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Reparação Dif. Dianteiro (recomendo)

triquiti

UMM
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2 Abr 2006
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Boas

Andei com o meu UMM a fazer de sugmarino e como consequência dos meus actos enchi o diferencial da frente cheios de agua, que pouco tempo depois comecou a vazar a valvoline toda pra fora.

Meu espanto quando tirei a tampa fora, tinha quatro dentes partidos. Meti valvoline e continuei a andar na mesma até partir. Entretanto comprei um grupo conico pra lhe meter.
Certo dia andava eu na brincadeira e o diferencial acabou por partir o que faltava.

resultado da brincadeira:




O remédio a fazer foi comprar um grupo conico é bom estado:



Recomendação:
Para evitar que a agua entre para dentro do diferencial alem do retentor original coloquei outro na estremidade do diferencial no lado da manga de eixo.

Foi necessario apenas rectificar um pouco o semi-eixo para ficar com algum acabamento e ficar com a medida interior do retentor que arranjei:




Rectifiquei o semi-eixo para 32 que era a medida do furo interior do retentor.

A medida exterior do retentor é de 52 porque é a medida do orificio da carcaça do diferencial:





O retentor pode parecer que esta montado ao contrario mas a posição correcta é essa, porque a face que esta para fora é colocada sempre para o lado que esta o "liquido", espero me fazer entender.

Aceito todo o tipo de criticas.

Abraço
Ricardo Ribeiro
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Já que aceitas criticas aqui vai a minha:D
Dizes e muito bem que a parte que fica virada para o "liquido"(neste caso a agua do exterior) tem de ficar para fora,até aqui tudo bem o problema é quando entrar lama e ervas na zona da mola do retentor ela deve ir logo á "vida".
Outra,com o movimento axial que o semi-eixo tem nessa zona o retentor pouco vai fazer.Mas para isso só montando tambem nessa zona um rolamento.
Mas dou-te os parabens pela "inovação" a curto prazo vai fazer o que pensaste,e espero que tambem a longo prazo;)


Filipe Pinheiro
 
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30 Mar 2006
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Boas, parece-me uma boa ideia colocar esses retentores,...mas...atenção , quem inventou ou fabricou esses difrenciais não colocou retentores nesse sítio não foi por acaso,ora, pensem num pormenor, quando estamos em 4x4 ao virar-mos a direcção os semieixos nesse sítio oscilam para um lado ou para o outro, ou seja, o retentor pode deixar de vedar, quando estamos dentro de agua ou num lamaçal com a direcçao toda virada o dito retentor pode deixar entrar água etc... e o que entrar lá para dentro depois não sai, ao contrário se tiver como vem de origem sem o retentor nesse sítio.
julgo q me fiz entender, é a minha opinião.
PG
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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boas Ricardo a mim ja me aconteceu o mesmo (entrar agua para para o diferencial dianteiro)resultado rolamentos todos novos...:angry:
quanto a ideia dos retentores e boa mas e como disse o Filipe,mola do retentor para dentro,para nao saltar e enferrujar(contacto com agua e nao com oleo) que mais tarde perde as suas propriedades e deixa de exercer a sua funcao.
e o pior de tudo e a oscilaçao que o eixo faz e que e muita mesmo o que vai acontecer a esse retentor e que mal andes ums quilometros fica na sucata,pois a manga vai esmagalo e vai deixar de vedar.
Eu para minimizar a entrada de agua para essa zona do diferencial ,coloquei um anel de borraxa tipo anilha entre a chapa do eixo que encosta no diferencial e o proprio diferencial.tambem nao e usa soluçao 100% eficaz,tanto que tambem e capaz de se desgastar prematuramente mas axo que como disse minimiza.

abraço


Paulo Alves
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigos Ricardo e Paulo:

Já passei muitas horas sentado num banquinho pequeno, frente àquele malvado túnel, sem descortinar o que o fazer para o tapar:angry:. Uma vez que o sistema da rolha aqui não dá:D

A solução do retentor foi tentadora, mas os movimentos da transmissão em relação ao centro da manga, quando a roda vira, pareceram-me demasiados para que o retentor aguente, a não ser que arranjasse um retentor com um centro mais flexível do que é normal.

Ricardo, a sua ideia de colocar o retentor ao contrario tem lógica, mas se reparar esse retentor tem um lábio que serve de guarda-pó, se o sistema aguentar parece-me que seria suficiente para, em conjunto com o lábio interior, não deixar entrar qualquer água, precavendo os malefícios apontados pelo Paulo.

Uma das tristes soluções que me passaram pela cabeça, foi colocar no interior da manga e à volta da transmissão, uma espuma de borracha (ainda não sei qual!!!) muito bem ensopada em massa lubrificante:clown::blush:, A ideia não teve prosseguimento!

Ricardo, esta sua solução será muito interessante de acompanhar e muito útil para todos, se for possível mantenha-nos ao corrente do que se passou a seguir.

UMM abraço
João

PS para proteger o interior do retentor (que agora está para o exterior:blush:) porque não por uma camada de cola de silicone de boa qualidade/massa lubrificante à volta da zona da mola ?!?!?!
 

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
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João ao meter a cola de silicone a volta do mola nao a iria prender logo deixava de fazer a força adquada?!
na questao de massa lubrificante,axo que saia com a agua(lavagems t.t etc)num curto espaco de tempo(n).

Paulo Alves
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Paulo:
Uma das qualidades do silicone (secante) é manter as suas qualidades durante tempo infinito (se alguma coisa infinita houver:thinking:), sendo uma delas a elasticidade. Como a mola mão vai andar a ser solicitada a partir de uma situação de permanente tensão pré estabelecida... O silicone em nada afectará o seu trabalho.

Como queremos proteger a mola dos efeitos da água, ao aplicarmos, por exemplo, massa consistente, estamos a retardar esse efeito, como o retentor está mais ou menos protegido por uma chapa redonda, de dificil acesso a um jacto de água directo, parece-nos que se manterá por algum (muito) tempo. Como há massas consistentes de diversos gradientes, será o caso de escolher uma mais grossa.

UMM abraço

João
 
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