• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Rolamento

brunoca98

Iniciado
Registo
17 Nov 2020
Mensagens
34
Boa noite,

Hoje ao investigar os 4 tambores, deparei-me com este problema em duas rodas:


Quão difícil é arranjar isto? Caso nao seja nada de outro mundo, poderiam me disponibilizar a referencia da peça? (Cournil de 84)
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.907
Localização
Porto
Boa noite,

Hoje ao investigar os 4 tambores, deparei-me com este problema em duas rodas:


Quão difícil é arranjar isto? Caso nao seja nada de outro mundo, poderiam me disponibilizar a referencia da peça? (Cournil de 84)

Isso é folga no rolamento, tem de levar novos.
normalmente isso é vendido em kit (rolamento, retentor e a anilha de retenção)
basicamente, tem de levar esse kit.

o Cournil deve ter rolamentos diferentes...

eu comprei no UMMOnline4x4 (@andre_18 e @UMMAIA )
 

Anexos

  • 83882EF9-B59D-4165-8DB1-DEAB95664CAD.jpeg
    83882EF9-B59D-4165-8DB1-DEAB95664CAD.jpeg
    113,2 KB · Visualizações: 89

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Boa noite,

Hoje ao investigar os 4 tambores, deparei-me com este problema em duas rodas:


Quão difícil é arranjar isto? Caso nao seja nada de outro mundo, poderiam me disponibilizar a referencia da peça? (Cournil de 84)

Atenção que isso não é pêra doce para se reparar, é preciso já ter uns conhecimentos técnicos "da coisa"...!!! :alien:
 

brunoca98

Iniciado
Registo
17 Nov 2020
Mensagens
34
Estou a ver que não e trabalho fácil, mas não tinha problemas em aventurar-me :D

@StreetGT Poderias me dizer o valor do material? Não precisa de ser o valor certinho, só quero mesmo ter ideia dos valores.
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.907
Localização
Porto
Estou a ver que não e trabalho fácil, mas não tinha problemas em aventurar-me :D

@StreetGT Poderias me dizer o valor do material? Não precisa de ser o valor certinho, só quero mesmo ter ideia dos valores.
Para te aventurares tens de ter uma prensa hidraulica.

60€ para cada lado, mas como referi, fala com as pessoas que vendem esse material.
 

brunoca98

Iniciado
Registo
17 Nov 2020
Mensagens
34
Para te aventurares tens de ter uma prensa hidraulica.

60€ para cada lado, mas como referi, fala com as pessoas que vendem esse material.

Estive a ver como se fazia a reparação, mas poupava tão pouco a ser eu a fazer metade do trabalho e o mecânico a outra metade, que nem vou perder tempo.

Muito obrigado pela cotação!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Se tiveres um tubo que entre dentro do semi eixo faz o mesmo efeito da prensa, tens é de bater com jeito e precisão de mestre...!!! :cool: :alien:
 

brunoca98

Iniciado
Registo
17 Nov 2020
Mensagens
34
Se tiveres um tubo que entre dentro do semi eixo faz o mesmo efeito da prensa, tens é de bater com jeito e precisão de mestre...!!! :cool: :alien:

Não me digas isso que eu ainda ganho vontade de ir fazer asneira ;D

Agora vais me fazer desmontar aquela treta toda hahaha

Já agora, folga no veio de transmissão dianteiro (o gajo anda para todos os lados, cima baixo, esquerda, direita), o mais provável é ser das cruzetas certo?
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Não me digas isso que eu ainda ganho vontade de ir fazer asneira ;D

Agora vais me fazer desmontar aquela treta toda hahaha

Já agora, folga no veio de transmissão dianteiro (o gajo anda para todos os lados, cima baixo, esquerda, direita), o mais provável é ser das cruzetas certo?
Basta abanar junto à cruzeta que se vê logo, nada melhor que fazer o mesmo no de trás para tirar as dúvidas...!!! :cool: :alien:
No caso do rolamento, antes de haver prensas como pensas que se fazia, e no mato como pensas que fazia...!!!:cool::alien:
 

brunoca98

Iniciado
Registo
17 Nov 2020
Mensagens
34
Basta abanar junto à cruzeta que se vê logo, nada melhor que fazer o mesmo no de trás para tirar as dúvidas...!!! :cool: :alien:
No caso do rolamento, antes de haver prensas como pensas que se fazia, e no mato como pensas que fazia...!!!:cool::alien:

Amanha já confirmo então, espero que seja ai a folga, que assim é "fácil" de resolver.

