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radiador da sofagem

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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o meu azul começou a mijar para o chao.
apos uma verificaçao e anilise extenciva:cool: consegui perceber que estava a perder agua do raiador da sofagem.
tirei-o fora e tentei remediar o problema,mas sem sucesso.
agora preciso de um radiador desses,para o azul(Alter II turbo de 89)
a minha duvida e:
-se e igual em todos os modelos(turbo ou atmosferico),axo que sim mas nao tenho a certeza
-quanto custa novo
-se vale a pena mandar reconstruir aquele. visto que as caleiras sao de prastico e o resto e de aluminio (parte rota:dizzy_face:)
-se ha esta peça em linha "branca"

e a melhor hipotese seria se alguem tivesse por ai um que nao queira,e que ceda ou venda baratinho;)

abrigado

Paulo Alves
 
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8 Jun 2006
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Amigo Paulo

Se o seu carro fosse um Cournil, esse radiador é o mesmo que é aplicado nas Renault 4L, assim como a torneira, todo o conjunto do "Y" em plástico preto, e ventoinha/motor electrico. Haverá alguem aqui no forUMM que indique se o do Alter é igual?

UMM abraço e bom ano

João
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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pois e essas dicas e que fazem toda a diferenca entre pagar o 8 ou pagar o 80 pelas mesmas peças:D:devilish:.
amanha vou a procura do dito radiador e se tivesse outra referencia era bom para "negociar".hihi
obrigado

como sei que ha muitos ummistas que retirao a soufagem,pode ser que haja por ai alguem que tenha uma em bom estado e nao a queira...:cool:
Paulo Alves
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Nos Alter até 92 a solfagem é igual á da 4L
Paulo eu até te dava o meu,mas depois de o tirar passou-lhe um tractor por cima...


Filipe Pinheiro
 
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30 Mar 2006
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Vai à procura de 4L's que te safas, é tudo igual seja para que UMM for.

Em Carnaxide no depósito da direcção geral do património há 4L's a pontapé, até chateia, agora se te vendem peças é que já não sei...


UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

Bruno

UMM
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20 Nov 2007
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Boas

Só mais um dica... nunca digas que a peça é para um Magnifico UMM senão ela auto-inflaciona-se em segundos...
Espero que consigas reparar a sofagem da tua 4L :), fica mais barato dito assim ehe


Abraço
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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boas obrigado pelas dicas
hoje ja fui ver do radiador.
primeiro por descargo de consciencia liguei para a europeças a perguntar o preço...como e obvio so me deu vontade de rir.:devilish::devilish:telefonema:D:
-queria um radiador da sofagem para Alter II
-ha e tal tenho em stok...
-mas quanto e que e que custa??
-deixe ca ver...147 euros mais iva...mas faço-lhe um descontinho
-fds$%$&()(=)/ /%&//&...147 euros mais a [email protected] da Ivone
ok obrigadinho ...

eu ja sabia que ia sair preços de varias peças mas eu so queria de uma.:astonished::astonished::astonished:lol
ja entreguei o caso aqui numa casa de peças ao pe de mim.o homensinho tem me arranjado as peças todas que preciso a preços muito boms:p
amanha em prencipio ja o devo ter ,depois digo quanto e que custou.
este e daqueles post que tem de ir para a parte "tudo sobre UMM" lol


Paulo Alves
 

Pedro

UMM
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25 Set 2006
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Boas Paulo
aqui vai:
renaul chelas 120 euros mais iva
Picheleira casa de radiadores euros 80 + desconto 30% + iva.
nao da para reparar tentei reparar o meu nessa casa mas o aluminio nao vale nada e segundo eles fazer um em cobre nao vale o investimento mais vale mudar o de origem quando berrar.
Para a semana vou buscar um novo mesmo os usados eles nao aconselham porque por muito bom que esteja por certo esta cheio de ferrugem e a torneira por norma calcinada.
AbracUMM

