Caros,
Após a recente aquisição do meu UMM, tenho feito as verificações e afinações que estão ao meu alcance.
Embora o carro circulasse a uma temperatura normal (agulha a meia altura e em AE um pouco mais alto), o líquido estava muito turvo e o tanque sujo.
Lavei todo o sistema de refrigeração, o tanques expansão e substituí o líquido. Curiosamente com o líquido novo e sistema limpo a temperatura no mostrador subiu e em AE agora vai quase a tocar nas linhas amarelas...
A verdade é que não encontrei nenhuma válvula de purga do sistema, pelo que elevei as mangueiras do tanque expansão e atestei várias vezes até o nível estabilizar, pondo a trabalhar momentaneamente.
Noto também que já voltei a adicionar líquido umas 3 vezes depois da substituição sem que este esteja a derramar (pelo menos estacionado).
Tendo em conta que o modelo é o Alter II Turbo de 1993 pergunto:
a) Há alguma torneira de purga? No radiador da sofagem que vêm na foto não vejo nenhuma conforme vem referido em vários tópicos e não vejo em mais lado nenhum. Caso não haja algum processo específico para purgar o sistema sem ser o que já fiz?;

b) Confirma-se que a temperatura normal seria a meio do mostrador, certo? Ou andar encostado às linhas amarelas é normal em AE ~120km/h?
c) O termostato está a abrir sendo que o tubo principal superior do radiador fica bastante quente;

Fumo, não sai nenhum ao relanti ou em desaceleração, só sai algum fumo preto em aceleração, mas com a bomba injetora um pouco avançada será normal não? Se houvesse água a entrar no motor o fumo sairia branco, certo?
Aparentemente o carro puxa bem e os consumos também parecem normais (~11 l /100 em viagem AE)
Obrigado!
José
Após a recente aquisição do meu UMM, tenho feito as verificações e afinações que estão ao meu alcance.
Embora o carro circulasse a uma temperatura normal (agulha a meia altura e em AE um pouco mais alto), o líquido estava muito turvo e o tanque sujo.
Lavei todo o sistema de refrigeração, o tanques expansão e substituí o líquido. Curiosamente com o líquido novo e sistema limpo a temperatura no mostrador subiu e em AE agora vai quase a tocar nas linhas amarelas...
A verdade é que não encontrei nenhuma válvula de purga do sistema, pelo que elevei as mangueiras do tanque expansão e atestei várias vezes até o nível estabilizar, pondo a trabalhar momentaneamente.
Noto também que já voltei a adicionar líquido umas 3 vezes depois da substituição sem que este esteja a derramar (pelo menos estacionado).
Tendo em conta que o modelo é o Alter II Turbo de 1993 pergunto:
a) Há alguma torneira de purga? No radiador da sofagem que vêm na foto não vejo nenhuma conforme vem referido em vários tópicos e não vejo em mais lado nenhum. Caso não haja algum processo específico para purgar o sistema sem ser o que já fiz?;

b) Confirma-se que a temperatura normal seria a meio do mostrador, certo? Ou andar encostado às linhas amarelas é normal em AE ~120km/h?
c) O termostato está a abrir sendo que o tubo principal superior do radiador fica bastante quente;

Fumo, não sai nenhum ao relanti ou em desaceleração, só sai algum fumo preto em aceleração, mas com a bomba injetora um pouco avançada será normal não? Se houvesse água a entrar no motor o fumo sairia branco, certo?
Aparentemente o carro puxa bem e os consumos também parecem normais (~11 l /100 em viagem AE)
Obrigado!
José