• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Que bomba?

datum

Iniciado
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
46
Localização
Portugal
Boas pessoal, desde há muito que não tenho aparecido, e o meu maquinão tem estado parado, contra minha vontade.

Desde que se desligou sozinho quando eu vinha na autoestrada, que tem estado aqui na minha porta, também porque não tenho dinheiro para o reparar.

A bomba injectora baba gasóleo e ando a pensar vender a casa para arranjar uma bomba injectora ou recuperar esta lucas, da qual não sou muito apreciador.

Assim sendo gostaria de perguntar, que bomba bosch para o meu alter 2 turbo de 1993?
Faço umas saídas de estrada ocasionais, não tenho o pé pesado e quero meter o bicho no verão a queimar algum óleo.

O carro anda maioritariamente em cidade.

Obrigado a todos.

 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.549
Localização
Portugal
A melhor e mais fácil de aplicar é a da 505 turbo (confirma que é Bosch). Deves trocar também os injectores.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Mensagens
581
Localização
Portugal
Datum,

Baba gasóleo por onde? Por acaso não é pelo perno da alavanca de comando do acelerador? É que eu acho que deve ser o sitio mais comum por onde elas babam, e se for isso é super fácil de arranjar.

Claro que pelo que oiço as bosh são o supra sumo da barbatana... mas se o problema dessa for simples de arranjar...

Abraço,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!
 

datum

Iniciado
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
46
Localização
Portugal
Boas companheiros, desculpem pois só agora pude responder.

Por acaso a bomba larga gasóleo por um parafuso.Parece-me.




Uploaded with ImageShack.us



O parafuso é o maior, mas nesta foto está escondido.
O mecânico disse na altura que era um vedante da bomba e que era muito complicado e desde aí tem estado parado.

 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Humber

Datum,

Baba gasóleo por onde? Por acaso não é pelo perno da alavanca de comando do acelerador? É que eu acho que deve ser o sitio mais comum por onde elas babam, e se for isso é super fácil de arranjar.

Claro que pelo que oiço as bosh são o supra sumo da barbatana... mas se o problema dessa for simples de arranjar...

Abraço,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!

Dejavu!!!

o meu problema é mesmo esse! é facil? como? explica lá melhor como se repara? ou tem mesmo que ir ao especialista?


Carripana on the way ...
 

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Mensagens
581
Localização
Portugal
Fante:

Eu fiz assim, e arrependo-me de não ter tirado fotos:

1. Desliguei o cabo do acelerador e o cabo de compensação do arranque a frio (não sei se é assim que se chama mas é o que faz);

2. Tirei a porca que prende a alavanca do acelerador ao veio, e retirei a dita alavanca, com o cuidado de não perder a carapuça que está por baixo.

3. Tirei os parafusos (acho que são quatro mas posso verificar) que apertam a tampa da bomba;

4. Tirei a tampa da bomba. Para a soltar dei umas pancadinhas com um martelo, mas com muito cuidado (não queremos partir nada naquela zona);

5. Tirei a tampa com o máximo cuidado porque o veio do acelerador está ligado ao comando da bomba por uma mola que nem queremos perder nem partir. Convem antes de separar o conjunto ver como este se liga.

6. A fuga tem a ver com o desgaste dos dois o'rings que estão no veio onde está ligada a alavanca do acelerador. Tens que os substituir por o'rings novos.

7. O conjunto volta a montar-se pela ordem inversa.

9. Esqueci-me de mencionar que entre a tampa e a bomba existe uma junta de borracha que se não estiver em bom estado se tem que substituir, mas a minha estava boa.

Finalmente, existe um tópico por aqui que tem fotos disto, eu só o descobri tarde de mais, safei-me porque tinha aqui uma bomba marada gentilmente cedida por um colega do fórum, onde pude experimentar o processo primeiro.

Se precisares de alguma coisa avisa.

Datum

Não consigo ver bem na foto onde é que deixa passar o gasóleo. O que queres dizer com parafuso grande?

Abraçum,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!
 

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Mensagens
581
Localização
Portugal
Aldeia,

Acho que ja está na hora de os Gurus (tu) explicarem melhor à malta nova (eu) as principais vantagens das bombas bosh, nomeadamente as possibilidades em termo de afinação. É possível?

Abraço,

Luis

quote:Originally posted by Aldeia

A melhor e mais fácil de aplicar é a da 505 turbo (confirma que é Bosch). Deves trocar também os injectores.

UMM abraçUMM

j.aldeia




UMM... o amigo de todas as horas!
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.549
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Humber

Aldeia,

Acho que ja está na hora de os Gurus (tu) explicarem melhor à malta nova (eu) as principais vantagens das bombas bosh, nomeadamente as possibilidades em termo de afinação. É possível?

Abraço,

Luis

quote:Originally posted by Aldeia

A melhor e mais fácil de aplicar é a da 505 turbo (confirma que é Bosch). Deves trocar também os injectores.

UMM abraçUMM

j.aldeia




UMM... o amigo de todas as horas!


Guru!? Eu????:clown:

hahahaha, estás muito enganado, se calhar sei menos do que tu!:blush:

Este assunto já foi debatido no Forumm, com uma pesquisa deves encontrar.

Mas de uma forma sucinta eu explico-te porque é que prefiro as Bosch:

Melhor comportamento em baixas, os UMM's turbos têm um "poço" de potencia em arranque. Com as Bosch esse "poço" diminui bastante.

Não dão cabo de bielas (no caso dos turbos nos atmosféricos isso também não acontece com as Roto-Diesel).

Melhores consumos.

