• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Rotula do braço direção

marco vieira

Iniciado
Registo
30 Jun 2025
Boas pessoal
Mais uma questão
Já alguém conseguiu substituir a rotula inferior do braço direção no sítio sem desmontar o cubo e retirar o veio?
Abraço a todos

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Boas pessoal
Mais uma questão
Já alguém conseguiu substituir a rotula inferior do braço direção no sítio sem desmontar o cubo e retirar o veio?
Abraço a todos
Não acredito que seja possível. Se falas da rótula do knuckle, tens desmontar tudo. Eu pelo menos tive.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Boas pessoal
Mais uma questão
Abraço a todos

Só mesmo desmontado todo o conjunto é que é possível substituir as rótulas.
Para desmontar rótulas velhas e voltar a montar rótulas novas é possível sem o uso de ferramentas específicas mas se as tiveres ajuda bastante.
Acaba por ser um trabalho exigente, sujo que requer alguma força bruta e também alguma calma e paciência para não ficares com uma unha negra porque sem um grampo extrator a ferramenta que mais vais usar vai ser um martelo pesado!

Registo
17 Mar 2017
Só mesmo desmontado todo o conjunto é que é possível substituir as rótulas.
Para desmontar rótulas velhas e voltar a montar rótulas novas é possível sem o uso de ferramentas específicas mas se as tiveres ajuda bastante.
Acaba por ser um trabalho exigente, sujo que requer alguma força bruta e também alguma calma e paciência para não ficares com uma unha negra porque sem um grampo extrator a ferramenta que mais vais usar vai ser um martelo pesado!
á marreta acho que nem é trabalho que se faça, vai ser porrada sem pés nem cabeça no eixo.

ou compras um grampo destes, ou manda fazer a quem saiba e tenha condições...
1751893815320.jpeg

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
á marreta acho que nem é trabalho que se faça, vai ser porrada sem pés nem cabeça no eixo.

ou compras um grampo destes, ou manda fazer a quem saiba e tenha condições...
Visualizar anexo 40323
Não encontras esses grampos na maioria das oficinas Marco.
Podes mandar fazer a quem sabe mas na prática o trabalho vai ser feito com recurso à marreta e força bruta.
Os mecânicos nem sequer gostam de mexer nos nossos carros.
Basta falar que é um UMM para dizerem logo que não têm vagas nem tempo disponível para trabalharem nele.
Só se for para mudar óleo e filtros porque de resto é para esquecer.
Agora nas oficinas só se gasta dinheiro em equipamentos de diagnóstico através das fichas OBD2 .

marco vieira

Iniciado
Registo
30 Jun 2025
Essa ferramenta é para tirar as rotulas ou o eixo?
É que as rotulas depois de tudo desmontado posso levar a um torneiro que me tira as velhas e põe as novas

Registo
17 Mar 2017
Essa ferramenta é para tirar as rotulas ou o eixo?
É que as rotulas depois de tudo desmontado posso levar a um torneiro que me tira as velhas e põe as novas
serve para tirar as rotulas... não faz muito sentido desmontar um eixo inteiro se for só para trocar as rotulas.
dá um bocado de trabalho, mas com este grampo, está ao acalce de qualquer curioso.

Quanto ás oficinas, ainda bem que não tenho porta aberta e não faço disto vida, porque sinceramente é com cada profissional de aliviar a carteira que nem é bom.

Top Inferior