• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

restauro do meu ?..?ACTUALIZAÇÃO NA PAG 3

NicolaUMM

UMM
Registo
4 Mar 2007
Meu deus..vejam-me esta frente.. hehehe o bicho estava na garagem (que aluguei ~para poder mecher nele a vontade) desde do dia que o comprei..e otem..decidi começar a obra

Nesse dia a tarde fui comprar uma caixinha de ferramenta..quecustou-me os olhos da cara.. mas o animal merece

isto estava por baixo dos tapetes..(Ja sabia quando comprei)

comecei a esvaziar a carroceria
:-D

tirar tapetes..manetes..

começar a lixar alguns pontos de "FERRUGEEE"

depois olhei para a..

ja fui ver como engenhar para por a capota boa..

tenho de ver a melhor solução para mudar estas borrachas..ajudem-me

o babado que me vendeu o carro fez um santo antonio de caca mesmo

mas ja sei como fazer para por a capota de loja xD

vejam lá

lol depois lembrei-me o conta km nao funciona.. penasava que era a bixa lixada..mas nao é.. é o km marado, tenho 2 nenhum funciona

depois voltei a capota de fibra..como é que arranjo isto?

conclusão cheguei a garagem as 6, sai as 23..e nao fiz nada lol a partir de amanha tenho de arrajar um método de trabalho..a exitação era tanta que..queria fazer tudo de uma vez

:roll: :lol:

mas a sério..agora vou lixa-lo todo por dentro limpar bem e dar-lhe antigravilha..aconselham forrar alguma coisa por cima da antigravilha?tipo chapa de aluminio?

que fazer para arranjar a capota de fibra..vi no super aqueles betumes de fibra de vidro..aquilo e dar tipo massaferro nao é?

e queria pintar a capota..qual a melhor tinta para o fazer?visto que a que ta la ta toda descascada..

curtia por-lhe o conta km a funcionar.. será que podia por de outro carro?

quero mudar os bancos..os que tao lá são de trator.. lol quero uns mais confortaveis / desportivos

Um abraço

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Daqui a mais ou menos um mes vou estar exatamente na tua pele porque vou começar a tratar do meu, e como me encontro mais ou menos com as mesmas duvidas que tu nao te posso ajudar muito :disappointed_relieved: mas nao podia de deixar aqui os votos de boa sorte! :D

vai metendo fotos da evoluçao do trabalho :)

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, gostei da maquina se o homem tivesse mais algum sitio onde dar esse azul tb lá tinha ido. Agora a sério não metas chapa de alumínio pq podem entrar areia lá para baixo e daqui a algum tempo está tudo podre e andas enganado, em relação á capota esse betumes não sei como funcionam mas a tinta pode ser da mesma que usares no resto do carro só deves é dar um primário por todo antes.
Tenta ter calma e ir devagar pq com pressa não se faz nada eu sei do que estou a falar no meu tb foi assim (o restauro está aqui no forumm) mt vontade depois quase que se desiste mas a "carolice" é mt forte.

AbraçUMM, André Pires

Registo
8 Jun 2006
Amigo NicolaUMM:

Sábias palavras, as do André Pires!

Primeiro que tudo veja o que quer fazer, quantifique as relativas despesas, quais os trabalhos que poderá fazer e os que será imperativo mandar fazer fora.

Antes de começar a desmontar analise o que é primordial, se o seu caso for similar ao meu (dinheiro muito bem contado), e ao começar a desmontar tudo, depois tem tudo para reparar e para montar! Ás vezes torna-se uma tarefa dantesca.

Pense friamente que, se desmonta para reparar "às 3 pancadas", gasta dinheiro agora e mais depois. Veja se será economicamente mais viável mandar fazer fora, embora mande fazer aos poucos, enquanto desfruta da viatUMMra.

Amigo NicolaUMM, longe de mim desencorajá-lo, apenas ao longo de muitos anos já me passaram muitos carros e muitos restauros (especialmente veículos militares) e sei do que estou a falar. Por exemplo, como sabe, um restauro total de uma moto (dos anos 30/40) se não for mais, é pelo menos tão cara e difícil, do que o restauro de um automóvel, mesmo que ela seja para pintar de verde fosco?

