o meu UMM tem motor 2.3TD e caixa ZF de 4 relações.
na minha opinião no Monte esta relação motor+caixa é o ideal uma vez que apresenta muita força, em redutoras é simplesmente fantástica...logo desde baixas rotações tens o motor muito disponível e facilmente passas os obstáculos sem grande dificuldade...
se o teu UMM tal como o meu for para passeios e só para Monte aposta neste conjunto...
prós:
-força
-baixa rotação
-pouca multiplicação da caixa que gera poucas engrenagens também, podes andar frequentemente em 3ª ou 4ª sem problemas em altas, para baixas 2ª 3ª com muita disponibilidade de motor
contras:
-aconselhável ter o radiador do Turbo no conjunto, o do atmosférico simplesmente não arrefece bem o motor;
-altera também o recipiente da água para o do modelo Turbo;
-coloca manómetros de temperatura acima e abaixo do bloco, para melhor controlo
-pouca velocidade de ponta
-consumos
o meu para teres ideia em estrada anda máximo 110kmh, mas em 4ª aguenta muito bem os 90kmh, que é a velocidade que geralmente ando, tenho é de andar de olho na temperatura do motor, em dias tórridos é essencial e por vezes bem que assusta
caso o teu UMM venha a ser mais estradista opta por caixa de alumínio de 5 relações em que benefeciarás de mais disponibilidade de motor para estrada e bem que vai trabalhar a rotações mais baixas e benefeciarás de uma temperatura de motor mais baixa também...
esta é a minha opinião e experiência.
abraço
AmigosAmigosAmigosAmigos
o meu UMM:
https://for-umm.pt/oldthreads/6369