• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Restauro do OJ da familia Baleiras

JoaoBaleiras

UMMzito
Registo
24 Abr 2010
Boas pessoal...

Daqui fala o amante de UMM's cá em casa com menos primaveras passadas.
O meu irmão tem um tópico aberto na apresentação do nosso XaimitUMM, mas como ele anda mesmo ausente aqui da casa (ando por cá eu mais o meu pai), venho eu abrir aqui o tópico com o restauro da máquina... vai sendo tudo feito a muito pouco e pouco...

Bem relatando o que já foi feito assim por alto, o mais provável é faltar lembrar algo, mas pronto.. assim por alto:

- Retentor e junta do diferencial traseiro.
- Rolamentos, retentores e tudo mais nos semi-eixos traseiros, que como podem ver no tópico da apresentação (não vou repetir porque subrecarrega o forumm).
- Calços dos tambores 8 no total, 2 por roda.
- Faróis traseiros.
- Apoio de escape BMW.
- E pouco mais...

Reparações/evoluções/modificações planeadas:
- Substituição da caixa de 4v para 5v (espera tempo para a troca)
- Substituição do rolamento de encosto e embraiagem (aproveita-se a caixa fora aquando da substituição de caixa)
- Linha de escape completa made by baleiras famaly
- Substituição dos travões frontais de tambor para disco
- Substituição dos rolamentos, retentores, porcas e anilhas dos cubos da frente (aproveita-se aquando da aplicação dos discos)

Bem de momento é tudo em que temos material para trabalhar, agora é arranjar-mos tempo para ir fazendo...

Se amanha o tempo der um descançozito eu e o meu pai vamos substituir os travões e tudo o que envolve o miolo dos cubos menos a parte de accionamento dos mesmo, a parte das molas etc....

Descansem que se tudo correr como planeado teremos uma reportagem fotográfica de tudo o que se faça no XaimitUMM a partir de agora em diante...

Deixo aqui 2 fotos da máquina só para completar o tópico, do XaimitUMM sem as fibras laterais, e depois de termos aberto um cubo para confirmar quais são os rolamentos, e depois de termos descido até à barroca do lado da Bobadela...

cUMMprimenTTos à malta...

Vespa PK 50XLS '87

José Baleiras

UMMzito
Registo
26 Jul 2010
Ora bem, parece que já começou, devagar muito devagar para o meu gosto, mas quando a garagem é a estrela, as coisas não podem ser mais rápidas.
O joão esqueceu-se de uma coisa, este UMM tinha dois radiadores e já lhe retirei um, não faz falta e era uma mina de ferrugem.

José Baleiras

NSMP

UMM
Registo
10 Mar 2010
Boas Clã Baleiras!

Pouco a pouco já muito foi feito, trabalho de manutenção fundamental que não se vê mas que é mais importante para a segurança do XaimitUMM e seus ocupantes que um belo banho de pintura exterior!

Continuem e não desanimem! Depressa e bem.. não há quem e Devagar de vai bem mais longe!

cUMMprimentos
Natacha

http://www.wix.com/natasca/coisas-de-tt

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
As perspectivas são boas. Mas olha que ao trocar a caixa de 4 para 5 também vais ter que alterar a caixa de transferências. Se a tua caixa está com as correntes em bom estado então compra uma caixa de transferências de um UMM com 5 velocidades já sem as correntes (andam por aí umas quantas) e montas as tuas nessa caixa. Acho que fica mais barato e fácil do que andar aí com alterações e aplicações.

Não percebi o motivo de trocares o rolamento de encosto somente. Era preferivel trocar a embraiagem completa (se fosse comigo também trocava as duas bombas).

De resto, votos de bom trabalho, a base parece estar bem boa.

UMM abraçUMM

j.aldeia

JoaoBaleiras

UMMzito
Registo
24 Abr 2010
Obrigado pela motivação pessoal...