O facto prende-se no fenómeno do "já agora". Como tudo está ali à mão, tudo se desmonta, tudo se pode reparar, "já agora" desmonta, já agora repara, pinta, desenraia etc, etc etc. Um automóvel, para o comum dos amadores, geralmente fica pela rama ou seja não sofre uma tão grande desmontagem. Ora o nosso UMM (como uma moto) é facilmente posto ás "postas", até porque de imediato se vê o que está podre ou não está, compreendendo-se de imediato que "aquela coisa" não passa de um simples bloco de ferro quinado com uns quantos mecanismos aparafusados à volta (?!).

Como numa casa, o restauro de um jipe (de facto de qualquer automóvel/mota) deverá começar por baixo. Se essa base não estiver comprovadamente sã/firme, todo o trabalho subsequente será muito prejudicado. Não se pode ter um carro pintado e polido e depois é que se tira o motor ou os eixos. Um trabalho deste tipo e seja qual for a sua profundidade, deve começar pela avaliação (se ele andar!!!) do seu estado mecânico.

Partindo daí, tendo em conta que em determinada altura terá que movimentar uma carroçaria nua, desmonta-se, repara-se o que tiver que ser reparado nomeadamente no motor; caixas, diferenciais e direcção. Ao mesmo tempo, ou a seguir, trata-se da carroçaria. Quando pronta (pintada, se for caso disso) pela parte de baixo, monta-se toda a mecânica sistema de travões etc. Seguidamente vamos à pintura final, estofos, sistema eléctrico e tudo o mais.

Atenção, tudo o que foi dito, é apenas para lhe dar a ideia da sequência de um trabalho, não quer dizer que seja obrigatório ou recomendável no seu caso, nem que o faça porque se falou nisso. Essa linha de procedimentos terá que ser adaptada à sua necessidade e capacidade real.

Fundamentalmente ponha o carro são, com o aspecto que lhe dá prazer e goze-o muitas vezes.

Se precisar de ajuda, vá dizendo.

João

NicolaUMM

UMM
Registo
4 Mar 2007
Muito Obrigado pelas palavras Malta.

Tambem acho que nao quero saber de chapa de aluminio!

este fim de semana começo a lixar todo por dentro!

De facto o coração do animal está bem saudavel.. de mecânica está impecavel..pois levou um motor 2.5, uma caixa de 5 (que está um pouco larga a alavanca nao sei se deva dar um aperto nos parafusos todos ou se tem de trabalhar assim com alguma folga)
nao tem derrames de oleos nem nada..e por baixo foi todapintada com antigravilha.. dai começar por dentro.

o carro nao tem males de maior..apenas quero protege-lo de ferrugens.. e po-lo um pouco mais a meu gosto.. e fazer o dia a dia até com ele..

o que me fez optar por este carro foi mesmo a mecanica que está bem impecavel..:)

um abtraço ao forum

NicolaUMM

UMM
Registo
4 Mar 2007
ora bem..ja comecei a levantar ferrugens..

encontrei 2 buraquinhos:D

isto foi darlhe aquele azulão por cima de ferrugem e tudo.. tenho de resolver isto e quanto antes

NicolaUMM

UMM
Registo
4 Mar 2007
bem, hoje foi dia de trabalho
tirei os bancos e as portas..

e já lixei-o todo por dentro..vou passar agora um disco..

olhem quem apareceu para ajudar :D

luvinhas pa nao keimar kik

Amanha vou comprar uma rebarbadora.. primário de enchimento, amerite, e antigravilha..

vou ir buscar uma capota em fibra.. de 2 lugares a um porta curta tambem..que está todo podre :disappointed_relieved::disappointed_relieved::disappointed_relieved::disappointed_relieved: e vou aproveitar e postar umas fotos..pode ser que alguem ainda os salve (PS: SÃO UM ALTER CURTO?! DE CARROCERIA E UM COURNIL DE CARROCERIA, AMBOS COM DOC.. o dono disse-me que se queria material para me despachar a tirar.. porque ele vai esmagar os carros ... :anger:)

abraço pessoal

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
tas a fazer um bom trabalho nico e com o teu pai a ajudar vais ver que sai mais cedo que esperavas;)

