• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Radiador Chauffage

d1n1s

UMMzito
Registo
14 Dez 2007
Mensagens
99
Localização
Portugal
Boas,

Apesar de ter começado a desmontar o carro apenas para transformar para capota de lona, o vício foi maior e continuei a desmontar...
Por um lado ainda bem que o fiz, pois ao desmontar a chauffage dei com o radiador neste estado:





Alguém sabe se isto dá para arranjar ou se tenho que trocar mesmo o radiador por um novo? (n)

E para desmontá-lo dali é fácil?

E se trocar o radiador não valerá a pena ver/trocar os tubos?

Desculpem tantas perguntas, mas ao ver isto fiquei preocupado com o que pode vir aí...


Obrigado,
cUMMprimentos,
Dinis Magalhães
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Desmontá-lo dali é facil (são 4 parafusos e puxar, pois ele está assente nas abas interiores da sofagem).

Este minusculo radiador pesa menos de 300 gramas e custa 75€ +-.

Eu coloquei um novo e só tinha um canto podre, enquanto que o teu está todo podre quase até meio.

As tubagens verifica se estão moles, dás uma limpeza por dentro, ou em caso de dúvida substitui por novas, pois esta manobra necessita de desmontar algumas coisas, portanto deverá ser feita à primeira !!!

Agora tenho calorzinho no carro no inverno :D :D


ATENCÃO - necessitas mesmo de verificar isso, porque a fase seguinte(se é que já não faz) é perder o liquido de arrefecimento por aí.
Portanto ou substituis o radiador ou mantens a sofagem sem radiador ligando directamente os tubos do motor e da bomba de água.

Qualquer dúvida diz.

Abraço
Vitor Rato
 

d1n1s

UMMzito
Registo
14 Dez 2007
Mensagens
99
Localização
Portugal
Vitor,

Obrigado pelas dicas, mas mais uma questão, se vou tirar os tubos tenho que sangrar todo o circuito de refrigeração. Qual é a melhor forma para o fazer?
E achas que vale a pena tirar os tubos todos do circuito para dar uma limpeza, ou só os dois que dão para a chauffage? (é que todos ainda é um trabalho valente!)

Ele até agora nunca perdeu água, pelo menos a julgar pelo nível no radiador que está cheio até cima há meses!
Estou a pensar é pôr líquido de refrigeração em vez de água para ver se evito este tipo de problemas no futuro...

cUMMprimentos,
Dinis Magalhães
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Primeiro tens de decidir:
- Vais substituir esse radiador de sofagem ?
- ou vais fazer o bypass ligando o tubo directamente à bomba de água (anulando deste modo a "canalização" da sofagem ?

Independentemente disso:

Deves sim tirar essa água toda e colocar liquido de radiador novo.
Até podes aproveitar para sacar o radiador fora, ou em alternativa limpá-lo por dentro com uma mangueira e água a correr e vais ficar surpreendido (ou não), com a ferrugem que irá sair de lá.

Pessoalmente costumo fazer essa operação, e depois colocar anticongelante "ranhoso", barato para andar cerca de 5 ou 10 dias e depois voltar a repetir a manobra anteriormente descrita e então colocar liquido bom.

Desta forma vais libertar alguns sedimentos que ficam colados no bloco do motor.

Pensa que embora possa ser muito trabalho é um trabalho bem feito, por isso deve ficar bem à primeira vez.
Depois durante uns anos não te vais preocupar mais com isso.

Quanto ao anular a sofagem, não sou adepto, pois sou dos poucos que dizem que aquilo dá um calor do caraças.

Também pode ser devido a ter o sistema de refrigeração com tudo de novo excepto o radiador principal que está praticamente novo.

Por isso no meu caso tudo funciona na perfeição.

O radiador na sofagem até no verão te dá jeito para arrefecer o motor, ligando um pouco a torneira para o ar quente, a temperatura do motor baixa logo.

Não se pode és estar lá dentro :D

Abraço e qualquer coisa que precises diz.

Vitor Rato
 

d1n1s

UMMzito
Registo
14 Dez 2007
Mensagens
99
Localização
Portugal
Vou optar mesmo por manter a chauffage, e em princípio substituo o radiador ou mando reparar se for possível.
Mas em relação a tirar a água toda, qual a melhor forma de o fazer? E depois para por o líquido é fácil encher o circuito todo? Não fica com muito ar?

cUMMprimentos,
Dinis Magalhães
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

É fácil !

O próprio radiador da sofagem tem uma torneirinha que fica num extremo de um tubo. Abres essa torneira enquanto fazes o enchimento.
Quando começar a sair água por aí tapas.

Depois andas um pouco com o carro +- 5km.
Esperas uma hora para arrefecer o motor e atestas de novo.
Normalmente faço esta manobra de atesto de um dia para o outro.
Nunca colocar água num motor quente, mesmo em andamento ! mentaliza-te disto, senão a tua carteira vai-te ensinar...

Quanto à reconstrução desse radiador... duvido que ta façam.
Vais a uma casa de radiadores e pedes um radiador de sofagem para Renault 4L, pois se dizes que é para UMM este autoinflacciona-se em segundos e passa de 70~80 € para cento e muitos...

Abraço
Vitor Rato
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

A operação começa com o motor frio, ou seja chegas ao carro sem ele ter trabalhado e começas a atestar pelo vaso de expansão até chegar a àgua ao topo (deixa verter por fora).

A seguir ligas então o motor (vais provocar que ele puxe a água para dentro do bloco).

Quando começar a saír água na torneira da sofagem fechas a mesma.

Atestas novamente no vaso de expansão até ao cimo (deixa verter por fora, pois o resto sai pelo "tubo ladrão").

Depois vais dar uma volta com o carro +- 5km.

Deixas o carro ficar completamente frio e atestas novamente até à boca do vaso de expansão.

Esta operação pode ser repetida ainda por mais uma vez, mas à partida fica ok.

Pessoalmente tenho uma outra técnica que nunca falha, mas que segundo os mecânicos não se deve fazer:

- Abrir a tampa metálica no corpo do radiador e encher até verter por fora, depois disso atestas apenas no vaso de expansão e pões o motor a trabalhar e fica logo sangrado e à primeira.

Como inconveniente, tens que o vedante desta tampa metálica sofre sempre muito com a temperatura excessiva e fica sempre em "pedra", originando fugas, que podes evitar fazendo um novo vendante com por ex. uma câmara de ar boa.

- Utiliza a 1ª técnica e se tiveres problemas diz.

Qualquer dúvida diz.

Abraço
Vitor Rato

 

d1n1s

UMMzito
Registo
14 Dez 2007
Mensagens
99
Localização
Portugal
Vitor,

Obrigado pela ajuda.
Vou ver se amanhã tiro o radiador, a água castanha do circuito e os tubos para limpar tudo.
Depois de comprar o novo (espero que consiga barato) vou por líquido de refrigeração para tentar evitar tanta ferrugem no circuito.
Quando estiver ok, ponho as novidades (boas, espero!)

Mais uma vez obrigado,
cUMMprimentos,
Dinis Magalhães.
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Dinis, não te esqueças de proceder à lavagem do radiador principal com a mangueira e água a correr abundantemente.
Uma vez que estás a ter este trabalho é para ficar bem feito e por muitos e bons anos.

No fundo do radiador fica uma jorra de ferrugem que só sai com a pressão da água provocada pela mangueira.

Não te sintas tentado a lavar o sistema com Limpa Radiadores comercializados no mercado, senão podes provocar fugas / rupturas no mesmo, devido ao facto de estes produtos serem muito abrasivos.

Mais vale tirares toda a ferrugem que conseguires, apenas pela acção da água.

Abraço
Vitor Rato
 

d1n1s

UMMzito
Registo
14 Dez 2007
Mensagens
99
Localização
Portugal
Viriato,

Claro que sim! Aliás o tópico não é meu, é de todos! :)
E um dos objectivos neste fórum é todos ensinarmos e aprendermos mutuamente!

Vitor,

Essa limpeza do radiador implica tirar o radiador para fora? É que não estou a ver outra maneira e não estava pensar tirá-lo...
Ainda estou indeciso sobre se desmonto os tubos todos do circuito ou só os dois que ligam à chauffage!

cUMMprimentos,
Dinis Magalhães
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Podes fazer a limpeza com ele lá no sítio.

A mangueira entra por cima pela tampa de ferro (prepara-te com uma câmara de ar, pois podes precisar de fazer uma nova junta de borracha, vê o que foi escrito anteriormente), e depois sacas o tubo de baixo do radiador (o que liga à bomba de água).

Depois mandas água lá para dentro até saír limpa, e vais ver a jorra de ferrugem que vai saír....

Abraço
Vitor Rato
 

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
Mensagens
293
Localização
Portugal
Olá Dinis.

Belo trabalho que tens por aí.
Caso precises de ajuda basta ligares.

1 AbraçUMM

Cummprimentos.

 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas Companheiros

Bom tópico!

Faltou apenas sublinhar algo que está implicito, mas que pode escapar para quem está menos à vontade.
A purga tem que ser feita com a torneira da sofagem na posição "quente/indicador vermelho", caso contrário o líquido de refrigeração não vai sair pelo tubinho da purga.

cUMMprimenTTos

M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Meus caros. Foi gafe minha, pois parti do principio que se subentendia. Sorry :dizzy_face:

As manobras de atesto e depois a circulação com o carro e tudo o que se falou anteriormente é sempre feito com a sofagem virada totalmente para o máximo do ar quente.

Depois quando já não for necessário atestar, coloca-se o selector da sofagem na temperatura desejada.

Abraço
Vitor Rato
 

d1n1s

UMMzito
Registo
14 Dez 2007
Mensagens
99
Localização
Portugal
Boas,

Obrigado a todos pelas vossas grandes contribuições!

Entretanto já retirei o radiador do sítio, e já comprei o novo. Por curiosidade, pediam-me 136€ na Europeças e numa loja de radiadores comprei igualzinho por 80€! (claro que disse que era para a R4) :)

Gostei da loja e fui muito bem atendido, telefonei a reservar e depois foi só ir buscar. A loja é a Sul Radiadores e fica na rua do Vale Formoso de Cima, nº97A. O telefone é: 218 596 734.

Agora é limpar os tubos, montar radiador e atestar de líquido.

Aqui fica uma foto do novo radiador ao lado do velho:



Realmente não há como material novo...

cUMMprimentos,
Dinis Magalhães.
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Dinis,

Fico feliz por ver os desenvolvimentos desta "nossa" conversa, pensamos de forma igual e gostamos de fazer as coisas como devem de ser.

Novo é sempre novo !

Ainda vamos combinar uma ida à Serra da Estrela :D e testar o "calor" das nossas sofagens.

Agora é o seguinte:

- Tens de retirar a torneira da sofagem do radiador antigo para o novo, e para isso terás de fazer uma junta que vai ficar entre a torneirinha (selector de temperatura) e o radiador propriamente dito.

Com a torneirinha da sofagem cá fora aproveita para limpá-la muito bem e lubrificá-la com massa consistente e sempre a abrir e fechar alternadamente, para ficar completamente solta.

O meu pai é muito jeitoso em trabalhos manuais e fez-me uma junta num material que se calhar não vais acreditar, mas que está lá para durar e durar.

Arranjas um pacote de leite de 1 litro, (sim isso mesmo :p, aqueles que têm cartão com revestimento de aluminio), depois espalmas a embalagem e colocas a junta velha por cima e tiras o molde, depois é só recortar, tem em atenção que tens de fazer uns furos circulares, pelo que o meu pai utilizou um pequeno punção.

Em suma ficou nova e rigorosamente igual à original, é claro que podes sempre abdicar desta junta cartonada com revestimento de aluminio e fazer uma com silicone, isto é ao teu gosto.

Abraço e vai dando novidades :)

Vitor Rato
 

d1n1s

UMMzito
Registo
14 Dez 2007
Mensagens
99
Localização
Portugal
Olá Vitor,

Eu já tinha pensado na junta, e como fui à Europeças ver dos tubos da chauffage (que são caros como tudo!), acabei por ver da junta que é cerca de 2€. Apesar de cara para o que é, acabei por trazer, e depois nem paguei e ficou para a próxima vez que lá for...

Segue a foto:



Mas essa do pacote de leite é uma excelente ideia. Ainda no outro dia um vizinho meu contou-me que há uns anos pôs pacote de leite no sítio da junta da cabeça e o carro ficou sempre com aquilo e nunca teve problemas! :)
Nas próximas juntas que precisar é o que vou fazer.

Quanto à Serra da Estrela para experimentar a chauffage, gostava muito de ir e é uma questão de combinarmos depois de eu montar o carro todo (que ainda vai demorar uns tempos dado só poder trabalhar nele um bocado à noite e fins de semana).

João,

Se puderes vê quanto fica lá na Renault, só por curiosidade.

Vou pondo notícias à medida que os trabalhos avançarem. Amanhã vou a uma loja de Borrachas ver se os tubos ficam mais em conta, senão limpo e uso os mesmos.

cUMMprimentos,
Dinis Magalhães
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas Dinis

Verificaste os tubos ??

Isto é apalpaste-os e estão macios ou oferecem resistência ou apresentam gretas / rachas.

Pode ser que esses até sirvam, embora novo seja sempre novo.
Os meus foram todos novos.

Já agora és de onde ? Eu sou de Mafra se fores daqui perto e precisares de alguma coisa diz ok?

Não te esqueças de lubrificar bem a torneira (selector de temperatura), pois é uma peça que costuma ficar "presa" habitualmente.

Abraço
Vitor Rato
 

d1n1s

UMMzito
Registo
14 Dez 2007
Mensagens
99
Localização
Portugal
Boas Vitor,

Os tubos aparentemente estão todos bons e vou só limpá-los e manter os mesmos. O mais comprido que sai da chauffage tem uma pequena racha na ponta mas dá para cortar (é cerca de 0,5cm).
Hoje na loja de borrachas (Borrachas Berna) só tinham o mais pequeno e acabei por não comprar, pois já tinha muita coisa (borrachas das portas e do túnel do capot, tubo de purga e borracha para a junta do pára-brisas)
Já agora onde é que compraste os teus tubos? Foram baratos?

A torneira vou limpar bem e lubrificar.

Eu sou da zona da grande Lisboa, mais concretamente Alfragide, concelho da Amadora. Um dia que for a Mafra digo-te alguma coisa.

cUMMprimentos,
Dinis Magalhães
 
Top Inferior