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Reboques, caravanas e afins.

Aldeia

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Como sei que existem alguns UMMistas com reboques feitos com partes do UMM, abro aqui este tópico para apresentação de projectos e troca de ideias, assim como para apresentar os meus, um abandonado e outro em curso.

Em tempos adquiri um exemplar de alter 2 em mau estado, sem documentos para doador de peças.

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Do sobrante veio a ideia de construir um reboque, mas não um reboque de carga.

A inspiração foi esta. Uma mini caravana do tipo “teardrop”, muito comuns nos EUA.

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Seguiram-se estudos e mais estudos e exemplos tirados na net. Muita pesquisa, muitas medidas, muita “pedra” partida e estudo do enquadramento legal!

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Por sorte dispunha de material que me facilitaria a vida, nomeadamente eixos e bola de reboque de um porta-carros velho e francês, oferecido por um primo meu.

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Isso sei que ajuda bastante no processo de legalização, porque é material homologado para esse fim. Além disso tinha sido grátis, ou seja menos uma despesa.

Relativamente ao enquadramento legal, iria adoptar por assumir o projecto como um reboque de carga, uma vez que não instalaria infra estruturas de nenhum tipo, basicamente seria para dormir e dispunha de um espaço para preparar alimentos.

Este projecto deu-me gozo estudar e preparar. O problema foi que quando a “patroa” viu que era mesmo para avançar, meteu-me os travões a fundo. Alegando que não teria uso no inverno e não teria instalação sanitária, recusou a ideia e preferiu comprar uma caravana normal. Tive que dar a mão à palmatória e abandonar o projecto. O material foi vendido e o chassis ficou a doar pedaços aos outros UMM’s que possuo.



Fica aqui o registo. As manchas azuis e a laranja seriam as posições das camas, a mancha verde a banca retráctil. Uma das janelas laterais da capota passaria a ser um painel que rebate para dar espaço às pernas e parte da capota seria basculante para dar sensação de amplitude. As camas estão cruzadas para ter mais espaço ao entrar e não dar sensação de claustrofobia à cama que fica no nível inferior. Não está representado, mas o reboque teria um fundo falso, usado para arrumos de roupa e viveres.

As portas novas seriam em fibra e a janela que se vê provém do painel traseiro da capota. O objectivo dessa janela é ter possibilidade de ver para o exterior, quando deitado na cama.

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Se alguém quiser avançar com esta ideia maluca minha, mande e-mail para o [email protected] e eu envio o arquivo CAD com este estudo.
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Agora o segundo projecto.

Frustrado o primeiro, foquei as energias neste. Em tempos andei à procura de um reboque barato para ir buscar lenha. Certo dia esbarrei cum uma estrutura, sem rodas, aparentemente militar a um preço porreiro. Feitos os contactos, negócio concluído e veio para casa.

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A primeira surpresa boa foi a confirmação de uma suspeita. O vendedor achava que o reboque tinha tido rodas do jipe Willys, ou seja a mesma do UMM. Pois tinha mesmo e a primeira coisa que confirmei foi isso mesmo.

Resolvido o problema das jantes, tinha o problema da legalização. Para andar legar teria que assumir que o reboque seria “caseiro”. Ou seja teria que fazer um projecto, arranjar um engenheiro que assinasse esse projecto e assumir esse custo), pedir uma homologação nacional (160 euros) e como queria que fosse legalizado para um peso bruto de 750 kg, teria que pedir a matrícula (mais 45 euros).

Mas por surpresa minha, quando fiz uma limpeza mais profunda encontrei uma chapa com a homologação. A chapa está velha, deteriorada e mal se nota em parte, mas existe, pelo que de momento não vou fazer nada, fica com a chapa que tem, e anda com a matrícula do veículo rebocador.

Segundo problema: O que fazer com ele!

Essa foi a maior dor de cabeça que tive. Queria para umas coisas, mas era pequeno. Queria para outras mas era grande. Pensei em aumentar o tamanho, mas ficava muito “mono” e difícil de justificar os 300kg (só se fosse vazio). Andei em estudos e projecto meses e meses e meses. Fiquei bloqueado, e só com a ajuda de terceiros é que tomei uma decisão final. Fica num meio termo e depois logo se vê.