WoodUMM

UMM
Registo
12 Set 2006
Boas! É impressão minha ou o teu pai já tá com brilho nos olhos???
Abraço!

cUMMprimentos ao forUMM
UMMALT2T91 - Clube UMM - Sócio Nº 106

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Nicolaumm.esses UMM´s que falas estao onde?ainda tem deposito de gasoleo?eu preciso de um:dizzy_face:
para desmanxar e comigo:D:D. ele esta a pedir muito pelo material?e que se os vai prenssar mais vale oferecer ao pessoal ou vender barato, assim sempre pode dar geito a alguem.eu pego ma Toyota Dyna e um canivete suiço e vou la sacar o material:D:D:D:D

Paulo Alves

NicolaUMM

UMM
Registo
4 Mar 2007
strex és de são miguel?

se és anda que nem desmontamos, arranjamos um local para por os bixos enquanto

ja tentei mandar mp mas nao csg!

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
o paulinho os teus olhos ate devem ter sorrido com o post mas sao miguel... :astonished: eheh

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
e pa nao sou(n)(n)...lol
sou de Cascais...como a Toyota Dyna ainda nao e um carro anfibio,e mesmo que fosse talvez nao ganhasse para gasoleo:D:D:D:D.
fica para a proxima:):)

Paulo Alves

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Nicolaumm,esses buraquinhos que falas são os desta foto?

Isso não parece ter sido feito pela ferrugem,mas sim por um berbequim:D,esse carro não teve rolbar?

Filipe Pinheiro

NicolaUMM

UMM
Registo
4 Mar 2007
lol mas nao é, eram mesmo pela ferrugem de tanto lixar e tirar a ferrugem apareceram.

eu é que ja pensei usa-los para o roollbar lolololol por acaso estão bem redondinhos ;)

um abraço

NicolaUMM

UMM
Registo
4 Mar 2007
bem..os carros que me disponibilizaram para tirar peças são estes.. o homem vende tudo do carro porque vai esmagar..e alguem quiser alguma é só perguntar.. ele até quer vender o carro inteiro..

a capota do cournil e os vidros sao meus já..

teem a mecanica completa mas os actos de vandalismo e de estarem parados a muito tempo estão muito degradados :( :( :( corta-me o coração ver isto

esta capota vem para o meu cournil..

:( :(

ora bem..se houver alguem que ainda queira salvar estas duas máquinas...

ora bem..e eu vou voltar ao trabalho no meu cournil depois de umas comprinhas

ummfly

UMM
Clube UMM
Registo
30 Mar 2006
Realmente até doi o coração de olhar para o estado desses UMM.s
Com um restauro ficavam com uma nova vida.
È pena, mas realmente se não cuidarmos deles daqui a outros 30 anos só serão recordados como imagens.
Temos que continuar a preservar os nossos UMM.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

antes demais deixa-me louvar este teu alerta..Nicolau;)

o pessoal UMMista ai da Ilha (que felismente tem crescido) POR AMOR DE DEUS ,NAO DEIXEM ESSES UMMS MORRER!!!

nem ke se juntem todos (façam uma vaquinha) e tentem recuperar essas Máquinas..e pelo que vejo nas fotos..até nem falta assim tanta coisa..

(desde ja me desponabilizo em arranjar peças ke possam a ser presisas??)

já soube de varios restauros ke nem metade disso tinham

se os carros estao legais e o dono os vende barato..nem olhem pra tráz..e mesmo ke demorem muito tempo a recupera-los pelo menos uma coisa é certa...continuarao a ser UMMs..e irao ver ke o investimento (que tiverem neles) será recuperavel SEMPRE
e nao caiam na conversa de abutres(que apareçerão ..se já nao apareçeram?) de venderem á peça

Aqui no continente já estavam depenados:devilish:

UMM abraço
madeira

Top Inferior