Boas Companheiros
Tudo depende do espaço que se tem no habitáculo do motor para a bateria e também do "espaço" na carteira.
É fundamental saber como se pretende o débito de corrente da bateria.
Se o carro não tiver consideráveis extras eléctricos, é aconselhável uma bateria com elevada capacidade de corrente de pico, para assim garantir um rápido e consistente arranque do motor.
Se o carro tiver guincho e/ou outros componentes eléctricos de grande consumo, a bateria deve ter capacidade de débito de corrente durante períodos mais largos de tempo (tipo bateria de arrasto dos empilhadores), sendo mais modesta nas correntes de pico.
Outras questões se podem colocar com o tempo de recuperação da bateria, ou seja, umas são mais rápidas que outras a recuperar o nível de carga após utilização.
Na minha opinião, o que me preocupa é a bateria ser fraca em termos de amperagem (A) e não o contrário.
Desde que seja 12V, quanto mais débito de corrente melhor.
Nos meus meninos tenho baterias de 100A, sendo o espaço para elas generoso (motores aspirados).
Os Turbos têm menos espaço para a bateria, o que por vezes condiciona a escolha.
As baterias de gel são uma excelente escolha e já se encontram com preços mais acessíveis, embora mais caras que as baterias normais.
Se a minha carteira fosse mais recheada, as baterias de gel seriam a primeira opção.
cUMMprimenTTos
Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu