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Queimando embraiagem....

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Mestre
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26 Mar 2006
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Pois.... hoje foi o primeiro grande teste do bichUMM! Comeu de tudo tudo, desde lama ate areia, cascalho, atravesou falesias.... emfimmm



E como tudo, depois de um grande esforço á sempre a ressaca...


Quase no final da aventura, e numa subida de lama/terra solta.... com as quatro ligadas e quiça a marcha reduzida! Começou a virme ás minhas uteis narinas um cheiro a embraiagem queimada, e uma tendencia para o carro ir a baixo sempre que tentava continuar a minha marcha!!! Lá depois de subir, e olhar para o animalUMM, reparei que estava uma pequena tubagem pendurada, e um fumo branco a sair de onde a mangueira estava presa. Um amigo k me acompanhou nesta pequena jornada e mais sabio nesta coisas do que eu, diz k é um respirador do disco de embraiagem.

Depois de deixar arrefecer continuamos a jornada, ja nao tao notoria a falta de força, mas sempre presente o cheiro a embraiagem queimada!

Depois da chegada a casa e um banho (um mimo bem merecido para os dois). Quando arranquei com ele outra vez fez uma "chiadeira" tremenda e aguda... bem alto! la depois parou......

Aqui estao algumas fotos da dita tubagem e onde ela estava ligada:
(a tubagem tava pendurada segura apenas por uma parte dela a esse bocal(a vermelho), que era de onde saia o fumo!)





O porque daquela chiadeira..... sera k deixei o animal doente?

(desculpem la se nao me espliquei bem, mas fiz os possiveis)


[abraços]
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Da-Vinci

Espere por outras opiniões(y), mas no nosso entender terá a embraiagem queimada:dizzy_face: (o disco, por falta de ficar firmemente preso entre o volante motor e a prensa entra em rotação descontrolada, aquece, "queima" e começará a patinar).

Isto dá-se por má afinação; desgaste no disco; pé no pedal ou excessivo/mau uso do referido mecanismo; ou prensa com problemas de vária ordem. A confirmar o que é dito, o mal não terá remédio com aspirinas, apenas uma intervenção cirurgica e radical lhe põe a viatura em bom estado.

A chiadeira virá do próprio "patinar", ou do rolamento de encosto.

"sera k deixei o animal doente?" Espere por outros alvitres, mas parece-me bem que sim(n)

Vá dando noticias

UMM abraço

João

P.S. a utilização da emb. em tt é diferente da utilização em cidade com um carro "normal". Os "pontos de embraiagem" deverão ser o mais reduzidos possiveis, tipo "tudo ou nada". Uma vez escolhida a mudança "certa", não se deverá dosear a força com a emb.:dizzy_face: . "Pontos" prolongados em TT ou tentativas de transposição de obstáculos com uso de emb. é sinonimo de emb. queimada.

 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Demais quero agradeçer ao "verdes radios" e ao "*******".

*******, onde ficam os respiradouros dos diferenciais e das caixas (velocidades e transferencias) que falas? (desculpa a ignorançia)


depois da tarde que teve, tinha direito a reclamar!

https://for-umm.pt/oldthreads/3490
 
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8 Jun 2006
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Ao tópico típico

A chiadeira pode vir das correias, sem dúvida! Principalmente se lavou o motor (?). Até porque as emb. garalmente não guincham(y), apenas cheiram, patinam e fumam (não estão abrangidas pela nova lei)

Agora o problema da embraiagem:dizzy_face:. Vamos a ver...

Com mais calma, e em estrada, veja se ela "patina" em 4ª ou 5ª.

Então o nosso amigo, logo no 1º dia de testes vai "atravessar falesias", Só por isso não Dá-Vinte:angry:, apenas dou três valores:D

João

PS Vi agora as fotos que bela "esfrega"! E que tal uns pneus com melhor tracção?!
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Pois, um dos problemas foi mesmo os pneus....!!!

Mas ja ta na lista novos pneus...

Tenho uma duvida o que aconçelha?
Os que se vêm muito pelo forum, Fedima extreme. Qual é o preço por unidade dos fedima?

Tb vi uns na norauto ao pe do forum almada... Ja me aconçellharam fortemente esses, goodbrich ...(custa 128 euros a unidade)

[abraços]
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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a chiadeira foi so depois de teres lavado o UMM certO?!
se sim isso foi da agua.---resoluçao tems de esticar as correias ate terem a tensao recomendada(elas devem estra laças)
quanto a embreagem ja foi dito...sou da mesma openiao
e os pneus... os fedima extreme costumao rondar os 60 a 70 euros por cada pneu...

