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Radiador - Perca de água

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30 Mar 2006
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Ilha Terceira - Açores
Boas pessoal,

dei por mim com o ponteiro da temperatura a subir mais do que o normal e para meu espanto quando abri a tampa do reservatório o líquido refrigerante estava com o nível bem baixo. Reatestei e dois dias depois a mesma situação, com a particularidade de ter começado a notar o líquido verde no chão. Para meu espanto, estava a pingar da tampa do radiador, que tinha trocado à 3 semanas (pensando que o problema era da mesma), ou seja, deve haver alguma pressão que faça a água querer sair por aí. Tocou-se no radiador e enquanto as laterais estavam quentes, o centro encontrava-se frio. Conclusão, o radiador já deu o que tinha a dar.

E agora faço a pergunta, tenta-se recuperar o mesmo ou mete-se um novo?(no verdadeiro sentido da palavra, não um "novo usado"). A recuperar, que valores podem rondar e a ser novo, se existe algum outro de outra viatura ou marca que seja compatível? (alguém sabe as medidas e capacidade?) Estou falando de um motor turbo, logo será maior do que os atmosféricos.

Cumprimentos a todos...e bons trilhos!

UMM Alter II Turbo 89

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lenhador

UMM
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5 Fev 2011
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Portugal
boas Pedro, radiador entupido não cria pressão...é um erro comum..radiadores entupidos criam sobre-aquecimento, a pressão vem normalmente

associada a sintomas de cabeça rachada e junta de cabeça.... no geral as tampas de radiador, tem que aguentar pelo menos 0.9 bares de pressão...Quando a pressao atinge um certo valor, a tampa do radiador atua como válvula de alivío e expulsa o excesso de pressão. Este ponto de expulsão, é determinado especificamente para cada tipo de radiador pelo fabricante do motor.

As tampas dos radiadores são tambëm válvulas de alivio de vácuo permitindo que o ar atmosfêrico entre no sistema a partir do momen to que ele começa a ficar frio. Isto impede a formação de vácuo, evitando a contraçao das mangueiras e do radiador


se a tampa não aguenta essa pressão, ou não é certa para ai...ou tens pressão associada provavelmente a cabeça, junta...existem muitos radiadores

para pores ai, mas ai entras nas alterações, e etc..bom sao radiadores em alumínio, pois o alumínio aquece mais depressa, mas também arrefece

mais depressa, os radiadores de ferro absorvem temperatura, e aumentam, os de alumínio mantém o calor e dissipam melhor este !! um bom radiador

é o das toyotas dynas 280, 4.200c.c, tem um formato de favos que permite melhor dissipação de calor e são em alumínio...não conheço esses radiadores, mas se forem de canais

alinhados, tipo 2, podes passar para canais desfasados e de 4...até podes aumentar a litragem....a água aquece e expande mas..não dá pressão..dá uma olhadela no termostato, nao va o mesmo andar a pregar-te partidas...as tampas de radiador nao sao termostaticas como se pensa...trabalham PRESSÃO E DE DEPRESSÃO...

essa questão de teres o radiador frio no centro e nao nas extremidades nada tem a ver com este estar entupido....isso tem muito que se lhe diga :D:D esta é apenas a minha opinião..vamos

esperar pelos expecialistas umm ;)

abraço

Nada como o cheiro da solda pela manha !
 
Registo
29 Abr 2010
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Qual é a tampa que anda a perder água? Que eu saiba o radiador só tem uma tampa e nessa nunca se devia mexer.
Se é a tampa que estou a pensar, mudaste o vedante?

Abraço
Pedro SB
 
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30 Mar 2006
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Ilha Terceira - Açores
Boas pessoal,

Pedro, sim a tampa não é a mesma de origem, já foi mudada.

Marco, o radiador não estava entupido como disseste, já se tirou fora e lavou-se por dentro com água, não apresentava fugas (apesar das palhetas exteriores ligeiramente empenadas) e na saída da água apenas por breves segundos teve uma cor acastanhada, depois passou a transparente. Ainda ontem falei com o Macedo (ummacedo) e ele reparou no facto de a tampa nova ter uma válvula tipo termostato, que deixa passar a água após uma certa temperatura. Ora os radiadores novos tem o tubo de retorno até ao vaso de expansão por esse mesmo bocal enquanto que os nossos meninos não. Vou procurar uma tampa de origem mesmo, aplicar no radiador e ver se o problema mantém-se, espero bem que não.

Alguém tem outra sugestão, já que o radiador está fora?

Cumprimentos a todos...e bons trilhos!

UMM Alter II Turbo 89

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viriato

UMM
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26 Jun 2006
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Olá,

Já que tá fora aproveira e leva a uma casa de radiadores e faz uma limpeza a fundo e vê se são detectadas fugas.

Um radiador bem limpo é mais de meio caminho andado para evitar sobre-aquecimentos no motor.

O meu atmosférico ficou em 75,00 €. O radiador do turbo será um pouco mais visto ser maior.

Um abraço de amizade,

-joão pereira-
 

viriato

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26 Jun 2006
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Desculpa não referir atrás, mas aproveita para ver outras coisas já que não tens o radiador como obstáculo, como por exemplo o estado das correias, tubos, se detectas fugas, etc.

Aproveita.

Um abraço,

-joão-
 

lenhador

UMM
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5 Fev 2011
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Portugal
quote:Originally posted by Pedro Bettencourt

Boas pessoal,

Pedro, sim a tampa não é a mesma de origem, já foi mudada.

Marco, o radiador não estava entupido como disseste, já se tirou fora e lavou-se por dentro com água, não apresentava fugas (apesar das palhetas exteriores ligeiramente empenadas) e na saída da água apenas por breves segundos teve uma cor acastanhada, depois passou a transparente. Ainda ontem falei com o Macedo (ummacedo) e ele reparou no facto de a tampa nova ter uma válvula tipo termostato, que deixa passar a água após uma certa temperatura. Ora os radiadores novos tem o tubo de retorno até ao vaso de expansão por esse mesmo bocal enquanto que os nossos meninos não. Vou procurar uma tampa de origem mesmo, aplicar no radiador e ver se o problema mantém-se, espero bem que não.

Alguém tem outra sugestão, já que o radiador está fora?

Cumprimentos a todos...e bons trilhos!

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ola terceira...:D Pedro lé lá melhor o meu post...;) não disse

que tava entupido, tu sim é que disseste...ora ve la melhor o que

excrevi :D :D disse, que o facto de andar frio no meio nao segnificava entupimento...

abraço

Nada como o cheiro da solda pela manha !
 
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