• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Restauro do XB

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Boa tarde companheiros,

Por motivos de força maior, foi-se o meu Cournil e vem um Alter II sim é verdade, custou-me mas tem que ser, agora com mais um membro na família...

Na realidade o Alter ainda vem a caminho, talvez chegue na próxima semana, mas eu já me vou adiantando (estou com a pica toda), para colocar aqui umas duvidas aos mais entendidos.

Para levar crianças (2 anos) a melhor solução será os bancos transversais ?
Para ter mais conforto e menos ruido, capota riga é melhor solução que capota em lona?
Para ter o máximo de conforto possível que suspensão usar? (Gostava que a mulher também o conduzisse, tenho que a converter :D ) por isso gostava de ter o alter o mais confortável possível.

Estes dias vi uma review no Facebook onde aparece um alter aparentemente muito confortável, alguém sabe o que tem de especial, ou conhece até para dar umas dicas ? :D

Cumprimentos a todos e até já :)

Lusitano

Iniciado
Registo
7 Fev 2017
Boas Hugo,
Partilho de algumas das tuas perguntas, então vou seguir este post.
Aproveito para dizer que esse video e muito interessante, espírito UMM entre pai e filho.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Para levar crianças (2 anos) a melhor solução será os bancos transversais ? -Sim, sem duvida nenhuma.

Para ter mais conforto e menos ruido, capota riga é melhor solução que capota em lona? - Depende. Se tens a chapa nua, acaba por ser pior. Para ter conforto, terás que investir em isolamento acústico.

Para ter o máximo de conforto possível que suspensão usar? - Pois aqui é que a porca torce o rabo. Se as molas do UMM que compraste não estiverem muito pasmadas, então não lhe mexas. Eu dei arco nas minhas, ficou bom, mas o conforto ressentiu-se um bocado. Em relação à suspensão em si, nunca me matei com amortecedores de topo, uns correntes servem perfeitamente. Para teres um UMM mais confortável, então o chassis longo seria a melhor opção, mas evidentemente isso não é viável.

Tem em atenção que o UMM é mais saltitão atrás do que à frente, pelo que os teus filhos sentirão mais os saltos do que tu. Também não é uma tragédia, eu criei os meus assim e não se queixavam. Evita pressões dos pneus muito altas e tens sempre a solução de colocar algum lastro debaixo do banco para amaciar um pouco as reações.

Desconheço o que foi feito nesse UMM, acho que é uma espécie de "segredo" do Tucha. Provavelmente passa por usar lâminas com dimensões distintas ou de outros veículos. Sei que houve pessoal que colocaram lâminas semielípticas do Patrol, desconheço se melhorou de forma substancial ou não.

Outro método, (acho que o Moutinho fez isso, se quiseres posso confirmar com ele) passa por retirar uma lâmina de suspensão (creio que a ultima, a mais pequena das curvadas - a suspensão traseira tem uma lamina direita, que se chama de espera e só serve para sobrecargas, deves manter essa lâmina. A suspensão fica mais suave, mas também vai fatigar mais rápido.

Recorda também que um UMM com a suspensão suave, adorna mais ao curvar, anda com cuidado até te habituares.

Boa sorte com a máquina nova.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Bom Hugo, já sei que arranjaste mais sarna para te coçar, pelo menos a Maria vai ter uns bons tempos de sossego enquanto andas de volta da UMMáquina...!!! ;) :alien:

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
@Aldeia muito Obrigado pela partilha, sim antes de mais vou ver no estado que elas estão quando chegarem, a partir dai logo se vê. Eu pensei é que já não havia segredos nos UMM's, depois de tantos anos :) ninguém é amigo do Sr. Tucha para lhe perguntar o segredo hahahaha.

Se conseguires confirmar com o Moutinho se ele teve algum ganho a nível de conforto ao retirar aquela lâmina agradecia.

Em relação aos bancos também achei que a melhor solução seria o banco transversal, vou ter que investir nisso. O pior será depois para entrar e sair do UMM, terá que ser sempre pelos bancos da frente e por cima da zona do travão de mão. Mas lá terá que ser e as crianças ate gostam de aventuras. :)

@Eduardo Filipe sim já arranjei mais lenha para me queimar isso sim.. na realidade eu acho que restaurar UMM's é um vicio heheh.

Um abraço e Obg

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
@Aldeia muito Obrigado pela partilha, sim antes de mais vou ver no estado que elas estão quando chegarem, a partir dai logo se vê. Eu pensei é que já não havia segredos nos UMM's, depois de tantos anos :) ninguém é amigo do Sr. Tucha para lhe perguntar o segredo hahahaha.

Se conseguires confirmar com o Moutinho se ele teve algum ganho a nível de conforto ao retirar aquela lâmina agradecia.

Em relação aos bancos também achei que a melhor solução seria o banco transversal, vou ter que investir nisso. O pior será depois para entrar e sair do UMM, terá que ser sempre pelos bancos da frente e por cima da zona do travão de mão. Mas lá terá que ser e as crianças ate gostam de aventuras. :)

@Eduardo Filipe sim já arranjei mais lenha para me queimar isso sim.. na realidade eu acho que restaurar UMM's é um vicio heheh.

