• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Restauro UMM Longo 5 portas

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Boa tarde

Venho apresentar o restauro de um longo de 5 portas que já há algum tempo que tenho em mãos. Para já chama-se apenas “longo de 5 portas”, pois ainda não consegui sincronizar os meus neurónios para o baptizar apropriadamente. Se alguém quiser por a imaginação a trabalhar e me quiser ajudar nesse sentido, fica desde já nomeado o Padrinho oficial do UMM :cool::cool: (as letras da matricula são "XM", pode ajudar!)

Vamos então ás fotos:

O estado em que ele se apresentava quando o comprei:

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007

Este carro foi alvo de algumas alterações tais como:

- Aplicação de uma capota de lona chassis longo de 3 portas. Para que fosse permitido o “abrir de portas” traseiras com a lona, foram cortadas as portas a meio, assim como os pilares B do chassis

- aplicação de um motor turbo e periféricos

Desde logo decidi a conversão de capota de lona para capota rígida. Possivelmente este carro deveria ter sido equipado de origem com capota rígida com tejadilho em fibra, com a “bossa” a meio e vidros alpinos. Além dessa capota ser difícil de encontrar, esteticamente não é a minha favorita. Decidi então optar por uma alternativa que me parece mais elegante: um tejadilho paralelo ao chassis, tal como nos chassis curtos. Foram então usados 2 tejadilhos “chassis Curto” para serem emendados e darem assim origem a um tejadilho longo.

Depois de desmontada a capota, uma analise mais aprofundada ao estado do carro.

As primeiras más noticias, chapa central traseira, pousa pés do passageiro e chapa base da bateria com bastante oxidação.

Substituição das chapas estragadas por chapa nova:

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Numa primeira fase foi escolhido pintar o carro em vermelho ferrari e tejadilho preto.

Os primeiros ensaios em vermelho:

Entretanto a parte mecânica:

Inicialmente a opção Indenor. Estava já em calha um motor 2.5TD com uma configuração de periféricos igual ás que tenho feito nos meus UMM’s..
Mas como este carro vai ser essencialmente usado para estrada, comecei a ponderar uma solução não tão agressiva, mas mais confortavel, mais suave, com bons consumos e mais elasticidade de binário. A escolha previsível foi o 2.1 TD XUD que equipou o Alter 2000. Comprei o motor, preparei-o a nível de periféricos, preparei-o para a montagem, mas….. (tem sempre que haver um mas..)

A aplicação não era assim tão fácil. Apenas iria ter facilidade na aplicação do motor com a caixa, quase todos os periféricos do motor 2.1TD teriam que sofrer ligeiras alterações.

Uma vez que praticamente iria ter que desenvolver uma aplicação de raíz, fiz algumas pesquisas, trocar impressões com vários amigos/mecânicos, decidi optar por outra solução. Outro solução com mais garantias de fiabilidade, consumo, binário, elasticidade, eficácia e versatilidade. Escolhi finalmente o motor VW TDI 130 cv. Depois de adquirido todo o swap para aplicação, tive que definir como iria fazer a digestão do binário do motor. Nesta parte optei por manter o conjunto de caixas originais Alter 2. Comecei então o casamento do motor com a caixa de velocidades UMM. Volante e prensa originais VW e garfo de embraiagem UMM alterado para acopolamento com o rolamento de encosto VW. Penso que a caixa vai aguentar, uma vez que vou manter os 130 cvs originais, não vou alterar parâmetros.

Aplicação do motor VW com a cloche da caixa de velocidades UMM:

Entretanto já todo pintado na versão final, mas com a intenção assumida pelo pintor de dar uma segunda pintura, uma vez que tinham aparecido algumas imperfeições.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Decididamente, não gostei do aspecto final. não sei, mas sentia que aquele carro merecia mais.

Uma vez que o pintor iria pintar novamente o carro, decidi aproveitar para mudar a cor. Por muito bem que ficasse, iria sempre olhar para ele e pensar: “e se…..?”

Então mais vale tarde do que nunca! Carrega novamente para o pintor com outro irmão mais pequeno.

Vamos ao verde que já é conhecido por alguns Ummistas:

(aquele remendo tosco ao lado da tampa do gasóleo está lá propositadamente, ando a magicar uma aplicação futura em que ele me vai dar jeito)

E pronto, neste momento, gosteri!!

Para já está nesta fase. Brevemente mais novidades!

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Gosto muito do que vi parabéns, com muita pena be não ver todas as fotos..

Cummps miguel esteves

Miguel esteves

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Obrigado pelo feddback, Miguel.

quando ás fotos, consigo visualizar todas. Já tentaste fazer um refresh?

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
f*da-se borras-te a pintura toda...
Na cor e na capota...

Mas força com isso, tem bom aspecto o trabalho realizado.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Bom trabalho Filipe. Os meus pilares B são aparafusados. Os teus são soldados? Curiosamente já vi restauros em que não desmontavam esses pilares e não percebi porquê.

Por acaso gosto mais da nova cor (clubismos à parte).

Esse motor vai ficar bom, boa escolha.

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
bela máquina

Gosto muito de vermelho mas num UMM também não seria minha escolha
Acho que esta cor fica bem melhor e já lhe podes chamar Green Hornet :D
O motor também me parece uma boa escolha, com fiabilidade reconhecida
e a potencia de "fabrica" adequada ao UMM e com facilidade futura em encontrar peças de reposição

continuação de bom restauro

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Nuno Moutinho,

vermelho é para os Ferraris e para o meu Lancia HF turbo. no UMM, decididamente não! Mas, Obviamente cada um com o seu gosto!

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Aldeia,

estes pilares foram soldados, nem sequer ponderei a possibilidade de fixação pois nem o chassis tinha furação nem os suportes. mas podia ter sido um caso a pensar.

Neca172

UMM
Registo
4 Jan 2017
Viva, sem dúvida boa escolha de cor, mais um que vai rolar, nunca tinha imaginado um motor VW num UMM, parabéns por mais um projeto interessante.

UMM abraço, comprimentos. RUI

Registo
29 Abr 2014
o unico defeito é nao ter ficado eu com ele! Não mo vendeste!

5 estrelas.

Aquele remendo que falas é para aplicação de algo que ja falámos em tempos?

Top Inferior