• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Reboques, caravanas e afins.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Como sei que existem alguns UMMistas com reboques feitos com partes do UMM, abro aqui este tópico para apresentação de projectos e troca de ideias, assim como para apresentar os meus, um abandonado e outro em curso.

Em tempos adquiri um exemplar de alter 2 em mau estado, sem documentos para doador de peças.

20190316_165327.jpg

Do sobrante veio a ideia de construir um reboque, mas não um reboque de carga.

A inspiração foi esta. Uma mini caravana do tipo “teardrop”, muito comuns nos EUA.

47dc8c029b6e7e91154fd94d6a0c91dd.jpg

86fdfd9610eb201c248fecf4c4f70a18.jpg

Seguiram-se estudos e mais estudos e exemplos tirados na net. Muita pesquisa, muitas medidas, muita “pedra” partida e estudo do enquadramento legal!

CherokeewithCherokeeCamper002.jpg

DBBRT5QXoAAXOkd.jpg

jeepcampercomplete016.jpg

rr.png

Caravana UMM Lado.jpg

teste 02.png

Por sorte dispunha de material que me facilitaria a vida, nomeadamente eixos e bola de reboque de um porta-carros velho e francês, oferecido por um primo meu.

20190326_180746.jpg

Isso sei que ajuda bastante no processo de legalização, porque é material homologado para esse fim. Além disso tinha sido grátis, ou seja menos uma despesa.

Relativamente ao enquadramento legal, iria adoptar por assumir o projecto como um reboque de carga, uma vez que não instalaria infra estruturas de nenhum tipo, basicamente seria para dormir e dispunha de um espaço para preparar alimentos.

Este projecto deu-me gozo estudar e preparar. O problema foi que quando a “patroa” viu que era mesmo para avançar, meteu-me os travões a fundo. Alegando que não teria uso no inverno e não teria instalação sanitária, recusou a ideia e preferiu comprar uma caravana normal. Tive que dar a mão à palmatória e abandonar o projecto. O material foi vendido e o chassis ficou a doar pedaços aos outros UMM’s que possuo.

Fica aqui o registo. As manchas azuis e a laranja seriam as posições das camas, a mancha verde a banca retráctil. Uma das janelas laterais da capota passaria a ser um painel que rebate para dar espaço às pernas e parte da capota seria basculante para dar sensação de amplitude. As camas estão cruzadas para ter mais espaço ao entrar e não dar sensação de claustrofobia à cama que fica no nível inferior. Não está representado, mas o reboque teria um fundo falso, usado para arrumos de roupa e viveres.

As portas novas seriam em fibra e a janela que se vê provém do painel traseiro da capota. O objectivo dessa janela é ter possibilidade de ver para o exterior, quando deitado na cama.

01.jpg

02.jpg

03.jpg

04.jpg

05.jpg

06.jpg

Se alguém quiser avançar com esta ideia maluca minha, mande e-mail para o [email protected] e eu envio o arquivo CAD com este estudo.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Agora o segundo projecto.

Frustrado o primeiro, foquei as energias neste. Em tempos andei à procura de um reboque barato para ir buscar lenha. Certo dia esbarrei cum uma estrutura, sem rodas, aparentemente militar a um preço porreiro. Feitos os contactos, negócio concluído e veio para casa.

DSC_0087.JPG

A primeira surpresa boa foi a confirmação de uma suspeita. O vendedor achava que o reboque tinha tido rodas do jipe Willys, ou seja a mesma do UMM. Pois tinha mesmo e a primeira coisa que confirmei foi isso mesmo.

Resolvido o problema das jantes, tinha o problema da legalização. Para andar legar teria que assumir que o reboque seria “caseiro”. Ou seja teria que fazer um projecto, arranjar um engenheiro que assinasse esse projecto e assumir esse custo), pedir uma homologação nacional (160 euros) e como queria que fosse legalizado para um peso bruto de 750 kg, teria que pedir a matrícula (mais 45 euros).

Mas por surpresa minha, quando fiz uma limpeza mais profunda encontrei uma chapa com a homologação. A chapa está velha, deteriorada e mal se nota em parte, mas existe, pelo que de momento não vou fazer nada, fica com a chapa que tem, e anda com a matrícula do veículo rebocador.

