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Purga no radiador - MariUMM

Registo
30 Mar 2006
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*******, bom dia!

No tópico SOS/Ajuda Urgente, escreveste que:
"...o Alter tem uma purga de agua no circuito de sofagem, quando a agua baixa muito devemos abrir essa purga com o motor a trabalhar e com a sofagem ligada para quente para tirar o ar do circuito de agua...". Tenho umas dúvidas sobre sito:
Será que, por favor, podias ser um pouco mais preciso sobre a localização desta purga?
E se eu pretender retirar a parte da sofagem, (que no meu caso só está lá a enfeitar), há alguma coisa a fazer neste circuito?
Sempre que tivermos uma baixa no nível da água do radiador, convém efectuar esta purga?
Agradeço desde já a atenção,
cUMMprimentos,
Hernâni Peixoto
 

trekker

UMM
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30 Mar 2006
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-
Se ele só lá está a enfeitar,porque é que não aproveitas e o colocas na dianteira do carro. Sempre aproveitavas para prevenir qualquer escaldão è cabeça...

Quanto a haver necessidade de purgar sempre que se baixa o nível, eu nunca senti necessidade de o fazer, basta-me ligar para quente, que permitirá a passagem da água e ferrar o sistema, pois ao contrário de muitos outros carros, o radiador da "chaufagem" está a um nível mais baixode outras partes do circuito de refrigeração.
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Essa purga está num tubinho mais fino que se encontra na parte mais superior do radiador da solfagem,não querendo contradizer nada do que ja foi dito,a purga é mesmo para tirar o ar do circuito de refrigeração.Esta purga está no ponto mais alto do circuito que é ao mesmo nivel do deposito de agua.Convem ser com a torneira da agua quente do radiador aberta para a agua poder circular dentro do radiador(da solfagem) para garantirmos que não fica bolhas de ar no circuito.
No meu não é preciso ter esse cuidado a purgar,como não tenho termostato nem radiador da solfagem :Dencho devagar e ponho o motor a funcionar e controlo o nivel da agua.


Filipe Pinheiro
 
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30 Mar 2006
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Olá, boa noite a todos!
Antes de mais, agradeço as vossas respostas, mas... Continuo com dúvidas...
No meu caso, esse tubo termina numa rolha roscada branca, que tapa a extemidade dum tubo de borracha preto. Suponho que será isso a que se referem, certo?
Entretanto retirei essa rolha, coloquei o motor a trabalhar, mas não saíu água nenhuma desse tubo... entretanto, tinha a "chofagem" para sair ar quente, o que confirmei, e ainda aguardei um pouco para ver se saía água e nada...O radiador estava cheio de água, pois enchi-o.
Será mesmo assim? Será que está algum tubo entupido?
Antecipadamente agradeço as vossas respostas.
cUMMprimentos,
Hernâni Peixoto

 
Registo
30 Mar 2006
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Agora entro eu pa partir a loiça toda, e pessoal que como eu que nem tem sofagem???

Cumo é? como se purga o circuito de refrigeração? Será apertando o tubo que traz a água do motor ao radiador e faz blhinhas no depósito de água quando se aperta? :) Ou se meter lá dentro a quantidade de água que diz no manual o processo acaba por se fazer sozinho?

É só mesmo por curiosidade, para este verão tratar disso, o circuito está a funcionar bem pois a temperatura sobe até uma dada altura em que o ponteiro fixa, é sempre a mesma posição e não sobe mais, e como até hoje nunca estoirou nem lhe saltou a tampa, penso que esteja tudo a funcionar como deve ser. No entanto, uma limpezazita de vez em quando nunca é de mais, daí a minha pergunta.

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Ou então arranja maneira de por o deposito da agua mais alto do que o nivel dessa torneirinha que falamos e poe agua no deposito,aí tem que sair agua de certeza ou entao tens mesmo a torneira de dentro calcinada ou tubo entopido,ou mesmo o radiador da solfagem.


Filipe Pinheiro
 
Registo
30 Mar 2006
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Azores
Olá!
Pois é, o interessante da coisa, é que tenho ar quente a sair no interior do jipe, mas não sai água do tubo!!! Será alguma coisa a bloquear a passagem de água no tubo da purga? Se calhar vou ter mesmo que desmontar aquilo, para ver o que se passa.
Obrigado.
Hernâni Peixoto
 
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