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Rectificar Cabeça Motor

JSousa

UMM
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12 Mai 2008
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Bom Dia
Preciso de mandar rectificar a cabeça do motor do meu Mickey alguêm conhece quem possa fazer este trabalho em conta "já que os €€€ não abundam" na zona de Lisboa-Torres Vedras. E quanto pode custar a rectificação?
AbraçUMMs

JSousa
 

filipeumm

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29 Mar 2006
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Olá,na zona de Torres Vedras eu costumo mandar fazer isso na Coutada no Sr.João se quiseres posso dar o contacto ou então dá-me um toque que eu explico melhor onde fica.Eu pelo monos tenho ficado satisfeito com o trabalho dele.;)
 
Última edição:

MarioMachado

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31 Out 2008
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Cortegaça
Olha amigo JSousa, há um método caseiro de rectificar a cabeça do motor!
Ideal para quem não quer gastar muitos €€€ss.
O que falo é utilizar uma superfície plana e uma lixa, depois é só fazer deslizar a cabeça sobre a lixa e ir verificando para ver quando toda a face da cabeça está devidamente plana.

Nota: Isto é um método utilizado por alguns mecânicos em casos de pequenos empenos ou para apenas limpar a face da cabeça, não é solução para problemas mais graves.
Pergunta ao teu mecânico se no teu caso dá para resolver o problema desta maneira, eles normalmente estão a par disso.
Cumprimentos





 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas!
Eu acho que isso de lixa e superficie plana é cantiga... são maquinas que custam milhares de euros que fazem isso, manobradas por pessoas especializadas e formadas.
Aconselho um torneiro e que no fim faça o teste para ver se não tem rachadelas que não se detectam ao olho nu.
Cumprimentos.
Tozé.

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Deus é bom, mas o vinho...
 

vpmrato

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26 Out 2008
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Boas

Em aspecto de rectificaçãoes de cabeças e / ou blocos de motor não pode haver lugar a "curiosidades". É um trabalho "especializado" e por isso caro, uma vez que uma diferença de uma mortalha de papel de tabaco provoca fugas e mau funcionamento do bloco. Manda isso a uma casa especializada senão terás é de comprar um bloco todo novo.

1mm de diferença é o suficiente (desculpem o termo) para haver "m£#&@ no beco" como se costuma dizer.

É a manobra de conserto mais sensivel que se pode fazer num motor.

Cumps
VR
 

JSousa

UMM
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12 Mai 2008
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Antes de mais agradeço-vos a rápida ajuda, o problema da "minha" cabeça era a junta ter uma pequenissima passagem ao 3º cilindro e então estava a juntar a água ao oleo, o motor só em grande esforço aquecia.Quanto é que um torneiro poderá levar por este trabalho?
AbraÇummS

JSousa
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Isso dos preços pode estar sujeito a avaliação de vários critérios, vais mesmo ter que te informar numa ou mais casas da especialidade, depois vez onde é que te compensa mais reparar a cabeça.
E depois por muito que queiramos ajudar nunca poderemos fazer preços do trabalho dos outros!
Olha se és tu que estás a tentar reparar o motor e não estás muito á vontade com os teus conhecimentos é melhor procurares ajuda de alguém com mais experiência, nem que seja só para te dar uma opinião, pelo menos assim ficas mais descansado!!
Boa sorte com isso.

 

Martins

UMM
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12 Fev 2007
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Boas

Esse trabalho anda em média á volta dos 50 euros dependendo do empeno claro!
Se pedires para fazer o texte á cabeça ai é muito mais caro

cUMMprimentos
Rui Martins
 
Registo
8 Jun 2006
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Ao tópico

Disse-se, falou-se sobre rectificações "caseiras", apesar da minha usual formalidade, não vejo qual o mal de se efectuarem se soubermos qual o verdadeiro empeno e a maneira correcta de serem executadas. Daí, e desde que os automóveis são carros, nunca veio nenhum mal, principalmente se as cabeças forem de alumínio. Concordo porém que é um procedimento interdito a um principiante e que deveria ser do conhecimento de qualquer MECÂNICO (note-se a letra grande). Hoje em dia estes sábios são substituídos por montadores de peças novas, apenas isso. Restam-nos aqueles que se interessam verdadeiramente pela razão das coisas e têm gosto e inteligência para tal profissão, ou aqueles privilegiados da sorte que para além do que foi dito tiveram/têm pais ou avós na profissão.