Um abraço e Obg
Hugo, quando a Ummáquina chegar, podes dedicar te a dar lhe um restauro igual ao que fizeste ao Cournil e ficas com um carro para a vida...!!!
Quanto à suspensão de origem serve perfeitamente e não esperes respostas de pessoal que já não anda por aqui, pois passou a um "patamar" superior, como costumo dizer a certo pessoal da minha "Guerra", subiram lhe os galões á cabeça...!!! ;) :alien:

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Com a quantidade de autocolantes que os carros têm, estilo patrocínio, e a quantidade de vezes que repetem o nome… às tantas a alteração é menos física e mais financeira…

(Isto sou eu aqui a ter mau feitio!)

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Outro método, (acho que o Moutinho fez isso, se quiseres posso confirmar com ele) passa por retirar uma lâmina de suspensão (creio que a ultima, a mais pequena das curvadas - a suspensão traseira tem uma lamina direita, que se chama de espera e só serve para sobrecargas, deves manter essa lâmina. A suspensão fica mais suave, mas também vai fatigar mais rápido.

Recorda também que um UMM com a suspensão suave, adorna mais ao curvar, anda com cuidado até te habituares.

Boa sorte com a máquina nova.
Eu retirei uma das laminas, ficou mais confortável, mas claro sem ela pasmou o resto do conjunto, mas não me chateia muito, o carro vai continuando aceitável, ou eu já me habituei! Na verdade não há grandes milagres, vai das vontades ou gostos de cada um. É experimentar e optar o que é melhor para cada um.

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Obrigado @NMoutinho pelo esclarecimento, só mais uma questão por curiosidade, em relação as molas parabólicas já li por aqui algumas coisas, mas alguém sabe os resultados disso? Estes dias vi uma coisa interessante: Terrainetamer

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Viva, a máquina já chegou ☺️☺️

IMG_4722.jpeg
Daqui a uns tempos vai ter que levar uns mimos.
Uma questão para os mais entendidos, porque não tenho referências. Como é que eu sei se as molas estão muito ou pouco pasmadas!?

IMG_4725.jpeg
IMG_4726.jpeg
IMG_4727.jpeg

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
São molas originais em bom estado, se lhes deres mais arco vais ficar com o carro muito duro!
O que podes fazer é melhorar a questão da estética com uma limpeza e pintura mesmo que apenas por fora e sem desmontar...

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Aproveita e usa o UMM:

com tempo vais vendo o que precisas e o que o carro precisa também.

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Ora viva caríssimos, este fim de semana estive um tempinho de volta do Alter 2 Atm, e acontece o seguinte, todas as vezes que ligo o carro a frio tenho que ficar uns bons minutos a carregar no acelerador até o motor aquecer senão o bixo desliga-se, entretanto nessa mesma altura noto que o acelerador não esta em sintonia com a rotação, o motor é lento a responder quando acelero, depois de algum tempo la consigo tirar o pé mas fica num trabalhar esquisito, o bixo até vibra :) depois de estar quente tudo normal... o que será ? outra coisa engraçada é que desligo o carro e tiro a chave mas o carro continua a trabalhar... :D nunca tinha visto outra, tenho que o engatar para desligar .. Alguém já teve alguma destas experiencias?

Obrigado.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Tens 2 avarias na mesma peça. A bomba injetora deverá estar fora de ponto e eventualmente, a necessitar de uma boa revisão. O jipe não desliga porque tens a válvula de corte, também na bomba injetora, avariada.
Provavelmente o cabo do acelerador também já não estará nas melhores condições.

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Boa noite caríssimos, lá ando eu de volta do alter e hoje consumiu-me a cabeça, já lhe coloquei a válvula de corte nova, e já desliga normalmente, o acelerador também já responde normalmente, mas continuo a ter que ficar com o pé no acelerador porque não se aguenta ao relantim, depois de quente tudo normal, mas se eu lhe acelerar a fundo quando largo o acelerador desliga-se…. Será mesmo bomba injetora nas lonas ? Já levou filtro gasóleo novo, tubos novos… filtro universal transparente para ver se tem lixo e está limpo.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
1º Lugar - Testa usando um garrafão como depósito, para verificar se não tens lixo dentro do teu depósito (seguramente terás, resta saber se é o suficiente para causar esse problema).

2º Lugar - Se tens a bomba Lucas original, poderá também ser daí o problema. Pode ser uma questão de afinação ( o que nessas bombas não é fácil) ou mesmo uma avaria.

Pessoalmente, essa bomba é logo uma das 3 primeiras peças que salta fora, prefiro as Bosch, mas são gostos. Essa é melhor para estrada, tem melhores altas, as Bosch, tem melhores baixas, são mais fiáveis, e mais fáceis de afinar.

Top Inferior