Paulo Alves
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Se o fumo saía mesmo pelos respiradores da embraiagem não é nada bom sinal(n),mas é como o Mario diz,ainda pode ser que dê para queimar o resto do disco,nem que seja para ir até á oficina pelo proprio pé...
Se dizes que isso levou com um motor á pouco tempo é porque quiseram poupar 150eur e deixaram estar a embraiagem velha:dizzy_face: e agora os 150eur que "ficaram em caixa" dão para a mão de obra e tens que gastar mais 150eur num kit novo de embraiagem:clown:,e claro o transtorno de ter o UMM encostado...
Ou se levou uma embraiagem nova pelo menos dessa marca evita...

A mim tambem me custou dar mais 150eur por um kit novo de embraiagem quando montei o motor sabendo que a que lá estava tinha uns 15000km... mas dali fiquei descansado...


Filipe Pinheiro
 
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8 Jun 2006
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Amigo Da-Vinci

De pneus apenas sei que são redondos:astonished:, em borracha preta (ou plástico da mesma cor) e têm uns desenhos mais ou menos pronunciados nas "bordas":kissing:. Geralmente usam um disco no meio chamado jante.;)

Pessoalmente tenho uns Firestone 750X16 que parecem que têm ventosas em todo o terreno (qualquer que ele seja:cool:) e transpiram massa consistente em esfalto molhado:angry:! Nessa situação a viatura anda muito mais:D

UMM abraço
João
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Caros amigos, hoje logo pela manha fui dar uma volta no bicharocUMM. Como "verdes radios" aconçelhou com calma la fui eu pela via rapida da caparica. A embraiagem nao patinou.
Quando cheguei a casa vi se saia fumo pelo respirador da embraiagem, mas tal nao se sucedia.
Decedi ir para a Uni de UMM. Ja para o final da tarde quando tava a mete-lo da garagem e a subir o passeio de marcha a tras, pareceu-me ouvir a embraiagem a patinar (coisa de 1 segundo). Quando parei o carro abri outra vez o capot, nao saia fumo!!!, mas sentia-se o cheiro outra vez.(n)

[abraços]
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Pode ter entrado lixo pelos respiros e daí os teus problemas. Deixa andar um pouco mais, a ver no que dá. Penso que pior não vai ficar, como muito vais ter de chamar a assistencia em viagem...

Se estiver enganado alguém me corrija!

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?
 
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8 Jun 2006
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3 em 1

Amigo Da-Vinci

Prepare-se(n) para comprar um "kit" de embraiagem de qualidade para pôr no seu UMM. A que lá está R.I.P.(Rest In Peace:dizzy_face:). Como vão ter que tirar a cx. de vel. (se for essa a opção do mecânico:thinking:) aproveite para ver as fugas de óleo (pelos retentores) incluindo o retentor da cambota!, sinoblocos dos tirantes da cx. e cruzetas das transmissões. Visto tudo agora (se houver possibilidades :blush: de t$empo), com a cx cá fora, é mais prático e em termos economicos ganhará dinheiro e ficará mais descansado.

Depois de tudo pronto não se esqueça de colocar os tais tubos de "respiro". Se tiver qualquer tipo de dúvidas, pergunte! Alguém o virá ajudar:p.

Amigo Aldeia

"Se estiver enganado alguém me corrija!"

Mais certo do que isso que disse, só três badaladas e um balde de cal(n), e a mulher do vizinho, que é polícia:devilish:, ser totalmente podre de boa:p:p:p.

Amigo Mário

"Embraiagem a patinar apanhada de ouvido acho k isso são os macaquinhos no sótão..."

Este é um método clássico, seguro e simples de determinar a avaria. "Ouve-se" o motor a aumentar de rotação (o barulho "audível" aumenta) em 3ª, 4ª e 5ª, mas a correspondente velocidade/força não.

Um mecânico velhote, que seja duro de ouvido (surdo que nem uma porta ondulada), apenas lhe resta o teste do travão de mão/arranque em 2ª ou 3ª, ou arrancar com impto em 1ª e ver se ela patina na passagem rápida para a 2ª.

Quando um de nós não está habituado a determinar avarias, por saber pouco de mecânica, e tem um problema deste tipo, a primeira coisa que diz é: "Eu ouço a aceleração (?), mas o carro parece que anda pouco(n), não desenvolve...:angry:".