Antes de passar a qualquer tentativa de explicação, "se tanto me ajudar o engenho e arte" deve-se ter em mente que uma cabeça de alumínio, mesmo ligeiramente empenada (empeno que não precise de rectificação), vai ao seu lugar devido ao aperto que sofre contra o bloco.

Com o plano de apoio da cabeça voltada para cima, pega-se numa régua de aço, ou num grosso/forte perfil de alumínio (que excedam ligeiramente o tamanho da cabeça) que saibamos novo e vamos colocá-lo sobre o plano da peça. Pondo esse nível não só em comprimento e por toda a sua largura, assim como de canto a canto diametralmente oposto, "NÃO" se deverá poder passar um pedaço de papel A4 dobrado 3 vezes. Para ver os locais que nos pareçam suspeitos, pode-se usar uma luz que será colocada entre a tal régua/nível e os nossos olhos.

Como foi dito anteriormente, se o empeno for na razão da espessura de uma folha de papel, o aperto da cabeça será o suficiente para que ela vá ao lugar. Note-se que nesta situação, e conforme for a direcção da deformação, o aperto deverá ser faseado e demora muito mais tempo, tendo uma técnica própria.

Se o empeno for apenas dessa grandeza (papel A4 dobraddo 3 vezes), PODE-SE com a ajuda de um bloco grande de alumínio (vindo de um perfil de janela) e de lixa média para água, mas utilizando petróleo, "aplainar" esse defeito! Deixo, ao mesmo tempo, a indicação pessoal de que deverá treinar numa cabeça qualquer velha para irmos adquirindo o tão necessário calo.

As nossas cabeças (dos nossos carros!!!) têm 90mm de altura e não permitem muitas rectificações. O máximo que se pode tirar é cerca de 2 ou 3 décimas de mm!!! Vamos ser badalhocos e vamos dizer que podemos ir até ao meio milímetro, portanto ao levá-la ao rectificador uma vez, e não tendo ele noção disso, pode logo de uma vez alcançar esse valor.

Uma cabeça (qualquer que ela seja) deveria ser desempenada por meio de calor e de aperto (sucessivo) num barramento especial (existente dentro de um forno de temperatura controlada), ir para a mó, só como uma acção de recurso (geralmente após uma soldadura). Esta técnica é cara (muito cara) e consumidora de tempo, já há pouca gente a efectuá-la. Comer alumínio é muito mais simples...

Ainda sobre “empenos”, eles vêm muitas vezes de apertos iniciais dignos de um tipo que deveria estar quieto (ou a catar piolho) em vez dizer que: “a chave dinamómetro é para meninas e que isto é apertar até cheirar a alho. Eu é que sei!!!”. O contrário, ou seja o desaperto, também tem regras. Tanto uma acção como outra têm normas muito rígidas que não podem ser ultrapassadas (ponto).


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

alex

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7 Dez 2006
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Leio um testamento do João como se bebesse um bom vinho: só paro quando chego ao fim!

Não que vá desmontar nenhum motor (embora o trator do meu pai já tenha vivido melhores dias...), mas vou tentar aprender algo...

João, eu sei (sei???? deves tar com a mania!) que a cabeça deve ser apertada do certo para as extremidades. Mas desapertar? Eu a pensar que desmontar era rodar parafusos e está a andar...

Pode-me explicar como é que se desaperta uma cabeça?

Vocês sabem como é... Quando a garrafa chega ao fim, pede-se outra! Por isso João, venha mais um testamento para juntar a nossa "bíblia"!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

toz

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31 Mar 2006
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Boa noite.
Eu estou de acordo com essa engenharia toda. Vocês sabiam que os torneiros fazem um declive de uma ou várias décimas de mm (não sei quantas ao certo) no sitio onde o pistão aproxima-se à culaça? Espero que com essa rectificação não eliminem isso com a vossa rectificação caseira.
Ah!
Lembrem-se também que um jogo de juntas é bastante caro, um motor também, uma culaça também, fora o trabalho que perderam só porque ficou a passar agua ou oleo ou até mesmo compressão de um cilindro para o outro. Eu acho que, se puder-mos gastar 100 euros e deixar um serviço que seguramente está bem feito...
Essa técnica de despolimento da culaça é antigo, era feito na altura em que não havia maquinas de precisão acessiveis ao publico atraves de pessoas especializadas, claro.
O pessoal tem que apostar na qualidade de vez em quando e no que toca ao motor, É OBRIGATÓRIO!! O dono do UMM está habituado a fazer tudo para que fique mais barato. Agora não entrem em absurdos.