Pedro
Clube UMM 149
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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ora boas
ja tenho o radiador novo para montar.e igualzinho ao original(isto se nunca foi mudado) marca e tudo.
ficou em 81,25 euros ja com iva(n),mesmo assim e carote para uma peça daquele tamanho e peso:D:D,mas ficou bem mais em conta sem duvida.
eu ainda ponderei procurar usado mas axo que acabava por sair mais caro pois nao sei o estado em que estava os tubos e podia berrar em ums dias ou poucos mezes.
se o que la estava ainda era o original tenho radiador para mais 18 anos:cool:

Paulo Alves
 

rUiMM

UMM
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3 Jul 2007
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Boas Paulo.
Acho que fizeste bem comprar um novo.
Agora não te esqueças de aproveitar para mudar o liquido de refrigeração .
Abre a torneira do radiador grande e mete água á pressão até sair limpinha. Depois usa um liquido de refrigeração apropriado e sangra isso bem.
Não te esqueças de vez em quando de rodares o botão para quente, mesmo no verão.É fundamental para o radiador durar + de 18 anos,
Desculpa se estou a dizer o que já sabes...
AbraçUMM
Rui A A Martins
Clube UMM - Sócio Nº161
 
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8 Jun 2006
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Amigo Paulo

Se calhar já não vou a tempo:p, mas se está com a mão na massa e como gastou dinheiro numa peça nova (mesmo que fosse numa usada!), já agora...:p

Tendo em vista a durabilidade da reparação:cool: e o pouco mais que irá gastar:angry:, porque é que não aproveita e retira os tubos de borracha que vão do motor para esse radiador e os verifica cá fora! Procure por cortes feitos pelas antigas braçadeiras (que deverão ir fora e postas novas, de qualidade, são muito baratas! NÂO as compre no "chinez"), ou por zonas fragilizadas/ressequidas/com cortes. Se vir que os tubos estão em bom estado:thinking::thinking: (realmente em bom estado:thinking::astonished:), bata com um martelo nos tubos e retire lá de dentro o calcário que eventualmente se agarrou às paredes internas e que se for solto lhe irá entupir de imediato a peça nova que comprou. Isso deveria ser feito em todos os tubos ligados ao sistema dos 2 radiadores (o tipo tá doido:astonished::angry::dizzy_face:).

Pense em termos práticos e na dificuldade de acesso à zona onde está a trabalhar. A "operação" terá que ficar definitivamente:cool: bem feita
à primeira (PONHA TUBOS NOVOS:p). Qualquer boa casa de borrachas os arranja, mesmo se não forem para o UMM. Desde que sejam para automóveis, pode sempre cortar e adaptar com segurança (se tiver que cortar, corte sempre mais 2/3cms do que precisa).

Não deixe os tubos suspensos no ar:astonished:, ou sem apoio no meio. Vão andar soltos, vibrar, roçar em qualquer coisa e acabar por furar(n).

Já foi dito aqui no forUMM que merece a pena quando se monta um radiador novo/reparado, principalmente o radiador do motor, pedir os colants:p:astonished: à patroa/namorada/amiga/vizinha etc. Se for uma rapariga que não conheçamos, convém prevenir a pequena que nada de mal lhe iremos fazer:clown::blush::rolleyes:, apenas, pelo menos por agora, queremos as meias/colants (lavados! Para o carro não ficar a cheirar a pasteis de bacalhau;)).

Ora bem, pega-se nessas peças de Nylon e colocam-se dois pés (um encaixado no outro dentro do radiador, rebordando, o excedente, para a parte de fora do bocal do radiador. Esse bocado de Nylon irá ficar preso pelo encaixe do tubo e pelo aperto da braçadeira. Toda a porcaria (acreditem que é muita!) que vem do bloco motor e de outros sítios, ficará aí retida, não entupindo o topo do favos, que é o que acontece a maior parte das vezes. Para limpar, de vez em quando desaperta-se o tubo tiram-se os tais bocados de meias, tira-se o muito lixo que está lá dentro, lavam-se e monta-se tudo de novo se não estiverem furados. Acreditem que o calcário e resíduos de vária ordem existentes nos tubos, bloco motor e na parte inferior do radiador são causa determinante de muitos problemas nos nossos carros. Já repararam que ao apertar um tubo de água (que esteja em bom estado), parece que por vezes estamos a partir uma fina casca de ovo por dentro! O que estamos a fazer é a lançar para o sistema placas de calcário que estavam formadas e agarradas aos tubos e que invariavelmente irão entupir os pobre radiadores.

