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Refrigeração do Motor

tteventos

UMMzito
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13 Jul 2007
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Olá a todos os UMMistas.
Quero partilhar convosco as alteraçãoes que eu fiz no meu UMM atmosférico de 92.
1 - Adaptação de um refrigerador de óleo a água.
2 - Adaptação de uma ventoinha de arrasto viscoso com maior diametro
3 - Adaptação de uma ventoinha eléctrica com comando termoeléctrico e manual.
Vantagens: 1 - o refrigerador a água não tira pressão ao óleo e mesmo sem andar cotinuo a ter refrigeração de óleo.
2 - A ventoinha de arrasto viscoso exerce menos atrito ao motor.
3- A ventoinha electrica só é usada em casos extremos tipo o motor em alta temperatura e a trabalhar au relanti, ao acçionar a ventoinha electrica o radiador recebe o fluxo de ar como se o motor estivesse numa rotação média.
Fernando Gonçalves
www.tteventos.com
 

APires

UMM
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16 Abr 2006
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Boas era porreiro se pudesses por os carros de onde vêem essas peças bem como um custo aproximado. Assim é mais fácil para quem quiser fazer igual!


AbraçUMM, André Pires

 

tteventos

UMMzito
Registo
13 Jul 2007
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Olá a todumms,
O refrigerador de óleo do motor que eu adaptei no meu UMM provem de um motor VW TDI (sucata), tambem pode ser comprado numa casa de peças como refrigerador universal, intercala-se no filtro do Oleo e custa +/- 80 €, as ligações da água foram feitas num torneiro assim como o tubo da rosca do filtro.
A ventoinha de arrasto viscoso é de uma toyota haice (sucata), mas teve de ser trabalhada para encurtar o pé da embraiagem porque não cabe entre o radiador e o motor, a falange tambem foi feita num torneiro.
A ventoinha electrica é de um peugeot 309 (sucata).
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Boas!

Alguém me tira da ignorância e me diz o que é um ventoinha de arrasto viscoso?

Deduso que seja uma ventoinha para o radiador da aguá, mas e a parte do arrasto viscoso?

Desde já agradeço!

cUMMprimenTTos,

Alexandre Madeira
 

gass

Luis Matos
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7 Ago 2007
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-
Arrasto viscoso quer dizer que tem um líquido que funciona como embraiagem ...

a maior turbulência do líquido faz a ventoinha girar ... porém, se algo se intrometer, a ventoinha pára ...
 

amsumm81

Iniciado
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6 Ago 2007
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Olha lá foi um destes adaptadores utilizaste?
E quanto à eficiência, notaste diferenças?



AMS UMM 4x4 Cournil
 

tteventos

UMMzito
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13 Jul 2007
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Olá, UMM...
Eu usei o da esquerda, o mais pequeno, a comparação que eu fiz foi com um radiador a ar, como tenho um manómetro de pressão aplicado no tubo de óleo que vai para a cabeça, com o radiador a pressão caia para metade, mesmo antes disso quando o motor atingia a temperatura normal +/- 82º ficava logo sem pressao nenhuma, se apertasse muito até acendia a luz do óleo em ralenti, agora com este sistema ainda não consegui ficar sem pressão mesmo deixando o motor quecer bastante. A pressão em frio é a mesma que era antes de aplicar o sistema, antes disto tudo substitui o embolo da valvula da pressão do óleo e depois até a própria bomba de óleo, o problema são 640.000 kms só com a substituição de segmentos, a vantagem é que o óleo não aquece tanto e perde muito menos densidade/viscosidade, assim já subir o IP4 (Amarante -Vila Real) que a luz do óleo já não acende!

Fernando Gonçalves
www.tteventos.com
 

amsumm81

Iniciado
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6 Ago 2007
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Portugal
Pois ainda bem que deste com essa falha, não se pode fazer do motor que se tem aquilo que ele não é coisas tipo ter um motor atmosférico e adaptar um turbo, etc... Mas a solução que encontraste é muito boa. Podes ainda optimizar o arrefecimento usando um método passivo, directamente no filtro:



é barato e funciona!



E de fácil montagem!
http://kidbengala.tripod.com/umm/Inicio.htm

AMS UMM 4x4 Cournil
 
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