Espero ter sido claro.

Cumprimentos.
Tozé.

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Deus é bom, mas o vinho...
 
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8 Jun 2006
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Dois em um

Amigo toz

Há algum tempo que lido com motores e já mandei dezenas e dezenas de cabeças para torneiros (4 principais:um na Reboleira, um nos Moinhos da Funcheira, outro em Sacavem "JOCA" e outro em Lisboa no Chile). Já as mandei soldar, fresar, rectificar, encher, mudar sedes, guias etc. Já as vi aplainadas em máquina de vai-e-vem em rotativas de mó ou de pontas de ferro, já as vi em rectificadoras de alta e baixa velocidade. Já as vi novas e podres, vi o "Mestre Ginja" (nome de guerra) recose-las em forno de lenha e soldar duas metades para fazer uma única boa (num táxi Peugeot que durou ainda muitos milhares de km). Já as vi serem endireitadas a frio e a quente, tanto por plano como por força hidráulica. Vi rectificá-las e rectifiquei muitas, nas condições descritas no anterior post. Curiosamente nunca me apercebi desse peculiar e estranho rebaixamento ou levantamento que refere, vou indagar a quem sabe mais, pois nem uma cabeça nova o tem.

Quanto a ser uma técnica antiquada, apenas tenho a lhe dizer que é prática corrente em diversas oficinas oficiais e outras altamente profissionais, assim como foi (em 1996, desconheço se ainda existem essas graduações) ensinada num curso dado pela Mercedes-Benz (com técnicos alemães e nacionais) perto de Sintra.


Amigo Alex

E está a andar:cool:… A andar para o torneiro!(n)

Se a cabeça foi montada por um bom técnico e ferramenta correcta, com uma boa junta e com parafusos novos de qualidade, se os furos roscados do bloco foram escrupulosamente limpos e os parafusos foram besuntados em todo o seu comprimento (incluindo a rosca, a cabeça e a anilha de aperto) com massa grafitada as suas tensões deverão ser uniformes. Isso não passa com o correr do tempo. Aumentam e diminuem com a temperatura e são, de certa forma, amortizadas com o distender dos parafusos da cabeça e com a quase impossível, mas exequível, compressibilidade da junta.

Ao libertarmos estas tensões de forma brusca e irregular haverá tendência para uma possível deformação. O motor deverá estar frio (completamente frio!). Deverá ser desapertada pela ordem que a fábrica indica para o aperto (do centro para as extremidades). Agora um aspecto importante: o desaperto deverá ser muito mais lento do que o tempo que se leva a apertar, ao primeiro estalo ou quarto de volta do parafuso deve-se passar ao seguinte. Nunca, diz quem sabe, se deverão utilizar ferramentas a ar.:devilish:

Isto é complicado de pôr em palavras, mas espero me fazer entender, penso eu de que.:blush:


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

toz

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31 Mar 2006
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Bom dia.
Não faz do meu género puxar galões e medalhas mas não o vou fazer, também já enviei uma dúzia de culaças para o torneiro e essa experiência chegou para ver que às vezes é preciso gastar o dinheiro e essa é uma das vezes. Pois lá levei muito biqueiro de sapateiros que não sabem o que fazem, assim sei sempre quem o faz e sei que o faz bem.
Se já enviou dezenas e dezenas de culaças para o torneiro, porque é que anda a dizer que podem fazer isso em casa?

Cumprimentos.
Tozé.

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Deus é bom, mas o vinho...
 
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1 Out 2008
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ola bom dia.se pretenderes informaçoês, ou mesmo rectificar la a cabeça é a confiança liga pra norelis ,na boavista-leiria,tenho la umm familiar a trabalhar, pede pra falar com ,o sr.dagoberto ,ou o sr. joaquim,os nºs de telefone são :244720590,ou 244720599,estas a vontade.cummprimentos.

jsilva
 
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8 Jun 2006
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Amigo toz

Vamos ficar por aqui... Pena é que não tivesse compreendido o que eu disse, ou quis fazer entender, mas vou tentar novamente, de forma voluntária estamos aqui para isso: Se o empeno for ligeiro 2 décimas de mm,(em qualquer zona da superfície de contacto da cabeça com o bloco), pode-se usar a técnica explicada anteriormente, para casos mais sérios o único caminho é o torneiro. Será sempre melhor isso do que se dizer ao cliente (quantas vezes é realmente dito, ou se soube?) que o torneiro para não ter que fazer muitas contas, nem gastar muito tempo, resolveu desbastar logo 1mm, ou mais, à cabeça nova comprada há um ano, mandando-a para a sucata ou invalidando uma futura rectificação. E dá cá mais 450€ para uma cabeça nova.

