• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Rolamentos rodas traseiras

Registo
26 Mar 2012
Mensagens
310
Localização
Portugal
Boas. O meu umm quando andava no alcatrão e passava em buracos ouvia um barulho de algo a bater. Do tipo tak tak tak.
Levantei o gajo no a ar e constatei que os rolamentos tinham folga mas só na vertical mas só consigo sentir a folga se meter um ferro debaixo da roda e fazer forca. Para os lados e para fora e para dentro nada.
Ok comprei os rolamentos retentores e as anilhas de pressão e fiz a troca.
Achei estranho a pista do rolamento que e metida a pressão nas pontes sair com muita facilidade. Retirei a mão.
Como e óbvio quando procedi a montagem dos rolamentos novos, a mesma pista do rolamento entrou com muita facilidade.
Conclusão: o barulho continua igual e as folgas descritas anteriormente estão iguais!!!
Da me a entender que A caixa do rolamento tem folga.
Soluções!? Bater com um punção no interior da caixa tipo recartilha e por um pouco de locktite fixa parafusos?
Ou recomendam algo melhor?
Obrigado
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
O rolamento pode entrar e sair à mão, mas isso não significa que tem folga, ainda por cima depois de apertado fica sobre pressão. Não acredito que seja daí.

O barulho é atrás ou à frente? É do lado direito ou esquerdo?

Já confirmas-te o estado da transmissão, borrachas dos amortecedores, simbólicos das molas, suportes de escape?
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.547
Localização
Cortegaça
Podes usar cola azul da locktite para tirares a dúvida e saber se a folga é ou não da caixa do rolamento!
Não uses locktite vermelha porque essa é destinada a fixações extremas o que te pode dificultar a vida caso tenhas de voltar a desmontar os rolamentos!
 
Registo
26 Mar 2012
Mensagens
310
Localização
Portugal
O barulho e sem dúvida no eixo traseiro do lado esquerdo. Não detecto mais nenhuma folga além do rolamento da roda.
Aliás com o carro em preguiças e abanando a roda faz o dito barulho, com menor intensidade mas faz.
Por acaso estava a pensar em por o locktite vermelho. Mas e mais sensato por o azul e depois logo se vê o que se segue...
 
Registo
26 Mar 2012
Mensagens
310
Localização
Portugal
O rolamento pode entrar e sair à mão, mas isso não significa que tem folga, ainda por cima depois de apertado fica sobre pressão. Não acredito que seja daí.

O barulho é atrás ou à frente? É do lado direito ou esquerdo?

Já confirmas-te o estado da transmissão, borrachas dos amortecedores, simbólicos das molas, suportes de escape?
Depois de apertado todo o conjunto com a chapa de aperto, não se pode dar o caso de o aperto não ser o suficiente para retirar a folga ao rolamento?
Digo isto porque penso que fiz um diagnóstico errado...
Ou seja : se empurrar a roda para dentro e meter um ferro por debaixo da roda para sentir a folga não tenho folga.
Se não empurrar a roda já tenho folga. Sim e efectivamente tenho uma ligeira folga no sentido orizontal.
Vou desmontar o conjunto e analisar o que se passa
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Depois de apertado todo o conjunto com a chapa de aperto, não se pode dar o caso de o aperto não ser o suficiente para retirar a folga ao rolamento?
Digo isto porque penso que fiz um diagnóstico errado...
Ou seja : se empurrar a roda para dentro e meter um ferro por debaixo da roda para sentir a folga não tenho folga.
Se não empurrar a roda já tenho folga. Sim e efectivamente tenho uma ligeira folga no sentido orizontal.
Vou desmontar o conjunto e analisar o que se passa
Eu não tenho a certeza, mas será que isso não leva anilhas de afinação?
 
Registo
26 Mar 2012
Mensagens
310
Localização
Portugal
Eu não tenho a certeza, mas será que isso não leva anilhas de afinação?
Se leva anilhas o meu não tem. Mas estou a ponderar por uma anilha calibrada no batente do rolamento para ver se a folga desaparece. Basta saber e qual a medida indicada!? Vamos ver
 
Top Inferior