Segundo problema: O que fazer com ele!

Essa foi a maior dor de cabeça que tive. Queria para umas coisas, mas era pequeno. Queria para outras mas era grande. Pensei em aumentar o tamanho, mas ficava muito “mono” e difícil de justificar os 300kg (só se fosse vazio). Andei em estudos e projecto meses e meses e meses. Fiquei bloqueado, e só com a ajuda de terceiros é que tomei uma decisão final. Fica num meio termo e depois logo se vê.

Ajustei o desenho final. O uso principal será o transporte de material lenhoso, mas também servirá para “eventualidades” (é por isso que está um pouco alto).

01.jpg

02.jpg

A sua construção está em curso. Não é a traseira de um UMM, mas está relacionado, no desenho dos guarda-lamas, as ópticas traseiras são iguais às do Cournil (estive para aplicar as do alter, mas os suporte das luzes ficava demasiado largo), nas jantes UMM, com pneus 31’’ e no suporte do pneu suplente.

DSC_0085.JPG

DSC_0086.JPG

DSC_0088.JPG

Amanhã devemos encaixar as duas partes e ter uma perspectiva global do reboque. Há medida que avance, justifico as minhas opções.

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Sinceramente, o 1 projecto parou na altura certa😎 Gostos não se discutem, mas parecia um bocadinho exótico 😂 a ideia era engraçada, mas o desenho sem rodas ficava bizarro!!!
Mas, gosto bastante da proporção do segundo. Sugestão: nas laterais, desenhar uma fiada de UMM👌

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Desenho sem rodas? As vistas superiores? Ficava exótico certamente, também era isso que se pretendia. Na minha zona vi o mesmo mas com VW Tipo2 - Splitscreen e estava soberbo.

No segundo, acho que ficava melhor se os taipais fossem 10 cm mais baixos, mas isso já não dava para um dos destinos possíveis.

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Sem rodas da frente. Se o vidro grande esticasse até à frente......
Quanto ao segundo, a ideia era com a fiada de carrinhos, acertar na linha da lona. Claro que, a 2 cores, consegue -se o mesmo efeito visual! A fiada era uma alusão ao carro-pai e os carrinhos-filhos😉

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
A linha da lona foi dominante no inicio. Mas depois perdia para outras situações. Ainda pensei mudar já com a obra começada e abdicar de "uso possível". Mas detesto que me façam isso a mim, também não o faço a outros.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Pois, se bem percebi: a estética inviabilizar o uso, certo?

Sim. Além disso diminuía a capacidade de carga de materiais lenhosos (que objectivamente vai ser isso o que mais vai fazer). A estrutura é muito robusta, posso abusar um bocado no peso, considerando que tenho o monte a 2 quilómetros de casa.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006

A janela da capota que sobra, fica para luz e ventilação das pessoas que dormem no plano superior. A tua proposta não é má, mas muito difícil de construir, sobretudo se quisermos manter o conceito das "teardrop" com ambas as portas a abrir. Mas é uma ideia válida, serve para debate. Quem sabe aparece alguém que avança?

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Sei que a primeira ideia estava top, mas nada como uma caravana que já vem tudo feito...o segundo e idêntico a um que fiz e tem sido a mula de trabalho... agora esse porta carros acho que tinha um futuro melhor e mais rentável se o legalizares

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Aldeia, o reboque de carga não tem aplicadas as mesmas jantes de UMM? Se sim, qual a necessidade de usar pneu suplente no reboque?
Tens o do jipe, seja o longo ou o curto tens um pneu suplente, para 6 rodas em andamento, são 30 kg a menos no reboque.

Também tenho estado muito atento a reboques no "OLX" gostava de fazer o mesmo, tanto para transporte de lenha como de materiais de construção civil que vou precisando, regularmente tenho de pedir emprestada uma carrinha ao meu sogro ou ao meu pai.

Admiro a preocupação legal, o normal é o pessoal dizer à boca cheia que: "até 750 kg não é preciso nada, pode-se fazer um reboque caseiro cheio de soldas manhosas e peças velhas que não há problema", desisti de tentar explicar às pessoas que tudo o que circula na estrada tem que ter homologação, e o problema não é as autoridades, é mesmo em caso de acidente a seguradora pôr-se de fora.