Passemos à fase seguinte. Toda a gente fala nos eventuais empenos de cabeça, e no trabalho miraculoso e profissional dos torneiros comedores de espessuras, agora pergunto eu: quantos torneiros vos disseram que determinada cabeça (de que veiculo for) já não admite rectificação? Fazendo um trabalho tão profissional e bom, certamente que se recusarão determinantemente a desbastar mais uma vez uma peça que ultrapassou os seus limites de rectificação, apesar do tal mecânico (sabendo que está a cometer um atentado ao bolso do cliente), lhe o pedir. Muitas vezes nem se pode pedir responsabilidades ao pobre do mecânico porque não sabe tirar uma medida, não sabe determinar um empeno ou uma folga, não sabe trabalhar com uma craveira, nem com um micrómetro. Aperta porcas e mal.

Quantos se preocupam com o empeno da face e do topo! Sim do topo, ou seja de toda a cabeça é como um todo indissociável, porque as cabeças não incham, e se empenam em baixo, por cima também deverão estar, quem sabe até se haverão já deformações no alinhamento das guias de válvulas com as sedes? Quem sabe?

Já para não falar nos empenos de blocos, caso não tão raro assim, que um torneiro ou um mecânico verdadeiramente TORNEIROS e MECÂNICOS, deveriam suspeitar aquando lhe fosse apresentada uma cabeça com determinado tipo de anomalia. Infelizmente alguns curiosos que se dizem mecânicos não sabem distinguir um sistema milimétrico de outro qualquer sistema e só detectam o erro quando o parafuso parte, depois de devidamente aconchegados com a marreta.

Por mais do que uma vez tenho referido que ainda há nesta área muitíssimo bons profissionais, em todos os seus diversos ramos e actividades convergentes. A par deles existem também excelentes executantes que embora não pertençam ao “meio”, fazem um trabalho de primeiríssima qualidade, o ForUMM é espelho disso. Em todos eles existem elos comuns que infelizmente se vão perdendo com o tempo “O PROFISSIONALISMO” e a inteligência para reconhecerem as suas insuficiências.


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Nâo gosto de confusões,mas acho que ja chega de virtualismos !!!
Tem consciencia do diz???
Não misture conceitos de extrusão de aluminio com mecanica!
Isso da rectificação caseira é uma autentica palermice!!! ao passar a lixa o que faz as camaras de turbulencia?tambem as acerta em casa?
Mais , nas cabeças dos motores xd3 apartir de 90 como é que acerta os rasgos de expanção na culaça?Como é que confirma os entalhes da junta?Como é que sobe valvulas e rectifica sedes e casquilhos(no turbo trocar visto serem em cobre),como é que verifica empeno radial dos cilindros na culaça?
Fique tambem a saber que o reaperto não e feito com o motor completamente frio,são 360 min aquando da homogenização elastica e desempenar nunca!
Principalmente para os trofeus a distancia de valvulas tem que ser respeitada sob pena de descomandar motor ,ja a que as valvulas tocam no carvão dos pistões!!!
No que respeita a culaças o procedimento deve ser o seguinte:(preços meramente indicativos e sem vinculo pessoal)
-testar estanquidade 50euros
-acertar turbulencias 35 euros
-acertar face 50euros(Imperetivo)
-Rodar valvulas e acertar sedes 40 euros
-verificar guias 20 euros

Nao tenciono com este post ferir ninguem somente delapidar procedimentos que mesmo por boa vontade são completamente erroneos.
 

zaskar

UMMzito
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30 Mar 2006
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Boas, esse serviço (também com uma pequena racha) custou-me à volta de 280 euros ( pôr à pressão, rodar valvulas, etc.). Tudo pronto, o jogo de juntas comprei eu, chegar e apertar.

Ass: Ruben
Cumprimentos UMMistas
 
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8 Jun 2006
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Amigo Fernandez

Como ler faz bem, cultiva e é sinal de cultura, aconselho-o a ler com um pouco mais de atenção o que foi escrito.

