• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Roda traseira esquerda não roda

MSousa

Iniciado
Registo
1 Out 2007
Mensagens
32
Localização
Portugal
Boas Ummistas,

Preciso da V/ ajuda. Ontem ao tirar a maquina da garagem de marcha atrás não dei por nada, mas quando meti primeira não avançou. Meti as 4 avançou e aí dei pela roda traseira do lado esquerdo presa. A do lado direito rodou normalmente. A da esquerda para trás roda para a frente não :disappointed_relieved:. Que fazer? Obrigado
 

Martinho

UMMzito
Registo
16 Set 2009
Mensagens
137
Localização
Portugal
Os teus travões de traz são de disco ou de tambor, se for de tambor deve ser só uma mola solta, provavelmente o 5 desta foto.



Martinho
 

MSousa

Iniciado
Registo
1 Out 2007
Mensagens
32
Localização
Portugal
Obrigado Martinho. São de tambor, como o jipe ficou no jardim, ainda não tive oportunidade de desmontar por preciso de uma macaco maior. Mas o que estranho, pensava eu que se fosse uma mola solta a maxila ficasse tambem solta e não prendesse. Mas tambem sou inexperiente em mencanica. Vou tentar. Mais uma vez obrigado. Abraço
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.774
Localização
Portugal
Boas!

Levantas o jipe, tiras a roda e tiras o tambor/polie.
Cuidado ao tirares a polie pois se alguma coisa está solta ela poderá estar presa e não vale a pena andares com marteladas fortes.
tenta com um pé de cabra ou chaves de fendas cuidadosamente tirar a polie e usa uma martelo de borracha para não a partir.
Nao te esqueças, travao de mao em baixo.

LOOL

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.
 

MSousa

Iniciado
Registo
1 Out 2007
Mensagens
32
Localização
Portugal
Obrigado pela informação. E desculpem-me a ignorância mas devagar vou aprendendo alguma coisa :). A minha proxima pergunta é muito básica. Como é que tiro a tampa dos tambores. Espreitei e vi uns parafusos por trás. Mas com medo de fazer asneira não desapertei nenhum. Quais os que devo tirar? E a polie, é essa tampa? Já viram que não percebo nada do assunto.
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas Companheiro

O não saber não é vergonha :)
Burrice é não perguntar a quem sabe!
Podes não entender de mecânica, mas entenderás de outras coisas de certeza absoluta.

Vamos aos tambores..
1.º - Desapertas (sem retirar completamente) as porcas das rodas com o pneu no chão.
2.º - Calça as rodas da frente e levanta a roda com o macaco.
3.º - Retira as porcas e a roda.
4.º - Ficas com o tambor/poli exposto.
5.º - Com a ajuda de um maço de borracha ou madeira, vai batendo (com moderação) ao longo de todo o perímetro da poli/tambor para ajudar a soltar.
6.º - Como tens a roda bloqueada, a poli pode custar um pouco mais a sair porque tem a maxila/cinta/calço a prender.
7.º - Não deves desapertar qualquer parafuso para retirar a poli/tambor.

Também podes ter o cabo do travão de mão dessa roda preso.

Se não estás à vontade com a mecânica, talvez seja melhor procurar um amigo entendido que te ajude.
Apesar de ser um trabalho técnicamente simples requer algum traquejo.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.794
Localização
Portugal
Além do que já foi aqui (bem) falado, pondera a troca dos tubos flexiveis de travão dianteiros e trazeiro, pois também pode ser a causa desse problema. Aconteceu-me o mesmo com o meu UMM branco e o problema vinha daí.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

MSousa

Iniciado
Registo
1 Out 2007
Mensagens
32
Localização
Portugal
Obrigado pessoal pelas dicas. Já está resolvido, após ter desmontado o tambor verifiquei que não havia problemas com as molas mas sim com a afinação do travão. À uns dias atrás meti numa oficina para uma pequena revisão e afinaram demais os travões. Até à altura não tinha acontecido nada mas depois "prendeu". Voltei a montar levantei o carro e afinei novamente os travões quanto baste.
Abraços
 
Top Inferior