• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Retirar cruzetas dos semi-eixos dana30

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Ora bem, tenho os semi-eixos fora para trocar as cruzetas, a que partiu consegui tirar fora.

A outra só tem folga, mas as cabeças da cruzeta não mexem.. Não mexeram 1 mm e a prensa é boa. Alternativas para tirar a cruzeta fora?

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Eu costumo cortar as cruzetas para tirar do semi-eixo para depois poder apoiar bem na prensa. Calor ajuda a "descolar" da ferrugem! Cuidado para não empenar e encurtar a distancia entre os dois olhais!

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Eu costumo tirar os freios dos dados das cruzetas, aplicar uma boa dose de anti ferrungem (WD-40 ou outro similar), depois dou umas marteladas à volta dos olhais onde ficam alojados os dados das cruzetas, (Marteladas leves apenas para vibrar as pecas e fazer penetrar melhor o anti ferrungem).
Para concluir costumo apenas fazer uso do martelo para remover as cruzetas, coisa que nunca me deu grande trabalho nem dificuldade!
Agora se o cenàrio for outro e pelo que descreves aparenta ser mais complicado podes dar um pouco de calor nas pecas, vais ver que isso se desmonta quase por si...;)
Sò mais uma dica muito importante, se durante o trabalho usares um martelo usa tambèm òculos de protecão para evitar que no caso de se lascar algum dado não te aconteca nada de mal...
Boa sorte.

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Confesso que já me passou pela cabeça a ideia de cortar as cruzetas.. a ver se as tiro com mais facilidade..

A dica do wd40 não me tinha lembrado, vou experimentar pode ser que ajude. Eu já ficava contente se elas saíssem no torno, já vi trocarem uma assim do veio de transmição, mas estas dos semi-eixos aquilo já comeu tanta porradinha que os dados devem ter soldado lá.. em último caso lá terá que levar calor...

É que á força que aquilo fez na prensa e não mexeu 1mm, ou dou cabo da prensa ou empeno os olhais a tirar os dados :p

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Se eu usasse essa ferramenta ou partia isso ou moía a rosca.. Nem á martelada só com wd40 saíram... levaram com o maçarico e depois já saltaram cá para fora mas mesmo assim ainda precisaram de umas valentes cacetadas..

Agora vamos a ver como corre o processo inverso..

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Limpa bem tudo (espcialmente na ranhura do freio) e dá uma fumaça de tinta para ficar como novo...

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Olha que essa ferramenta ou uma parecida com a ajuda do W40 faz milagres!!

Carripana on the way ...

Registo
29 Abr 2012
Isso não saiu na prensa e saiu à martelada ? De que prensa estamos a falar ? Dar calor desmesurado em peças que foram sujeitas a tratamento térmico é totalmente errado pois pode comprometer seriamente a vida da mesma, anulando o tratamento a que foram sujeitas e alterando as características do aço_O martelo também deve ser evitado por vários motivos. Uma simples prensa de 10Ton(prensa de bricolage) com a cruzeta bem alinhada axialmente e um apoio correto tem de tirar uma cruzeta dessas seja em que estado for.Pode parecer pergunta estúpida mas de certeza que foram retirados os freios interiores? É que troco frequentemente cruzetas bem maiores que trabalham em condições bastante agressivas e nunca tive necessidade de recorrer a calor.

Top Inferior