Aldeia, a troca de caixa de 4v para 5v inclui a de transferências, quando comprámos foi logo o conjunto, assim é desaparafusar, sacar aquelas, colocar as outras e aparafusar... é mais facil e menos trabalhoso, mas só andamos com duvidas por causa do veio de transmissão, se será demasiado comprido, não sei se os veios dos que têm caixa de 5 são mais curtos ou se é a mesma coisa... já agora se puderem esclarecer ficamos muito gratos...
Quanto ao rolamento de encosto, isso ainda é algo a decidir, porque o rolamento já o comprámos, mas entretanto a troca de caixa adiou, adiou, adiou, e agora se calhar mais vale trocar logo o conjunto de embraiagem completo, é uma questão de se ver entre os intervenientes e uma questão de t€mpo... LOL...

Sugestões também são sempre bem vindas...

Já agora, numa de informação, no sábado sempre houve troca de travões, conseguimos entre muita chuva e chapéus, e tudo mais, trocar o tambor do lado direito por disco, o cubo ficou todo montadinho com pecinhas todas novas, tirando uma peça que depois irei reportar como deve ser a situação para a malta ficar alertada, e finalizou-se com um pequeno percalço, o meu pai a apertar o tubo de travão usou bem o alicate de grifes (leia-se força de mãos) e moeu a rosca na bomba, ou seja, bomba nova, estamos só a ver se conseguimos arranjar o contacto do Bruno (se não me engano no nome), que nos vendeu o kit para depois trocar-se... mas o mais trabalhoso já está...
Em principio no próximo sábado vai haver a troca do lado esquerdo, e a ver se o tempo ajuda para poder reportar fotograficamente tudo para fazer um mini-tutorial...

cUMMprimenTTos...

Vespa PK 50XLS '87

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá,

Se tens um Alter 1 com caixa de ferro esquece a ideia que trocar a caixa passa por desapertar 1 e meter outra.

Se assim for tens de trocar o volante do motor, cloche, criar apoios novos no chassis, inclinar o motor, trocar veios de transmissão, trocar a chapa interior para 1 com travão de mão, colocar tubagem para o sistema hidraulico da embraiagem, etre outras coisas mais.

Se a caixa já for de aluminio, então precisas de trocar os 2 veios de transmissão.

UMM abraço
Samuel Sousa

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
João, como diz o Samuel não é fácil. Se tiveres dúvidas podes sempre ver as diferenças para um Alter II, um dia que tragas o UMM para o trabalho, combinamos e passas por aqui e fazes a comparação.

Free2UMM

José Baleiras

UMMzito
Registo
26 Jul 2010
Samuel e PedroUMM, o meu filho não se soube explicar, ou não disse tudo.
o UMM é um alter 2 dos primeiros que ainda tem muita coisas do 1, neste caso já tem a caixa de 4 velocidades em aluminio, penso que não haverá grandes problemas, mas só mesmo quando experimentar ou comparar com outro com a caixa de 5 velocidades.
Obrigado PedroUMM por estares disponivel para poder fazer a comparação.

José Baleiras

Registo
23 Jul 2010
Olha mais um Alter I ou II...de 87 como o meu...mas eu já nem sei bem, ora vejamos o meu:

- Trazia caixa de 4 e agora tem de 5
- Não tinha DA e agora tem DA
- Não tinha discos a trás e agora tem às 4
- Era atmosférico, segundo o Mendes já foi turbo e agora é atmosférico de novo.

Boa sorte no restauro do meu primo OJ

Alter II Atmosférico 12-1987

JoaoBaleiras

UMMzito
Registo
24 Abr 2010
Pronto lá está, passou-me de dizer que é um Alter II dos primeiros...

Pedro, agradeço a disponibilidade, mesmo que não seja para comparação, nem que seja só por um café, havemos de combinar...

Bem, explicando melhor as coisas...