Reparações baratas (reconstrois uma bomba por 300€ com um ano de garantia).

Não é à toa que os famosos kit's potência do Bruno são bombas bosch, com alguns pozinhos.

Sinceramente as Roto-diesel só são melhores para quem quer dar "pastilha"(velocidade). Mas mesmo assim tem que ser constantemente afinadas (e é muito mais dificil) e os consumos são maiores.

Mas mais opiniões existem, apenas conheço uma pessoa que prefere as Roto-Diesel às Bosch, mas ele que se acuse ó sr. admin:D.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Humber

Fante:

Eu fiz assim, e arrependo-me de não ter tirado fotos:

1. Desliguei o cabo do acelerador e o cabo de compensação do arranque a frio (não sei se é assim que se chama mas é o que faz);

2. Tirei a porca que prende a alavanca do acelerador ao veio, e retirei a dita alavanca, com o cuidado de não perder a carapuça que está por baixo.

3. Tirei os parafusos (acho que são quatro mas posso verificar) que apertam a tampa da bomba;

4. Tirei a tampa da bomba. Para a soltar dei umas pancadinhas com um martelo, mas com muito cuidado (não queremos partir nada naquela zona);

5. Tirei a tampa com o máximo cuidado porque o veio do acelerador está ligado ao comando da bomba por uma mola que nem queremos perder nem partir. Convem antes de separar o conjunto ver como este se liga.

6. A fuga tem a ver com o desgaste dos dois o'rings que estão no veio onde está ligada a alavanca do acelerador. Tens que os substituir por o'rings novos.

7. O conjunto volta a montar-se pela ordem inversa.

9. Esqueci-me de mencionar que entre a tampa e a bomba existe uma junta de borracha que se não estiver em bom estado se tem que substituir, mas a minha estava boa.

Finalmente, existe um tópico por aqui que tem fotos disto, eu só o descobri tarde de mais, safei-me porque tinha aqui uma bomba marada gentilmente cedida por um colega do fórum, onde pude experimentar o processo primeiro.

Se precisares de alguma coisa avisa.

Quem assim fala não é gago! Consegue-se fazer isso tudo com a bomba no sítio?


cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Mensagens
581
Localização
Portugal
Alex

Eu fiz tudo com a bomba no sitio, claro que quando tiras a tampa da bomba, o gasóleo que lá está vai parar ao chão. Por outro lado depois de montar tens que ferrar a bomba mas isso nem é preciso dizer.

Só mais uma nota, eu acho que antes de mexer vale a pena dar uma limpeza exterior à parte superior da bomba, para que depois não entre lixo lá para dentro.


Aldeia

Obrigado pela introdução ao assunto das bombas bosch. Sobre a tua modéstia não hà nada a dizer... basta ver as imagens dos restauros dos teus bichUMMs.

Abraço,

Luis
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
Confirem apenas o seguinte, oring sao borrachas em forma de circulo?, certo?


Carripana on the way ...
 

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Mensagens
581
Localização
Portugal
Certo Fante. O melhor é levares os velhos quando fores comprar os novos.

UMM... o amigo de todas as horas!
 

datum

Iniciado
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
46
Localização
Portugal
Cummps pessoal
Tenho andado arredado, mas hoje o mecânico disse que me substituia a cabeça da bomba por cerca de 150 euros, pois aquilo seria pouco mais que folgas e orings...a ser assim, tive o carro parado quase um ano, quando o problema era bem mais simples que o que pensava, o que me deixa mais chateado por confirmar que saber é mesmo poder, e que quem não sabe arrisca-se a ser prejudicado.

 

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Mensagens
1.909
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Humber

Fante:

Eu fiz assim, e arrependo-me de não ter tirado fotos:

1. Desliguei o cabo do acelerador e o cabo de compensação do arranque a frio (não sei se é assim que se chama mas é o que faz);

2. Tirei a porca que prende a alavanca do acelerador ao veio, e retirei a dita alavanca, com o cuidado de não perder a carapuça que está por baixo.

3. Tirei os parafusos (acho que são quatro mas posso verificar) que apertam a tampa da bomba;

4. Tirei a tampa da bomba. Para a soltar dei umas pancadinhas com um martelo, mas com muito cuidado (não queremos partir nada naquela zona);

5. Tirei a tampa com o máximo cuidado porque o veio do acelerador está ligado ao comando da bomba por uma mola que nem queremos perder nem partir. Convem antes de separar o conjunto ver como este se liga.

6. A fuga tem a ver com o desgaste dos dois o'rings que estão no veio onde está ligada a alavanca do acelerador. Tens que os substituir por o'rings novos.

7. O conjunto volta a montar-se pela ordem inversa.

9. Esqueci-me de mencionar que entre a tampa e a bomba existe uma junta de borracha que se não estiver em bom estado se tem que substituir, mas a minha estava boa.

Finalmente, existe um tópico por aqui que tem fotos disto, eu só o descobri tarde de mais, safei-me porque tinha aqui uma bomba marada gentilmente cedida por um colega do fórum, onde pude experimentar o processo primeiro.

Se precisares de alguma coisa avisa.

Datum

Não consigo ver bem na foto onde é que deixa passar o gasóleo. O que queres dizer com parafuso grande?

Abraçum,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!

Boas
na minha máquina acontecia o mesmo, fiz esta operação para substituir os vedantes.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal



www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

 

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Mensagens
581
Localização
Portugal
Datum:

Carro parado quase um ano é que não está a dar... quando é assim pede-se ajuda até aparecer alguém.

Dias:

E deixou de deitar gasóleo? Boa!

Abraço,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!
 
Top Inferior