• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Queimando embraiagem....

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Pois.... hoje foi o primeiro grande teste do bichUMM! Comeu de tudo tudo, desde lama ate areia, cascalho, atravesou falesias.... emfimmm

E como tudo, depois de um grande esforço á sempre a ressaca...

Quase no final da aventura, e numa subida de lama/terra solta.... com as quatro ligadas e quiça a marcha reduzida! Começou a virme ás minhas uteis narinas um cheiro a embraiagem queimada, e uma tendencia para o carro ir a baixo sempre que tentava continuar a minha marcha!!! Lá depois de subir, e olhar para o animalUMM, reparei que estava uma pequena tubagem pendurada, e um fumo branco a sair de onde a mangueira estava presa. Um amigo k me acompanhou nesta pequena jornada e mais sabio nesta coisas do que eu, diz k é um respirador do disco de embraiagem.

Depois de deixar arrefecer continuamos a jornada, ja nao tao notoria a falta de força, mas sempre presente o cheiro a embraiagem queimada!

Depois da chegada a casa e um banho (um mimo bem merecido para os dois). Quando arranquei com ele outra vez fez uma "chiadeira" tremenda e aguda... bem alto! la depois parou......

Aqui estao algumas fotos da dita tubagem e onde ela estava ligada:
(a tubagem tava pendurada segura apenas por uma parte dela a esse bocal(a vermelho), que era de onde saia o fumo!)

O porque daquela chiadeira..... sera k deixei o animal doente?

(desculpem la se nao me espliquei bem, mas fiz os possiveis)

[abraços]

Registo
8 Jun 2006
Amigo Da-Vinci

Espere por outras opiniões(y), mas no nosso entender terá a embraiagem queimada:dizzy_face: (o disco, por falta de ficar firmemente preso entre o volante motor e a prensa entra em rotação descontrolada, aquece, "queima" e começará a patinar).

Isto dá-se por má afinação; desgaste no disco; pé no pedal ou excessivo/mau uso do referido mecanismo; ou prensa com problemas de vária ordem. A confirmar o que é dito, o mal não terá remédio com aspirinas, apenas uma intervenção cirurgica e radical lhe põe a viatura em bom estado.

A chiadeira virá do próprio "patinar", ou do rolamento de encosto.

"sera k deixei o animal doente?" Espere por outros alvitres, mas parece-me bem que sim(n)

Vá dando noticias

UMM abraço

João

P.S. a utilização da emb. em tt é diferente da utilização em cidade com um carro "normal". Os "pontos de embraiagem" deverão ser o mais reduzidos possiveis, tipo "tudo ou nada". Uma vez escolhida a mudança "certa", não se deverá dosear a força com a emb.:dizzy_face: . "Pontos" prolongados em TT ou tentativas de transposição de obstáculos com uso de emb. é sinonimo de emb. queimada.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Demais quero agradeçer ao "verdes radios" e ao "*******".

*******, onde ficam os respiradouros dos diferenciais e das caixas (velocidades e transferencias) que falas? (desculpa a ignorançia)

depois da tarde que teve, tinha direito a reclamar!

https://for-umm.pt/oldthreads/3490

Registo
8 Jun 2006
Ao tópico típico

A chiadeira pode vir das correias, sem dúvida! Principalmente se lavou o motor (?). Até porque as emb. garalmente não guincham(y), apenas cheiram, patinam e fumam (não estão abrangidas pela nova lei)

Agora o problema da embraiagem:dizzy_face:. Vamos a ver...

Com mais calma, e em estrada, veja se ela "patina" em 4ª ou 5ª.

Então o nosso amigo, logo no 1º dia de testes vai "atravessar falesias", Só por isso não Dá-Vinte:angry:, apenas dou três valores:D

João

PS Vi agora as fotos que bela "esfrega"! E que tal uns pneus com melhor tracção?!

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Pois, um dos problemas foi mesmo os pneus....!!!

Mas ja ta na lista novos pneus...

Tenho uma duvida o que aconçelha?
Os que se vêm muito pelo forum, Fedima extreme. Qual é o preço por unidade dos fedima?

Tb vi uns na norauto ao pe do forum almada... Ja me aconçellharam fortemente esses, goodbrich ...(custa 128 euros a unidade)

[abraços]

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
a chiadeira foi so depois de teres lavado o UMM certO?!
se sim isso foi da agua.---resoluçao tems de esticar as correias ate terem a tensao recomendada(elas devem estra laças)
quanto a embreagem ja foi dito...sou da mesma openiao
e os pneus... os fedima extreme costumao rondar os 60 a 70 euros por cada pneu...