Vamos ver ent, espero não estragar mais ainda xD
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
Bruno

já que é a primeira vez que vais fazer esse serviço, não te metas em aventuras que podem correr mal.

Arranja que te deixe utilizar uma prensa hidráulica durante 10 minutos e monta o rolamento devidamente. a probabilidade de correr mal com invenções caseiras ainda é grande e a correcta montagem desse componente é de extrema importância para a segurança do carro.
 

brunoca98

Iniciado
Registo
17 Nov 2020
Mensagens
34
Bom dia,

Desde já obrigado a todos pelas dicas, e desejo um bom ano a todos!

Bem, não tive quase tempo nenhum para o jipe...

Tenho apenas uma barra de direcção montada, não tive tempo de montar a segunda.
Tenho os dois travões traseiros desmontados, pois ia colocar calces novos, mas a peça do travão de mão não entra no buraco do calce novo. Os calces não são exactamente iguais aos antigos. Posso simplesmente alargar o buraco para resolver o problema, mas primeiro quero confirmar se os novos são mesmo para lá.

A folga que tenho no veio de transmissão dianteiro, não é nas cruzetas, mas sim no encaixe, no meio do veio. Não sei como explicar melhor, feito parvo não tirei fotos nenhumas...

Em relação ao rolamento, nem lhe toquei, não queria deixar mais uma coisa pendurada.

De qualquer das maneiras, devido a falta de tempo e ao covid, torna-se difícil ir a Coimbra arranjar o menino. Então decidi pedir ao mecânico para ir buscar o jipe, vou gastar mais uns "trocos", mas assim não tenho de andar a fazer tudo a pressa aos fds. Depois com ele cá facilita as coisas.
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Eu reparei o meu veio de transmissão traseiro. Levou as estrias novas. Tem que ser cortado, soldar a parte com as estrias novas e calibrado. Ficou por 250€
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Eu reparei o meu veio de transmissão traseiro. Levou as estrias novas. Tem que ser cortado, soldar a parte com as estrias novas e calibrado. Ficou por 250€
Sim, se repararem bem os veios de transmissão são calibrados, e ao desmontar e separar as duas partes não podem ser montados de qualquer maneira, tem processo para se voltar a montar, senão ficam descalibrados e lixam os componentes nas extremidades e não só...!!! 😎 :alien:
 

brunoca98

Iniciado
Registo
17 Nov 2020
Mensagens
34
Epa, não me estava a apetecer ter de fazer essa reparação este mês, ainda para mais porque não preciso da tração dianteira por agora.

Acham que na inspecção eles fecham o olho a isso?
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Epa, não me estava a apetecer ter de fazer essa reparação este mês, ainda para mais porque não preciso da tração dianteira por agora.

Acham que na inspecção eles fecham o olho a isso?
Normalmente nao é um item avaliado na inspeção. Nao deves ter problemas por isso.
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.544
Localização
Cortegaça
Epa, não me estava a apetecer ter de fazer essa reparação este mês, ainda para mais porque não preciso da tração dianteira por agora.

Acham que na inspecção eles fecham o olho a isso?

Veio de transmissão dianteiro com folga na luva estriada!
Se for isso não te preocupes até porque esse veio só é acionando quando ligas a tração 4X4...
O pessoal na inspeção não liga a isso, a não ser que o teu carro tenha tração integral permanente o que nos nosso UMMs por norma não acontece!
 

brunoca98

Iniciado
Registo
17 Nov 2020
Mensagens
34
Otimo, assim fico mais descansado, muito obrigado.

Entretanto estava a pensar ir a Coimbra, só para montar as barras de direcção e o bombito traseiro, para quando o mecânico o fosse buscar estivesse pronto a andar, mas como isto não anda bonito.... nem quero arriscar.
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Veio de transmissão dianteiro com folga na luva estriada!
Se for isso não te preocupes até porque esse veio só é acionando quando ligas a tração 4X4...
O pessoal na inspeção não liga a isso, a não ser que o teu carro tenha tração integral permanente o que nos nosso UMMs por norma não acontece!


Mário, se calhar tens razão. Tenho ideia de que o Bruno já tinha referido que este carro foi militar. Ás tantas, tem tração permanente!!.

Não! Já vi pelas fotos que não é.
 
Top Inferior