Ajustei o desenho final. O uso principal será o transporte de material lenhoso, mas também servirá para “eventualidades” (é por isso que está um pouco alto).

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A sua construção está em curso. Não é a traseira de um UMM, mas está relacionado, no desenho dos guarda-lamas, as ópticas traseiras são iguais às do Cournil (estive para aplicar as do alter, mas os suporte das luzes ficava demasiado largo), nas jantes UMM, com pneus 31’’ e no suporte do pneu suplente.

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Amanhã devemos encaixar as duas partes e ter uma perspectiva global do reboque. Há medida que avance, justifico as minhas opções.
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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29 Jun 2018
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Sinceramente, o 1 projecto parou na altura certa😎 Gostos não se discutem, mas parecia um bocadinho exótico 😂 a ideia era engraçada, mas o desenho sem rodas ficava bizarro!!!
Mas, gosto bastante da proporção do segundo. Sugestão: nas laterais, desenhar uma fiada de UMM👌
 

Aldeia

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Desenho sem rodas? As vistas superiores? Ficava exótico certamente, também era isso que se pretendia. Na minha zona vi o mesmo mas com VW Tipo2 - Splitscreen e estava soberbo.

No segundo, acho que ficava melhor se os taipais fossem 10 cm mais baixos, mas isso já não dava para um dos destinos possíveis.
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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Sem rodas da frente. Se o vidro grande esticasse até à frente......
Quanto ao segundo, a ideia era com a fiada de carrinhos, acertar na linha da lona. Claro que, a 2 cores, consegue -se o mesmo efeito visual! A fiada era uma alusão ao carro-pai e os carrinhos-filhos😉
 

Aldeia

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A linha da lona foi dominante no inicio. Mas depois perdia para outras situações. Ainda pensei mudar já com a obra começada e abdicar de "uso possível". Mas detesto que me façam isso a mim, também não o faço a outros.
 

Aldeia

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Pois, se bem percebi: a estética inviabilizar o uso, certo?

Sim. Além disso diminuía a capacidade de carga de materiais lenhosos (que objectivamente vai ser isso o que mais vai fazer). A estrutura é muito robusta, posso abusar um bocado no peso, considerando que tenho o monte a 2 quilómetros de casa.
 

Aldeia

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A janela da capota que sobra, fica para luz e ventilação das pessoas que dormem no plano superior. A tua proposta não é má, mas muito difícil de construir, sobretudo se quisermos manter o conceito das "teardrop" com ambas as portas a abrir. Mas é uma ideia válida, serve para debate. Quem sabe aparece alguém que avança?
 

markilhas

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Sei que a primeira ideia estava top, mas nada como uma caravana que já vem tudo feito...o segundo e idêntico a um que fiz e tem sido a mula de trabalho... agora esse porta carros acho que tinha um futuro melhor e mais rentável se o legalizares
 

NMoutinho

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Aldeia, o reboque de carga não tem aplicadas as mesmas jantes de UMM? Se sim, qual a necessidade de usar pneu suplente no reboque?
Tens o do jipe, seja o longo ou o curto tens um pneu suplente, para 6 rodas em andamento, são 30 kg a menos no reboque.

Também tenho estado muito atento a reboques no "OLX" gostava de fazer o mesmo, tanto para transporte de lenha como de materiais de construção civil que vou precisando, regularmente tenho de pedir emprestada uma carrinha ao meu sogro ou ao meu pai.

Admiro a preocupação legal, o normal é o pessoal dizer à boca cheia que: "até 750 kg não é preciso nada, pode-se fazer um reboque caseiro cheio de soldas manhosas e peças velhas que não há problema", desisti de tentar explicar às pessoas que tudo o que circula na estrada tem que ter homologação, e o problema não é as autoridades, é mesmo em caso de acidente a seguradora pôr-se de fora.