Paulo Alves

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Se o fumo saía mesmo pelos respiradores da embraiagem não é nada bom sinal(n),mas é como o Mario diz,ainda pode ser que dê para queimar o resto do disco,nem que seja para ir até á oficina pelo proprio pé...
Se dizes que isso levou com um motor á pouco tempo é porque quiseram poupar 150eur e deixaram estar a embraiagem velha:dizzy_face: e agora os 150eur que "ficaram em caixa" dão para a mão de obra e tens que gastar mais 150eur num kit novo de embraiagem:clown:,e claro o transtorno de ter o UMM encostado...
Ou se levou uma embraiagem nova pelo menos dessa marca evita...

A mim tambem me custou dar mais 150eur por um kit novo de embraiagem quando montei o motor sabendo que a que lá estava tinha uns 15000km... mas dali fiquei descansado...

Filipe Pinheiro

Registo
8 Jun 2006
Amigo Da-Vinci

De pneus apenas sei que são redondos:astonished:, em borracha preta (ou plástico da mesma cor) e têm uns desenhos mais ou menos pronunciados nas "bordas":kissing:. Geralmente usam um disco no meio chamado jante.;)

Pessoalmente tenho uns Firestone 750X16 que parecem que têm ventosas em todo o terreno (qualquer que ele seja:cool:) e transpiram massa consistente em esfalto molhado:angry:! Nessa situação a viatura anda muito mais:D

UMM abraço
João

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Caros amigos, hoje logo pela manha fui dar uma volta no bicharocUMM. Como "verdes radios" aconçelhou com calma la fui eu pela via rapida da caparica. A embraiagem nao patinou.
Quando cheguei a casa vi se saia fumo pelo respirador da embraiagem, mas tal nao se sucedia.
Decedi ir para a Uni de UMM. Ja para o final da tarde quando tava a mete-lo da garagem e a subir o passeio de marcha a tras, pareceu-me ouvir a embraiagem a patinar (coisa de 1 segundo). Quando parei o carro abri outra vez o capot, nao saia fumo!!!, mas sentia-se o cheiro outra vez.(n)

[abraços]

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Pode ter entrado lixo pelos respiros e daí os teus problemas. Deixa andar um pouco mais, a ver no que dá. Penso que pior não vai ficar, como muito vais ter de chamar a assistencia em viagem...

Se estiver enganado alguém me corrija!

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Registo
8 Jun 2006
3 em 1

Amigo Da-Vinci

Prepare-se(n) para comprar um "kit" de embraiagem de qualidade para pôr no seu UMM. A que lá está R.I.P.(Rest In Peace:dizzy_face:). Como vão ter que tirar a cx. de vel. (se for essa a opção do mecânico:thinking:) aproveite para ver as fugas de óleo (pelos retentores) incluindo o retentor da cambota!, sinoblocos dos tirantes da cx. e cruzetas das transmissões. Visto tudo agora (se houver possibilidades :blush: de t$empo), com a cx cá fora, é mais prático e em termos economicos ganhará dinheiro e ficará mais descansado.

Depois de tudo pronto não se esqueça de colocar os tais tubos de "respiro". Se tiver qualquer tipo de dúvidas, pergunte! Alguém o virá ajudar:p.

Amigo Aldeia

"Se estiver enganado alguém me corrija!"

Mais certo do que isso que disse, só três badaladas e um balde de cal(n), e a mulher do vizinho, que é polícia:devilish:, ser totalmente podre de boa:p:p:p.

Amigo Mário

"Embraiagem a patinar apanhada de ouvido acho k isso são os macaquinhos no sótão..."

Este é um método clássico, seguro e simples de determinar a avaria. "Ouve-se" o motor a aumentar de rotação (o barulho "audível" aumenta) em 3ª, 4ª e 5ª, mas a correspondente velocidade/força não.

Um mecânico velhote, que seja duro de ouvido (surdo que nem uma porta ondulada), apenas lhe resta o teste do travão de mão/arranque em 2ª ou 3ª, ou arrancar com impto em 1ª e ver se ela patina na passagem rápida para a 2ª.