A caixa de velocidades é de 4v mas já é em alumínio, e caixa de transferências, pelo que nos foi dito por quem nos vendeu, que nessa palavra já pouco acredito, é do II, ou seja, pelas nossas contas, é apenas tirar uma e colocar a outra, a não ser que os veios de transmissão sejam grande para a caixa de 5... se alguém souber dizer, agradecemos...

Ricardo, já agora, no teu caso foi só tirar uma e colocar a outra (caixas, se é que trocas-te a de transferências também)??

cUMMprimenTTos...

Vespa PK 50XLS '87

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
O meu OE também é desses... Quando o vocês quiserem cá passar estão à vontade e assim comparamos o vosso Alter I com os meus I e II. Moro relativamente perto da OGMA e já falamos, eu e o João, pelo Facebook.

Free2UMM

JoaoBaleiras

UMMzito
Registo
24 Abr 2010
Pedro, muito obrigado pela disponibilidade, é uma questão de eu falar com o meu pai e combinar-se, mas primeiro temos de colocar os travões a frente completamente funcionais, colocar a escaparia, e uns faróis a frente e siga IPO com ele... depois de ter IPO combina-se isso...

AbraçUMM

Vespa PK 50XLS '87

JoaoBaleiras

UMMzito
Registo
24 Abr 2010
Boas pessoal...

O XaimitUMM já levou travões de disco à frente, falta apenas sangra-los como deve ser para o pedal não ir tão ao fundo, e travar melhor...

Hoje foi dia de montar os faróis da frente novos comprados ao amigo Alcanena, ficou um espectáculo, as mascaras também levaram tratamento, alguma fica e um pouco de betume, muita lixa, e um pouco de tinta e ficaram bonitas, pelo menos por enquanto...

Também trocámos as jantes por umas de alumínio que já tínhamos adquirido, fica lindo... hehe...

Assim que puder meto mais um ou outra foto, entretanto, já sabemos mais umas coisinhas que não sabíamos quanto à troca de caixas, mas isso com tempo trata-se...

Inté...

Vespa PK 50XLS '87

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
olá João, à pois é, as fotos se faz favor, nós com os nossos meninos somos pior que as mulheres.
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

JoaoBaleiras

UMMzito
Registo
24 Abr 2010
Aqui ficam então umas poucas fotos...

Mudança de faróis ontem, com uma ventania do caneco e um briol do caraças nem os alinhámos...

E aqui já pronto, com os 2 faróis mudados...

Dá para ver também as jantes "novas" com os pneus "novos"...

Falta a fibra do lado esquerdo atrás com o reflector que foi retirada para arranjar de novo que os nossos vizinhos de praceta são uma cambada de ótarios que nem sequer deviam ter carta e estragam os carros às pessoas, mas pronto, com calma e tranquilidade vai-se fazendo...

Com isto, para o levarmos à IPO, falta só mesmo sangrar de novo os travões da frente, e colocar a buzina a funcionar...

Já agora em jeito de actualização das modificações no XaimitUMM, aqui fica a lista actualizada:

- Substituição da caixa de 4v para 5v (espera tempo para a troca) já temos mais informações sobre isto e vai ser feito com calma e a seu tempo
- Substituição do rolamento de encosto e embraiagem (aproveita-se a caixa fora aquando da substituição de caixa)condicionado pela troca de caixa
- Linha de escape completa made by baleiras family + panela grupo VAG ainda em estudo por causa da aplicação da panela, vai ser feito com calma já que afinal o escape do UMM nem está roto, pensamos..
- Substituição dos travões frontais de tambor para disco FEITO
- Substituição dos rolamentos, retentores, porcas e anilhas dos cubos da frente (aproveita-se aquando da aplicação dos discos) FEITO
- Troca de Capot capot adquirido, falta dar-lhe uma pintura como deve ser
- Troca repetida dos faróis traseiros, já que os cromados interiores estão a apodrecer por enquanto safam mas está em estudo a troca

E pronto, por agora é tudo...

cUMMprimenTTos...

Vespa PK 50XLS '87

Top Inferior