Estes resíduos existentes nas câmaras de água, por uso continuado de água simples, a maior parte das vezes, nem quando o motor é aberto são ou podem ser totalmente removidos, sendo a limpeza dessa zona do bloco a primeira coisa a ser efectuada “antes” de toda aquela “jourra” secar totalmente e sedimentar tornando-se pedra.

UMM BUMM ANUMM

João
 

stretx

UMM
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Amigo João tem toda a razão!
ate rima e tudo lolol:D:D:D

eu vi esses premonores.mal peguei nos tubos fui la por o dedo como se procura-se mel:cool:.mas nada aquilo tinha um bucadinho de barro coisa insignificante.mas mesmo assim para tirar a tal e possivel "casca de ovo" existente, que e costume bati com os tubos contra a parede:p, e espalmei rodando ao mesmo tempo para a libertar e nao saiu nada.
o meu UMM quando o comprei vinha com liquido e ja o troquei, quando o troquei tirei o radiador e limpeio bem limpinho(na medida do possivel e claro) para tirar barros e impurezas.

a imspeçao aos tubos tambem foi feita a procura de cortes ou "gretadelas"(esta palavra axo que nem existe:blush::D) e estava tudo ok;)

Paulo Alves
 
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30 Mar 2006
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Já agora, pegando nisto, desculpa lá oh colega, mas, além desse truque da meia de donzela, já oubi dizer que também se pode usar vinagre junto com a água para soltar essa porcaria toda, claro que só durante uns minutos pois não queremos arrancar mais nada a não ser o calcário LOL
Já alguém experimentou? Eu estou tentado a fazer, porque o meUMM não tem líquido de radiador, tem água mesmo, e imagino como é que aquilo não deve estar :p
Também ando tentado em experimentar umas pinguinhas de cocacola será que é invenção a mais? Cum uns mentos então deveria ser uma limpeza e pêras... pronto esta foi a parte espirituosa da pergunta, mas a da cocacola falo a sério...

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 
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Campanha de fim de ano: Dois em um!

Amigo Paulo

Todas as palavras (ou conjuntos de letras(y)) são válidos desde que a mensagem/sentido seja transmitido, o problema está quando não se comunica. Quem não comunica, calcifica!
Ainda bem que tudo correu sem problemas de maior.

Amigo Nuno

Quase todos os ácidos têm a particularidade de atacar esse sedimento:p, alguns o alumínio:angry:. Um dos problemas é que para terem efeito teriam que ser usados em concentrado, ficando nós sem porcaria no bloco:p e sem bloco:dizzy_face:. Como é fácil calcular, são anos de deposição de sedimentos (calcário, oxido de ferro, oxido de alumínio, restos de borracha e restos de juntas) numa zona de dificílimo acesso (câmaras de refrigeração do bloco), e muito compactado. Essa camada vai se elevando e reduzindo o tamanho natural das câmaras, a gola inferior das camisas começa a não poder transmitir para a água, tão naturalmente e com tanta facilidade o calor gerado, como num motor novo. A vulgar fractura da saia da camisa aparece por "gripagem" do pistão ou fractura na saia do pistão.

O vinagre dá algum resultado:p, desde que o circuito esteja livre de água:astonished: e o vinagre seja posto antes do bloco secar:astonished:. No tempo de D. Afonso Henriques:angry: usava-se tirar a água, tapar o bloco (a saída), encher com 2lts de vinagre quente:disappointed_relieved: do mais “rasca”:) e deixar passar uma noite, No dia seguinte tudo era tirado e lavado com água à pressão e a operação era repetida por mais um dia. Se o radiador/es estiver são, pode-se levar a um casquinheiro, reparador dessas peças, e pedir que ele meta o dito em ácido para o limpar bem. Atenção que isto é difícil de os levar a fazer, por não ser rentável. De imediato vêm com a treta de que o melhor é um ninho novo etc. etc. A diferença está entre 20 e 200E

UMMs BUMMs ANUMMs

João
 
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