A parte amarga que encontro é que para circulação com matricula do carro em Portugal é até 300 kg, para até os 750 kg o reboque tem que ter matricula própria e respectivo seguro, no caso dos UMM apenas com carta B pode-se fazer a soma do peso bruto do carro (2720 kg) com o reboque somando até aos 3500 kg, pouco mais dá, podemos ir até aos 780 kg, ou seja muito limitado para quem pretende reboque de carga, a coisa está mais amigável para quem só transporta motas e animais de caça, ou quem tem carta B+E.

Vou acompanhar o tópico, gosto da ideia do reboque de carga, o de campismo dispenso apesar de admirar a bricolage.
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Eu também ando à procura de reboque. Não quero nada caseiro. O objectivo principal é transportar motas, mas gostava de tirar as calhas da Mota e colocar uma teardrop para pequenos acampamentos. Já andei com projectos para fazer isso na caixa de carga, mas só tem 1,3 metros de comprimento.
 

Aldeia

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Sei que a primeira ideia estava top, mas nada como uma caravana que já vem tudo feito...o segundo e idêntico a um que fiz e tem sido a mula de trabalho... agora esse porta carros acho que tinha um futuro melhor e mais rentável se o legalizares

Era complicada a legalização. Estava velho e bastante deteriorado, além disso tinha nascido como um reboque náutico com um eixo e foi modificado pelo dono para porta carros com 2 eixos. Não valia a pena, acredita. Se fosse um porta-carros genuíno não tinha tido este destino. Agora já deve sido derretido há muito. Aproveitaram-se as peças, essas ainda valiam a pena.
 

Aldeia

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Aldeia, o reboque de carga não tem aplicadas as mesmas jantes de UMM? Se sim, qual a necessidade de usar pneu suplente no reboque?
Tens o do jipe, seja o longo ou o curto tens um pneu suplente, para 6 rodas em andamento, são 30 kg a menos no reboque.

Também tenho estado muito atento a reboques no "OLX" gostava de fazer o mesmo, tanto para transporte de lenha como de materiais de construção civil que vou precisando, regularmente tenho de pedir emprestada uma carrinha ao meu sogro ou ao meu pai.

Admiro a preocupação legal, o normal é o pessoal dizer à boca cheia que: "até 750 kg não é preciso nada, pode-se fazer um reboque caseiro cheio de soldas manhosas e peças velhas que não há problema", desisti de tentar explicar às pessoas que tudo o que circula na estrada tem que ter homologação, e o problema não é as autoridades, é mesmo em caso de acidente a seguradora pôr-se de fora.

A parte amarga que encontro é que para circulação com matricula do carro em Portugal é até 300 kg, para até os 750 kg o reboque tem que ter matricula própria e respectivo seguro, no caso dos UMM apenas com carta B pode-se fazer a soma do peso bruto do carro (2720 kg) com o reboque somando até aos 3500 kg, pouco mais dá, podemos ir até aos 780 kg, ou seja muito limitado para quem pretende reboque de carga, a coisa está mais amigável para quem só transporta motas e animais de caça, ou quem tem carta B+E.

Vou acompanhar o tópico, gosto da ideia do reboque de carga, o de campismo dispenso apesar de admirar a bricolage.


Sim usa as mesma rodas do UMM. Vai ter sitio para montar a suplente, mas na verdade poucas vezes vai estar montada, por causa do peso extra desnecessário. Contudo não tenho apenas o UMM a rebocar, se for o Passat a puxar por ele, convém levar. Além disso se um dia o utilizar em lazer numa expedição, ter mais uma roda suplente será sempre bom.

Para lazer provavelmente não ultrapassa os 300 kg, ou seja estarei legal. Em situações de trabalho e mais carga, serão viagens pequenas, maioritariamente dentro da freguesia.
 

Aldeia

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Tarda tarda! Já tenho este projecto há muito tempo e já me fez muita falta. Não vejo a hora de ter isto operacional. O trabalho de estreia vai ser para o UMM longo, a mercadoria está pronta e o reboque ainda a ser construído....
 
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