• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Refrigeração do Motor

tteventos

UMMzito
Registo
13 Jul 2007
Olá a todos os UMMistas.
Quero partilhar convosco as alteraçãoes que eu fiz no meu UMM atmosférico de 92.
1 - Adaptação de um refrigerador de óleo a água.
2 - Adaptação de uma ventoinha de arrasto viscoso com maior diametro
3 - Adaptação de uma ventoinha eléctrica com comando termoeléctrico e manual.
Vantagens: 1 - o refrigerador a água não tira pressão ao óleo e mesmo sem andar cotinuo a ter refrigeração de óleo.
2 - A ventoinha de arrasto viscoso exerce menos atrito ao motor.
3- A ventoinha electrica só é usada em casos extremos tipo o motor em alta temperatura e a trabalhar au relanti, ao acçionar a ventoinha electrica o radiador recebe o fluxo de ar como se o motor estivesse numa rotação média.
Fernando Gonçalves
www.tteventos.com

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas era porreiro se pudesses por os carros de onde vêem essas peças bem como um custo aproximado. Assim é mais fácil para quem quiser fazer igual!

AbraçUMM, André Pires

tteventos

UMMzito
Registo
13 Jul 2007
Olá a todumms,
O refrigerador de óleo do motor que eu adaptei no meu UMM provem de um motor VW TDI (sucata), tambem pode ser comprado numa casa de peças como refrigerador universal, intercala-se no filtro do Oleo e custa +/- 80 €, as ligações da água foram feitas num torneiro assim como o tubo da rosca do filtro.
A ventoinha de arrasto viscoso é de uma toyota haice (sucata), mas teve de ser trabalhada para encurtar o pé da embraiagem porque não cabe entre o radiador e o motor, a falange tambem foi feita num torneiro.
A ventoinha electrica é de um peugeot 309 (sucata).

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Boas!

Alguém me tira da ignorância e me diz o que é um ventoinha de arrasto viscoso?

Deduso que seja uma ventoinha para o radiador da aguá, mas e a parte do arrasto viscoso?

Desde já agradeço!

cUMMprimenTTos,

Alexandre Madeira

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Arrasto viscoso quer dizer que tem um líquido que funciona como embraiagem ...

a maior turbulência do líquido faz a ventoinha girar ... porém, se algo se intrometer, a ventoinha pára ...

amsumm81

Iniciado
Registo
6 Ago 2007
Olha lá foi um destes adaptadores utilizaste?
E quanto à eficiência, notaste diferenças?

AMS UMM 4x4 Cournil

tteventos

UMMzito
Registo
13 Jul 2007
Olá, UMM...
Eu usei o da esquerda, o mais pequeno, a comparação que eu fiz foi com um radiador a ar, como tenho um manómetro de pressão aplicado no tubo de óleo que vai para a cabeça, com o radiador a pressão caia para metade, mesmo antes disso quando o motor atingia a temperatura normal +/- 82º ficava logo sem pressao nenhuma, se apertasse muito até acendia a luz do óleo em ralenti, agora com este sistema ainda não consegui ficar sem pressão mesmo deixando o motor quecer bastante. A pressão em frio é a mesma que era antes de aplicar o sistema, antes disto tudo substitui o embolo da valvula da pressão do óleo e depois até a própria bomba de óleo, o problema são 640.000 kms só com a substituição de segmentos, a vantagem é que o óleo não aquece tanto e perde muito menos densidade/viscosidade, assim já subir o IP4 (Amarante -Vila Real) que a luz do óleo já não acende!

Fernando Gonçalves
www.tteventos.com

amsumm81

Iniciado
Registo
6 Ago 2007
Pois ainda bem que deste com essa falha, não se pode fazer do motor que se tem aquilo que ele não é coisas tipo ter um motor atmosférico e adaptar um turbo, etc... Mas a solução que encontraste é muito boa. Podes ainda optimizar o arrefecimento usando um método passivo, directamente no filtro:

é barato e funciona!

E de fácil montagem!
http://kidbengala.tripod.com/umm/Inicio.htm

AMS UMM 4x4 Cournil

Top Inferior