UMM abraço

João

PS Cuidado, os ambientalistas, a ASAE e os Amigos dos Animais não permitem que se tenham, nem gorilas nem orangotangos no sótão. Apenas nos zoo e no nariz.


 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Esse "kit" de embraiagem de qualidade vai ter que esperar um pouco...(n). Enquanto ele se for aguentando.....

No respiro foi posto o filtro de ar conico de uma scooter..... assentou que nem uma luva:p!

[abraços]
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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nao concordo com isto:
"No respiro foi posto o filtro de ar conico de uma scooter..... assentou que nem uma luva!"

porque e que meteste la um filtro no respiro??
esse filtro e a prova de agua??:dizzy_face:(axo que nao)

aquilo chama-se respiro mas nao respira nada de geito:D:D.aquilo e so para deixar entrar e sair ar(quantidade minima) quando o material e oleo aquece e tem tendencia de espandir.
por isso volta a meter o filtro na scooter e mete la um tubo e liga-o por exemplo a admiçao;):cool:


Paulo Alves
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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O que ligo a admissao, o filtro ou o tubo:thinking:.... llol

É só uma soluçao temporaria! liguei a um mecanico e ele disse que qualquer tubo dava.... Nao ia por la uma mangueira de jardim :s!!! Encontrei para a garagem o filtro, e como ele tem uma pequena curva em principio nao deve entrar agua.... Mas digo mais uma vez, que é só uma soluçao temporaria. Para além que vale mais tar la com o filtro do que sem nada, assim nao entra pedras e afins.....;)



desculpem a fraca qualidade da imagem (tele)
[abraços]
 

rUiMM

UMM
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3 Jul 2007
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Amigo Da-Vinci

Que ficou engraçado, ficou, mas que de pouco servirá, também é verdade!:disappointed_relieved:

Desculpe a pergunta, mas... O que é que tem contra as mangueiras de jardim?:angry: Não terão elas, coitadas, direito a servir em outras situações, talvez? mais nobres?:)

Primeiro, a água vai continuar a entrar, segundo, talvez a melhor solução seja realmente uma mangueira de jardim (daquelas boas com reforço em malha) posta para a parte de cima do compartimento do motor, podendo então aí levar o tal filtro, embora o melhor fosse terminar com um pequeno tudo de metal em "U" (com a ponta livre a apontar para baixo)

Agora, um trabalho, mesmo, mesmo, mesmo bem feito;) era numa casa de borrachas procurar um tubo que desse uma volta (90º), tivesse dois diâmetros (mais largo para a cloche e a parte mais estreita para cima) e na ponta livre levasse um "U" em metal.

"Abaixo a descriminação das mangueiras de jardim, todos à manif"

UMM abraço

João
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Tens aqui umas fotos do que precisas (não são as ideais, porque não foram tiradas para este efeito, mas dá para perceber)





Agora a explicação: Compras 3 tubos de picheleiro (dos extensiveis) e cortas um ao meio para ampliar os outros dois. Colocas cada um deles (vais ter qua cortar a parte com a rosca do tubo) em cada um dos respiros e prende-os com umas abraçadeiras. Depois passa-os junto á caixa e motor (tem cuidado para que não toquem em nada demasiado quente, como o escape ou colector) e segura-os junto á entrada de ar para o habitáculo, fazendo uma curva para baixo.

Tens que fazer isto nos dois respiros da embraiagem.

UMM abraçUMM

j.aldeia

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Mestre
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26 Mar 2006
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Quando tiver tempo vou a leroy merlin comprar o matrial e meter as vossas ideias em pratica.....

Tenho duas duvidas:

1) Se fizer como o amigo Joao Freitas e o amigo Joao Aldeia sugeriram, o tubo vai ter cerca de um metro! E a ponta do tubo vai sair ao pe da entrada de ar do capot?

2) O tubo que la estava tinha cerca de 20 cm e tava apontado para baixo.... quem efectuou tal coisa tava se pouco importando para as consequencias...??!?!?

3) Voçes falam em dois respiros mas só vejo um..... desculpem a minha ignorancia na materia.... onde fica o outro?





Desde ja agradeço as vossas ajudas. :D


[abraços]
 

Aldeia

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Um fica do lado direito da embraiagem, é o respiro da bonba da mesma. O outro está do outro lado.

UMM abraçUMM

j.aldeia

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