• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Respiro do motor

Registo
30 Mar 2006
cUMMprimentos a todos.

Na cabeça das válvulas, há uma tampa com 2 tubos, 1 de respiro e 1 que vai para o carter ou admissão (julgo eu, corrijam-me se tiver enganado). A questão é a seguinte; o do respiro está conectado no filtro de ar. Existe alguma outra hipótese para o recolocar e deixar de sujar o filtro do ar, como por exemplo ficar pendurado, como li num post, ou tem mesmo que lá ficar? É que provavelmente, ele deve ter óleo do motor lá e não queria que ficasse lá a pingar no caso de ficar pendurado pra baixo. E julgo eu que se suprimirmos esse tubo, poderemos estar a estrangular o motor, foi fica sem respiro. O que acham?

AbraçUMM a todos aqui dos Açores.

Pedro Bettencourt

Terceira - Açores

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Peter :).
Quanto ao eliminar o respiro, está fora de questão. Já dei cabo de um turbo à conta dessa brincadeira. A melhor opção será virar-lo para baixo e logo ves se fica a pingar. O do meu irmão não pinga.
Caso pingue, não existe grande solução a não ser, reparar o motor ou colocar um reservatório provisório e de vez em quando vais la despejar.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...

Registo
30 Mar 2006
Boas Tozé,

como vai isso aí no Norte? :)
Bem, dadas as hipóteses postas, prefiro ver se pinga ou não e até arranjar um depósito caso pingue, pois julgo eu que quando bota óleo por esse tubo, quer dizer que o motor já está cansado. Quando te referes a reparar o motor, tás-te a a referir mais ou menos a que tipo de reparação?

AbraçUMM

Pedro Bettencourt

Terceira - Açores

crisc

UMMzito
Registo
15 Set 2006
Caro Pedro,
Os meus cummprimentos. O meu Alter Turbo de 88 tem o respiro virado para baixo e deita um pouco de óleo. Provavelmente será o que acontecerá com o teu caso tenhas o mesmo problema que eu, ou seja caso o teu UMM esteja a deixar passar compressão. Esta pelo menos foi a explicação dada pelo meu mecânico. Se eu estiver enganado as minhas desculpas e espero que alguèm nos esclareça.
UMM abraço.

UMMOCA

UMM
Registo
28 Out 2006
Caro vizinho,

Como já te mostrei e aproveito o tópico para poder divulgar, penso que o reservatório que o TOZ se refere é do género do que está na foto abaixo. Azul com um filtro por cima, perto do radiador.
Não dá é para andar por água com muita altura, para não entrar para o motor.

Abraço
Paulo Brás

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Exactamente, isso ´e um recuperador de oleo, quem postou essa foto fui eu, e o meu vai levar um tambem, sempre dá para aproveitar mais qualquer coisa....

Cumprimentos

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Pedro, está tudo ok. O UMM azulinho do meu irmão, não tarda e vai voltar a assombrar os montes da região :D ehehhehe...
Quanto à reparação. Só depois de abrir. Se as paredes da camara de combustão não estiverem riscadas e/ou os pistões não estiverem muito danificados, podes sempre meter segmentos novos, uma rodagenzinha à maneira e fica novo para mais umas boas dezenas de milhar de km's.

Quanto ao recuperador do oleo, é boa ideia para quem nao se mete na agua, verdade. Acho que o melhor é um tubinho virado pro chao.

Beijos e abraços... Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...

proteu

UMM
Registo
23 Mar 2009
Para não começar outro post...

Montei um recuperador de óleo no meu alter 2 turbo.

Foi um igual a este:

Mas em todas as minhas tentativas, por alguma razão passei a andar com uma nuvem de fumo branco a seguir-me, muito muito fumo mesmo.

As minhas tentativas de ligação foram as seguintes:

respirador ---> recuperador ----> caixa do filtro de ar

RESULTADO: FUMARADA

respirador -----> recuperador ----> tubo para baixo (ligado a nada)

RESULTADO: FUMARADA

Ou seja, se tiver um tubo directamente apontado para o chão, faz um pouco de fumo e passado algum tempo acumula um pouco de óleo, mas não faz aquela quantidade estranhissima de fumo do escape. Nem do dito tubo.
Basta ligar ao recuperador que ele resolve camuflar-se de fumo. Quer esteja ligado ao filtro de ar quer esteja a apontar para o chão.