Quando um de nós não está habituado a determinar avarias, por saber pouco de mecânica, e tem um problema deste tipo, a primeira coisa que diz é: "Eu ouço a aceleração (?), mas o carro parece que anda pouco(n), não desenvolve...:angry:".

UMM abraço

João

PS Cuidado, os ambientalistas, a ASAE e os Amigos dos Animais não permitem que se tenham, nem gorilas nem orangotangos no sótão. Apenas nos zoo e no nariz.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Esse "kit" de embraiagem de qualidade vai ter que esperar um pouco...(n). Enquanto ele se for aguentando.....

No respiro foi posto o filtro de ar conico de uma scooter..... assentou que nem uma luva:p!

[abraços]

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
nao concordo com isto:
"No respiro foi posto o filtro de ar conico de uma scooter..... assentou que nem uma luva!"

porque e que meteste la um filtro no respiro??
esse filtro e a prova de agua??:dizzy_face:(axo que nao)

aquilo chama-se respiro mas nao respira nada de geito:D:D.aquilo e so para deixar entrar e sair ar(quantidade minima) quando o material e oleo aquece e tem tendencia de espandir.
por isso volta a meter o filtro na scooter e mete la um tubo e liga-o por exemplo a admiçao;):cool:

Paulo Alves

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
O que ligo a admissao, o filtro ou o tubo:thinking:.... llol

É só uma soluçao temporaria! liguei a um mecanico e ele disse que qualquer tubo dava.... Nao ia por la uma mangueira de jardim :s!!! Encontrei para a garagem o filtro, e como ele tem uma pequena curva em principio nao deve entrar agua.... Mas digo mais uma vez, que é só uma soluçao temporaria. Para além que vale mais tar la com o filtro do que sem nada, assim nao entra pedras e afins.....;)

desculpem a fraca qualidade da imagem (tele)
[abraços]

rUiMM

UMM
Registo
3 Jul 2007
Registo
8 Jun 2006
Amigo Da-Vinci

Que ficou engraçado, ficou, mas que de pouco servirá, também é verdade!:disappointed_relieved:

Desculpe a pergunta, mas... O que é que tem contra as mangueiras de jardim?:angry: Não terão elas, coitadas, direito a servir em outras situações, talvez? mais nobres?:)

Primeiro, a água vai continuar a entrar, segundo, talvez a melhor solução seja realmente uma mangueira de jardim (daquelas boas com reforço em malha) posta para a parte de cima do compartimento do motor, podendo então aí levar o tal filtro, embora o melhor fosse terminar com um pequeno tudo de metal em "U" (com a ponta livre a apontar para baixo)

Agora, um trabalho, mesmo, mesmo, mesmo bem feito;) era numa casa de borrachas procurar um tubo que desse uma volta (90º), tivesse dois diâmetros (mais largo para a cloche e a parte mais estreita para cima) e na ponta livre levasse um "U" em metal.

"Abaixo a descriminação das mangueiras de jardim, todos à manif"

UMM abraço

João

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Tens aqui umas fotos do que precisas (não são as ideais, porque não foram tiradas para este efeito, mas dá para perceber)

Agora a explicação: Compras 3 tubos de picheleiro (dos extensiveis) e cortas um ao meio para ampliar os outros dois. Colocas cada um deles (vais ter qua cortar a parte com a rosca do tubo) em cada um dos respiros e prende-os com umas abraçadeiras. Depois passa-os junto á caixa e motor (tem cuidado para que não toquem em nada demasiado quente, como o escape ou colector) e segura-os junto á entrada de ar para o habitáculo, fazendo uma curva para baixo.

Tens que fazer isto nos dois respiros da embraiagem.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Quando tiver tempo vou a leroy merlin comprar o matrial e meter as vossas ideias em pratica.....

Tenho duas duvidas:

1) Se fizer como o amigo Joao Freitas e o amigo Joao Aldeia sugeriram, o tubo vai ter cerca de um metro! E a ponta do tubo vai sair ao pe da entrada de ar do capot?

2) O tubo que la estava tinha cerca de 20 cm e tava apontado para baixo.... quem efectuou tal coisa tava se pouco importando para as consequencias...??!?!?

3) Voçes falam em dois respiros mas só vejo um..... desculpem a minha ignorancia na materia.... onde fica o outro?

Desde ja agradeço as vossas ajudas. :D

[abraços]

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Um fica do lado direito da embraiagem, é o respiro da bonba da mesma. O outro está do outro lado.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Top Inferior