Amigo Paulo
Se calhar já não vou a tempo
, mas se está com a mão na massa e como gastou dinheiro numa peça nova (mesmo que fosse numa usada!), já agora...
Tendo em vista a durabilidade da reparação
e o pouco mais que irá gastar:angry:, porque é que não aproveita e retira os tubos de borracha que vão do motor para esse radiador e os verifica cá fora! Procure por cortes feitos pelas antigas braçadeiras (que deverão ir fora e postas novas, de qualidade, são muito baratas! NÂO as compre no "chinez"), ou por zonas fragilizadas/ressequidas/com cortes. Se vir que os tubos estão em bom estado:thinking::thinking: (realmente em bom estado:thinking::astonished
, bata com um martelo nos tubos e retire lá de dentro o calcário que eventualmente se agarrou às paredes internas e que se for solto lhe irá entupir de imediato a peça nova que comprou. Isso deveria ser feito em todos os tubos ligados ao sistema dos 2 radiadores (o tipo tá doido:astonished::angry::dizzy_face
.
Pense em termos práticos e na dificuldade de acesso à zona onde está a trabalhar. A "operação" terá que ficar definitivamente
bem feita
à primeira (PONHA TUBOS NOVOS
). Qualquer boa casa de borrachas os arranja, mesmo se não forem para o UMM. Desde que sejam para automóveis, pode sempre cortar e adaptar com segurança (se tiver que cortar, corte sempre mais 2/3cms do que precisa).
Não deixe os tubos suspensos no ar:astonished:, ou sem apoio no meio. Vão andar soltos, vibrar, roçar em qualquer coisa e acabar por furar
.
Já foi dito aqui no forUMM que merece a pena quando se monta um radiador novo/reparado, principalmente o radiador do motor, pedir os colants
:astonished: à patroa/namorada/amiga/vizinha etc. Se for uma rapariga que não conheçamos, convém prevenir a pequena que nada de mal lhe iremos fazer:clown::blush:
, apenas, pelo menos por agora, queremos as meias/colants (lavados! Para o carro não ficar a cheirar a pasteis de bacalhau
).
Ora bem, pega-se nessas peças de Nylon e colocam-se dois pés (um encaixado no outro dentro do radiador, rebordando, o excedente, para a parte de fora do bocal do radiador. Esse bocado de Nylon irá ficar preso pelo encaixe do tubo e pelo aperto da braçadeira. Toda a porcaria (acreditem que é muita!) que vem do bloco motor e de outros sítios, ficará aí retida, não entupindo o topo do favos, que é o que acontece a maior parte das vezes. Para limpar, de vez em quando desaperta-se o tubo tiram-se os tais bocados de meias, tira-se o muito lixo que está lá dentro, lavam-se e monta-se tudo de novo se não estiverem furados. Acreditem que o calcário e resíduos de vária ordem existentes nos tubos, bloco motor e na parte inferior do radiador são causa determinante de muitos problemas nos nossos carros. Já repararam que ao apertar um tubo de água (que esteja em bom estado), parece que por vezes estamos a partir uma fina casca de ovo por dentro! O que estamos a fazer é a lançar para o sistema placas de calcário que estavam formadas e agarradas aos tubos e que invariavelmente irão entupir os pobre radiadores.
Estes resíduos existentes nas câmaras de água, por uso continuado de água simples, a maior parte das vezes, nem quando o motor é aberto são ou podem ser totalmente removidos, sendo a limpeza dessa zona do bloco a primeira coisa a ser efectuada antes de toda aquela jourra secar totalmente e sedimentar tornando-se pedra.
UMM BUMM ANUMM
João