Será que uma oilcatch-can com um filtro de ar é melhor solução?

deste tipo:

Cummprimentos,
Igor

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Tens que ver se o débito de fumo do teu respiro é muito grande e se o diâmetro de entrada e de saída desse recuperador são suficientes para garantir a livre circulação desses gases sem abafar o motor.

loc

Iniciado
Registo
15 Out 2009
infelizmente passei por isto e a melhor solução foi mesmo deixar o respiro apontado para o chão.

A pressão do motor já era demasiada para qualquer recuperador de oleo aguentar por isso ... fiquei quase com um 2º escape deixando o tubo directamente apontado para o chao. Já tenho esta solução assim à mais de 2 anos e até agora não tive problemas mecanicos mas pelos sintomas da coisa e pelo que tenho vindo a ler no forum, é sinal de desgaste do motor e precisa de ir ao médico :(

proteu

UMM
Registo
23 Mar 2009
quote:Originally posted by loc

infelizmente passei por isto e a melhor solução foi mesmo deixar o respiro apontado para o chão.

A pressão do motor já era demasiada para qualquer recuperador de oleo aguentar por isso ... fiquei quase com um 2º escape deixando o tubo directamente apontado para o chao. Já tenho esta solução assim à mais de 2 anos e até agora não tive problemas mecanicos mas pelos sintomas da coisa e pelo que tenho vindo a ler no forum, é sinal de desgaste do motor e precisa de ir ao médico :(

Pois também já pensei nisso, mas não posso agora mete-lo no medico... e a fazer 50 e poucos km todos os dias espero que se aguente por mais uns tempos :D

Cummprimentos,
Igor

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
quote:Originally posted by loc

Caro amigUMM, estás a contribuir para a poluição com o respiro directamente para o chão. Porque não adaptas um qualquer recipiente para receber esse óleo?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
O problema do respiro virado para o chão é o óleo que vai pingando para a estrada e depois de vez em quando anda um gajo aí a fazer piões sem saber como. Por uma questão de respeito pelos outros automobilistas devemos ter nem que seja uma lata de coca-cola para aparar o óleo.

Relativamente ao fumar pelo respiro, pode não ser desgaste de motor a nível de pistons e segmentos mas sim os vedantes das guias das valvulas que são um ponto fraco destes motores. O que acontece é que com o(s) vedante(s) em mau estado e quando a valvula de escape está aberta os gases escapam-se pelo vedante até à tampa das válvulas.

Se o motor não consome oleo nem passa compressão para o carter, pode simplesmente o problema ser nesses tais vedantes. Para os substituir é necessário desmontar a cabeça.

cUMMprimentos;

loc

Iniciado
Registo
15 Out 2009
não querendo aproveitar o topico para falar do meu problema mas esperando ser util para todos....

Criei uma "oilcatchcan" caseira onde o filtro supostamente libertava os gases e o oleo ficava no recipiente e por mais esforços que fiz não surtiu efeitos positivos. Fiquei com o interior do motor todo sujo de oleo pois devido à (descom)pressao do motor ele até cuspia oleo pelo filtro. Cheguei a comprar uma oilcatchcan pois o "homemade" podia faltar qualquer coisa, não fosse o manual que encontrei na net estivesse incompleto, e infelizmente o efeito era o mesmo :(

Sim, eu sei que estou a poluir o ambiente com alguns pingos pelo caminho e um segundo respiro, mas não considero nada de grave! O meu carro parado depois de um grande dia de esforço o máximo que origina é o tamanho de uma gota (sobre um cartão) por isso em andamento garanto que não é essa pinga de oleo que vai despistar outro veiculo.

Qualquer dos casos UMM que seja UMM tem de deixar rasto certo !? hehe

ps: e sim, o meu motor bebe um bom bocado de oleo!

Top Inferior