“Nâo gosto de confusões,mas acho que ja chega de virtualismos !!!”

Parece-me que não, opinião pessoal e quanto a virtualismos?! Não os encontro.

“Tem consciencia do diz???”

Tenho e muita, obrigado e não preciso de mais.

“Não misture conceitos de extrusão de aluminio com mecanica!”

Ora aí está um dos problemas, a falta de cultura geral. Na generalidade há a tendência para se ter palas nos olhos, o que não nos permite vermos em todas as necessárias e imprescindíveis direcções.

“Isso da rectificação caseira é uma autentica palermice!!! ao passar a lixa o que faz as camaras de turbulencia?tambem as acerta em casa?”

Porque é que diz que é em casa? Não sabe! Até pode ser na rua ou numa oficina! Se ler com MUITA atenção os posts anteriores e realmente souber do que estamos aqui a falar, vai ver que não serei eu a escrever palermices.

“Mais , nas cabeças dos motores xd3 apartir de 90 como é que acerta os rasgos de expanção na culaça?Como é que confirma os entalhes da junta?Como é que sobe valvulas e rectifica sedes e casquilhos(no turbo trocar visto serem em cobre),como é que verifica empeno radial dos cilindros na culaça?”

Estamos a falar línguas diferentes, eu pelo menos não percebo o que quer dizer, desculpe-me.

“Fique tambem a saber que o reaperto não e feito com o motor completamente frio,são 360 min aquando da homogenização elastica e desempenar nunca!”

Quem é que falou em reaperto? Eu? Tenha um pouco mais de atenção ao que lê antes de tentar se pronunciar (estou a ver que não aprendo nada). Quanto ao resto do parágrafo não comento porque não o percerbo.

"Principalmente para os trofeus a distancia de valvulas tem que ser respeitada sob pena de descomandar motor ,ja a que as valvulas tocam no carvão dos pistões!!!”

Vemos que tem umas noções, mas… Que relação existe entre o “comando” de um motor e a distância das válvulas? E a que distancia se refere? Ou por outro lado, o que é para si comandar um motor? Já agora, se isso realmente acontece é melhor mandar descarbonizar o sacana do motor, ou montar uma carvoaria.

Não haverá problemas nas molas das válvulas? Sabe como se avaliam? Não haverá folgas demasiadas nas bielas e pistons (cavilhões)? Não terá um artista esticado o pobre motor turbo até às 30.000 rot.

“No que respeita a culaças o procedimento deve ser o seguinte:(preços meramente indicativos e sem vinculo pessoal)
-testar estanquidade 50euros
-acertar turbulencias 35 euros
-acertar face 50euros(Imperetivo)
-Rodar valvulas e acertar sedes 40 euros
-verificar guias 20 euros”

Se um MECÂNICO não sabe tirar e acertar turbulências, não sabe rodar válvulas nem verificar o estado das guias, devia-se dedicar à pesca do bacalhau, ou então é apenas um montador de peças.

“Nao tenciono com este post ferir ninguem somente delapidar procedimentos que mesmo por boa vontade são completamente erroneos.”

Com certeza, todos entendemos isso, pena é que não se tenha apercebido do que foi escrito. Tente mais uma vez.
Se pecado(?) da minha parte houve foi a de não ter mencionado a imperativa rectificação de válvulas em alguns motores (o texto já ia longo).

Estamos nos tempos da doutoral ignorancia, ou seja; como cada vez se sabe menos e ser desconhecedor é cartão de visita respeitado, quem por via da vida (de todos os seus aspectos) tem umas luzes (mesmo que algumas estejam fundidas) ou é "dótor" ou puxa dos galões ou está velho e cheira mal. O que é bom é estar tudo pronto, mesmo que não se faça ideia nenhuma como é que ficou naquele estado. Desculpem-me mas recuso ser imbecil até à minha cremação e até lá irei sempre humildemente aprendendo, pena é de não ter sido com consigo. Talvez um dia, quem sabe?




UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

JSousa

UMM
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12 Mai 2008
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Nunca pensei que 2 simples perguntas pudessem dar azo a tamanha discussão. mais uma vez agradeço a todos pela vossa contribuição e percebi que tenho que mandar "arranjar" a cabeça a um profissional.
AbraçUMMs

JSousa
 
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