir o risco de sobreaquecimento por aumentar a temperatura de ebulição do líquido, como ter a capacidade de arrefecer mais rapidamente

• Evitar a corrosão do circuito

O facto de agora estar um pouco acima do meio não significa que o motor esteja a aquecer.
Pelo contrário, com o manómetro auxiliar podes verificar a temperatura real do motor.

Se nunca passar dos +/- 91° está perfeito 👌

Um abraço

Top Inferior