A parte amarga que encontro é que para circulação com matricula do carro em Portugal é até 300 kg, para até os 750 kg o reboque tem que ter matricula própria e respectivo seguro, no caso dos UMM apenas com carta B pode-se fazer a soma do peso bruto do carro (2720 kg) com o reboque somando até aos 3500 kg, pouco mais dá, podemos ir até aos 780 kg, ou seja muito limitado para quem pretende reboque de carga, a coisa está mais amigável para quem só transporta motas e animais de caça, ou quem tem carta B+E.

Vou acompanhar o tópico, gosto da ideia do reboque de carga, o de campismo dispenso apesar de admirar a bricolage.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Eu também ando à procura de reboque. Não quero nada caseiro. O objectivo principal é transportar motas, mas gostava de tirar as calhas da Mota e colocar uma teardrop para pequenos acampamentos. Já andei com projectos para fazer isso na caixa de carga, mas só tem 1,3 metros de comprimento.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Sei que a primeira ideia estava top, mas nada como uma caravana que já vem tudo feito...o segundo e idêntico a um que fiz e tem sido a mula de trabalho... agora esse porta carros acho que tinha um futuro melhor e mais rentável se o legalizares

Era complicada a legalização. Estava velho e bastante deteriorado, além disso tinha nascido como um reboque náutico com um eixo e foi modificado pelo dono para porta carros com 2 eixos. Não valia a pena, acredita. Se fosse um porta-carros genuíno não tinha tido este destino. Agora já deve sido derretido há muito. Aproveitaram-se as peças, essas ainda valiam a pena.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Aldeia, o reboque de carga não tem aplicadas as mesmas jantes de UMM? Se sim, qual a necessidade de usar pneu suplente no reboque?
Tens o do jipe, seja o longo ou o curto tens um pneu suplente, para 6 rodas em andamento, são 30 kg a menos no reboque.

Também tenho estado muito atento a reboques no "OLX" gostava de fazer o mesmo, tanto para transporte de lenha como de materiais de construção civil que vou precisando, regularmente tenho de pedir emprestada uma carrinha ao meu sogro ou ao meu pai.

Admiro a preocupação legal, o normal é o pessoal dizer à boca cheia que: "até 750 kg não é preciso nada, pode-se fazer um reboque caseiro cheio de soldas manhosas e peças velhas que não há problema", desisti de tentar explicar às pessoas que tudo o que circula na estrada tem que ter homologação, e o problema não é as autoridades, é mesmo em caso de acidente a seguradora pôr-se de fora.

A parte amarga que encontro é que para circulação com matricula do carro em Portugal é até 300 kg, para até os 750 kg o reboque tem que ter matricula própria e respectivo seguro, no caso dos UMM apenas com carta B pode-se fazer a soma do peso bruto do carro (2720 kg) com o reboque somando até aos 3500 kg, pouco mais dá, podemos ir até aos 780 kg, ou seja muito limitado para quem pretende reboque de carga, a coisa está mais amigável para quem só transporta motas e animais de caça, ou quem tem carta B+E.

Vou acompanhar o tópico, gosto da ideia do reboque de carga, o de campismo dispenso apesar de admirar a bricolage.

Sim usa as mesma rodas do UMM. Vai ter sitio para montar a suplente, mas na verdade poucas vezes vai estar montada, por causa do peso extra desnecessário. Contudo não tenho apenas o UMM a rebocar, se for o Passat a puxar por ele, convém levar. Além disso se um dia o utilizar em lazer numa expedição, ter mais uma roda suplente será sempre bom.

Para lazer provavelmente não ultrapassa os 300 kg, ou seja estarei legal. Em situações de trabalho e mais carga, serão viagens pequenas, maioritariamente dentro da freguesia.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Tarda tarda! Já tenho este projecto há muito tempo e já me fez muita falta. Não vejo a hora de ter isto operacional. O trabalho de estreia vai ser para o UMM longo, a mercadoria está pronta e o reboque ainda a ser construído....

Top Inferior